Dicas para garantir a proteção contra o sol

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 9 minutos

Você pode ajudar a prevenir os danos na pele e a reduzir o risco de câncer, usando uma proteção contra o sol.

Aliar diferentes práticas de proteção é o ideal para auxiliar na criação de uma grande barreira de proteção da pele. 

Use protetor solar

Independentemente do tom de pele, o primeiro cuidado é lançar mão do protetor solar, com FPS 15, no mínimo. O produto deve ser aplicado, diariamente, pelo menos 30 minutos antes de se expor ao sol.

Sua reaplicação também é importante para que a ação química não seja levada pelo suor ou pela água. Assim, o ideal é fazê-la a cada quatro horas e reduzida pela metade do tempo em caso de exposição constante e prolongada.

Se não forem evitados, os raios solares representam um verdadeiro perigo para a saúde da pele, sendo capazes de causar manchas, envelhecimento precoce e até mesmo câncer de pele. Para continuar saudável, você pode usar e abusar de quatro métodos simples e baratos, que são bastante eficazes na proteção cutânea adequada para enfrentar momentos de exposição ao sol.

1. Bonés e chapéus

Também são aliados contra o sol, pois projetam sombra no rosto e diminuem a incidência da radiação. Apesar disso, não substituem ou minimizam o uso do protetor, pois não evitam que a face seja atingida por reflexos. A melhor maneira de se proteger é apostar em abas grandes, pois dessa forma será maior a área protegida.

2. Óculos de sol

O acessório protege a retina contra a radiação solar e também a pele da região dos olhos, mais fina e sensível, mas para isso ele deve ter um selo identificando o certificado de proteção contra os raios ultravioleta (UV). Caso contrário, não oferecerá nenhum tipo de benefício contra os danos estimulados pela exposição solar.

Compre produtos com desconto na Farmácia Eficácia

3. Roupas

Peças de algodão auxiliam na proteção, pois suas tramas dificultam a passagem da radiação. Para que isso ocorra perfeitamente, o ideal é que elas tenham cores claras para refletirem a luz solar e não absorverem o calor. 

Também já há no mercado roupas com fator de proteção solar cujo tecido é banhado em substância química. Mas, o efeito diminui após cada lavagem.

4. Make

As maquiagens e os hidratantes com fator de proteção também são grandes armas no dia a dia, unindo a proteção e o cuidado com a aparência. Nesse caso, o mais importante é criar o hábito de reaplicá-los durante o dia

Compre produtos com desconto na Farmácia Eficácia

Saúde e cuidados com a exposição ao sol

A exposição excessiva ao sol é algo bastante perigoso e não recomendado. Não é à toa que o câncer de pele está se tornando uma das doenças mais comuns hoje em dia. Aliás, o tema ganhou um movimento de conscientização, chamado “Dezembro Laranja”, uma campanha que visa, principalmente, alertar sobre a importância da proteção solar.

Tal quadro pode ser mais regular naqueles indivíduos com predisposição genética e pele, cabelos e olhos muito claros. Essas pessoas acabam desenvolvendo mais pintas no decorrer da vida por tolerarem pouco a exposição solar. Por isso, têm mais risco de adquirir câncer de pele.

Portanto, se você desconfia de alguma pinta em relação ao seu formato (bordas, simetria e diâmetro) ou coloração, não hesite em procurar um dermatologista.

Por outro lado, a absorção dos raios solares é uma ótima fonte de vitamina D e também proporciona um belo bronzeado, principalmente no verão. Sem contar que as atividades ao ar livre são muito prazerosas. Por isso, é preciso recorrer a uma proteção solar, a fim de evitar qualquer influência para o desenvolvimento do câncer de pele.

Essa defesa pode ser obtida não apenas por meio do famoso protetor solar, bonés e chapéus, óculos escuros, maquiagem e roupas adequadas, mas também pela ingestão de alguns alimentos, que possuem o betacaroteno. Tal substância ajuda na proteção solar por ser um pigmento antioxidante, que também possibilita a obtenção indireta de vitamina A. 

16 alimentos que ajudam na proteção dos malefícios do sol

A seguir, veja uma lista de alimentos que atuam como ótimas fontes naturais para se proteger dos malefícios do sol.

1. Cenoura

É a campeã em quantidade de betacaroteno. Além dele, o legume ainda possui as vitaminas A, C, B2, B3 e sais minerais como fósforo, potássio, cálcio e sódio. A dica é consumi-la cozida com alguma carne, em forma de purê, sopas ou sucos.

2. Manga

A manga é rica em carboidratos, fibras e antioxidantes. Além disso, ela ainda é composta por diversas vitaminas e minerais. A sugestão é ingeri-la batida congelada, como se fosse um sorvete bem natural. É importante lembrar que só o consumo desses alimentos não é o suficiente para se proteger. Use sempre o protetor solar e consuma os alimentos como um item a mais para aumentar a defesa.

3. Batata doce

Nutritiva e versátil, ela é uma das estrelas do mundo da dieta fitness. Além disso, ela está aqui pois também é uma excelente fonte de betacaroteno. Consuma assada com um pouco de alecrim.

4. Mamão

Conhecido por ajudar no bom funcionamento do intestino, o mamão também é um grande aliado na proteção da pele contra os raios solares. Aproveite seus benefícios e consuma a fruta in natura com aveia.

5. Espinafre

São inúmeras as propriedades dessa verdura, por isso ela é tão poderosa! Para tentar resumir, ele é composto por ferro, fósforo e cálcio, além da vitamina A e do complexo B. Você pode consumir a verdura refogada com azeite, pois a gordura ajuda a intensificar a disponibilidade dos nutrientes.

6. Abóbora

Famosa por suas baixas calorias, a abóbora também é uma ótima aliada na proteção da pele, sendo ainda fonte de proteínas, minerais e vitaminas. A sugestão é prepará-la em uma sopa com gengibre ou refogada mesmo. 

7. Tomate

Além de ser um alimento pouco calórico, o tomate possui uma substância essencial para a proteção contra os raios UV: o licopeno. Caratenóide que dá a cor avermelhada ao tomate, o licopeno é um antioxidante que ajuda a impedir e reparar os danos causados às células pelos radicais livres — que são formados devido à superexposição ao sol.  

Vale ressaltar que a absorção do licopeno é maior quando o tomate é cozido. Quando um alimento é preparado dessa maneira, as suas paredes celulares se rompem, facilitando o contato dos nutrientes com a mucosa intestinal. 

8. Salmão

Presente nos peixes de águas profundas, como o salmão, o ômega-3 mantém uma camada de gordura saudável sob a pele. Assim, ele impede que os raios solares provoquem danos à epiderme e ainda a deixa mais macia. 

9. Aspargo

O aspargo possui um dos antioxidantes mais importantes das células: a vitamina E. Também chamada de tocoferol, ela auxilia no metabolismo do fígado, no funcionamento do sistema imunológico e, principalmente, na cicatrização da pele. Isso acontece, pois, a vitamina E promove a formação de fibras de colágeno. Muito utilizada em cosméticos, a substância age como hidratante, lubrificante e regenerador da pele. 

10. Chocolate amargo

O chocolate é considerado amargo quando, pelo menos, 65% de sua composição é feita de cacau — e este possui flavonoides, uma substância importante para prevenir os danos causados pelos raios solares.  Assim, devido à essa grande quantidade de cacau, o consumo desse tipo de chocolate pode ser benéfico para quem quer proteger a pele. 

11. Chá verde

Ele é rico em polifenóis, um antioxidante natural que fornece proteção contra raios UV. Um polifenol muito presente no chá verde é o flavonoide (mesma substância encontrada no cacau).

12. Kiwi

O kiwi possui uma grande quantidade de vitamina C — mais do que a laranja. Como essa substância auxilia na produção natural do colágeno (uma proteína que proporciona a firmeza da pele), ela é essencial para evitar o envelhecimento da epiderme. A vitamina C também tem ação antioxidante e, por isso, protege a pele contra a degradação do colágeno causada pelos radicais livres.

13. Vitaminas C e E

As vitaminas C e E também são antioxidantes e protegem o organismo de queimaduras ao eliminar os radicais livres – produzidos pelos raios ultravioletas – que prejudicam as células.

Na hora de escolher suas opções, frutas cítricas, frutas vermelhas, pimentas, kiwi, cassis e agrião entram na lista. Ainda, a vitamina E – encontrada em trigo germinado, abacate, castanhas e óleos de sementes, azeite, girassol e milho – comprovadamente reduz os riscos de o sol causar danos às células da pele.

14. Castanha-do-Brasil

Também conhecida como castanha-do-Pará, a castanha-do-Brasil é uma excelente fonte de selênio para a sua alimentação. Cientistas da Universidade de Edimburgo, na Escócia, utilizaram selênio para tratar células da pele antes de colocá-las em exposição aos raios ultravioletas.

Os resultados mostraram que a substância é capaz de proteger eficazmente a pele, como se ela não tivesse sofrido qualquer tipo de exposição. 

15. Laranja

Alimentos alaranjados, como cenoura, batata-doce, manga, damasco e melão cantaloupe, e vegetais verdes, como espinafre, agrião e brócolis, são ricos no antioxidante betacaroteno. Sendo assim, a ingestão diária de suplementos de betacaroteno é capaz de proteger contra queimaduras do sol.

16- Spirulina

Spirulina é uma alga que serve como um superalimento, fonte de proteína, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes.

A alimentação rica em antioxidantes é fundamental para combater os radicais livres, uma vez que elas se conectam a essas substâncias nocivas e tiram o efeito das mesmas, o que chamamos de neutralização.

Para finalizar, é importante saber que mesmo suplementando, a pessoa precisa continuar com os cuidados básicos fundamentais como horário de exposição ao sol, protetor solar, vestimentas, chapéus, óculos escuros, maquiagens com fator de proteção, dentre outros.

Veja mais detalhes sobre Roupas com proteção solar, clicando na imagem abaixo.

roupas com proteção solar30 cápsulas
Uma seleção de produtos com proteção solar.

comprar


1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.