Dicas para evitar o inchaço da barriga

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Independente da barriga estar inchada por causa de gases, menstruação, prisão de ventre ou retenção de líquidos no corpo, para aliviar o mais rápido possível o desconforto uma estratégia é evitar comer comidas salgadas ou temperos prontos, diminuir o consumo de leite, massas e pães em geral e evitar usar açúcares refinados.

Além do mais tomar chá de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã durante o dia, atenua a produção de gases e auxilia na sua eliminação, principalmente quando o inchaço do abdômen aconteceu por causa da ingestão de comida fora do prazo de validade ou contaminada com alguma bactéria que tenha causado gastroenterite.

Também podem ser causas de barriga inchada: gastrite, intestino irritável ou indigestão. Nesses casos, quando o inchaço acompanha dor e é muito frequente ou não alivia completamente é necessário consultar um gastroenterologista para fazer exames e começar o tratamento para a doença diagnosticada.

O que fazer se for gases?

Tomar diariamente iogurte natural ou com bífidos ativos no café da manhã, por exemplo, é uma boa estratégia para diminuir a formação de gases. Estes iogurtes têm bactérias que regulam a fermentação alimentar e a produção de gases.

De mais a mais, também é aceitável adicionar na sopa ou bebidas, probióticos que equilibram a flora intestinal diminuindo o desconforto com inchaço e gases.

Exercícios para inchaço na barriga

Além do cuidado com a alimentação, há alguns exercícios que também ajudam a acabar com o inchaço, como:

  • Exercício 1

Um ótimo exercício para o inchaço na barriga é deitar de barriga para cima dobrando e segurando um joelho, pressionando-o em direção à barriga. 

Esse exercício deve ser feito cada hora com uma das pernas e deve ser repetido entre 20 a 30 vezes para cada perna. 

  • Exercício 2

Outro excelente exercício para acabar com o inchaço na barriga, consiste em ajoelhar e tentar sentar sobre o calcanhar, esticando-se em seguida para a frente, estendendo os braços. 

Esse exercício alinha o final do intestino com o esfíncter anal, facilitando a saída dos gases. 

  • Exercício 3

Além do mais, a caminhada também é um ótimo exercício para ajudar a eliminar o excesso de gases acumulado durante o dia. 

Outras dicas para acabar com o inchaço na barriga

  • Comer um prato de legumes, verduras cozidas ou folhosos crus na refeição, pois são ricas em fibras e facilitam a digestão. 
  • Tomar um chá morno em jejum de manhã de erva-doce, de erva cidreira ou de hortelã.
  • Evitar comer mais do que uma fonte de carboidratos na mesma refeição. Por exemplo, evitar comidas como macarrão com batata, arroz com batata ou arroz com feijão, por exemplo.
  • Reduzir a ingestão de refrigerantes, adoçantes artificiais e bebidas com gás. 
  • Evitar o consumo de alimentos processados como salsicha, linguiça, lasanha congelada ou pizzas congeladas, por exemplo. 

Pode-se também experimentar interromper o consumo de leite durante alguns dias, de forma a verificar se o inchaço diminui. Caso isso aconteça, existe a possibilidade de haver intolerância à lactose, uma intolerância que causa gases e diarreia. 

No entanto, se o problema da barriga inchada não for a dificuldade digestiva, intestino preso, nem gases, o melhor é procurar um gastroenterologista para que a causa do inchaço possa ser diagnosticada e tratada corretamente. 

Porém, em alguns casos o inchaço pode ser gravidez ou alguma doença, e nestes casos é comum estarem presentes outros sintomas, sendo também recomendado consultar o médico logo que possível.  

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.