Dicas para tratar das cólicas em bebês

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

O primeiro trimestre de vida dos bebês costuma ser um período de grande dificuldade. Calor, frio, coceira, fome, tudo é motivo para um choro descontrolado que aflige o coração de quem escuta. Uma causa comum desses choros frequentes é a cólica abdominal. Entender o como acontecem as cólicas em bebês e saber como agir pode acalmar você e a criança.

Bebê com cólicasCólicas em recém-nascidos são muito comuns nessa fase porque o sistema digestivo ainda não está completamente desenvolvido e os movimentos peristálticos (que empurram o alimento através do tubo) ainda estão desordenados. Outro grande motivo dessas cólicas é a formação de gases que acaba acontecendo quando o bebê está mamando e acaba engolindo ar.

E como saber se o choro do seu bebê é mesmo por causa de desconfortos abdominais? Bom, a verdade é que a prática vem com o tempo mesmo, principalmente para as mamães de primeira viagem.

Para ajudar, a eliminação é uma boa forma de começar. O bebê está com fome? A fralda está molhada? Está com calor? Com frio? Se possibilidades como essas forem descartadas e o choro continuar, é grande a probabilidade de ser cólica.

Há, também, algumas características específicas que podem aparecer: o bebê se contorcer, o rosto fica vermelhinho e com expressão de dor, as mãos se fecharem e o choro estridente parecer inconsolável – é um espetáculo que nenhuma mãe e nenhum pai quer presenciar. Mas lembre-se que a melhor saída é manter a calma e lidar com a situação de forma tranquilidade para acalmar seu o bebê.

Existem alguns medicamentos tradicionalmente indicados que podem ser usados para reverter as cólicas em recém-nascidos, mas devem ser administrados apenas com recomendação médica para evitar efeitos colaterais. Mas existem algumas artimanhas saudáveis para livrar seu bebê dos desconfortos abdominais.

  • Dê de mamar no seio

Essa é uma das maneiras mais eficazes de evitar as cólicas nos bebês. A vedação que ocorre com o encaixe da boca da criança ao seio da mãe faz com que o bebê engula menos ar durante a amamentação, reduzindo a formação de gases.

  • Dieta da mãe

Mães devem evitar alimentos com temperos muito fortes, alimentos como brócolis, couve-flor, repolho e cebola e leguminosas – feijões, grãos, favas e lentilhas. Carnes vermelhas, por serem digeridas mais lentamente, também podem ocasionar gases.

  • Banho mornoBanho morno para bebê

A temperatura amena relaxa o corpo todo, que passa a sofrer menos com os movimentos peristálticos irregulares. Mas cuidado para o bebê não se assustar com o choque térmico.

  • Segure de bruços

Faça o famoso aviãozinho com o seu filho: segure o bebê de bruços, apoiando seu braço embaixo da barriguinha dele. Também vale deitá-lo de bruços na cama ou no berço, sempre com a atenção de deixar o rosto livre para respiração. O aquecimento na barriga ameniza a dor.

  • Coloque o bebê para arrotar

Essa rotina faz com que os gases saiam do estômago e sejam eliminados. Mas não deve ser tratado como regra e se a criança não arrotar em cinco minutos, a mãe pode deitá-la sem problemas.

  • Movimente o bebê

Flexione as perninhas dele em direção ao peito e movimente, como se ele estivesse pedalando uma bicicleta imaginária. Exercícios tendem a mandar embora os gases que provocam o desconforto.

  • MassagemMassagem ajuda a cuidar de cólicas em bebês

Movimentos circulares ao redor do umbigo no sentido do relógio, além de aquecer a região e aliviar a dor, favorece a movimentação intestinal.

Uma boa noticia para os papais? As cólicas desaparecem após o terceiro mês de vida, quase tão misteriosamente quanto chegaram, e não deixam nenhuma sequela!


Conheça o produto Composto para Cólicas de Recém Nascido, clicando na imagem abaixo.

Composto para Cólicas de Recém Nascido Composto para Cólicas de Recém Nascido

O Composto para Cólicas de Recém Nascido combinando os efeitos da Camomila, Colocynthis e Sene para tratar cólicas, enjoos e diarreia infantil.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments