Diabetes: Conheça as melhores dicas para controlar a doença

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Uma doença silenciosa. Assim podemos classificar o diabetes. Isso porque quando os níveis de açúcar no sangue aumentam com frequência, o corpo começa a se adaptar e, por isso, não há sintomas. E a falta de um diagnóstico preciso e de cuidados especiais pode levar a complicações mais sérias como risco de lesão dos rins, dos olhos e dos vasos sanguíneos e, até mesmo, à morte. Atualmente, o diabetes é uma das doenças mais comuns no mundo e sua incidência tem aumentado ao longo dos anos, principalmente devido à má alimentação e à obesidade.

A doença pode ser explicada como um conjunto de distúrbios metabólicos que provocam uma diminuição do metabolismo do açúcar. Ou seja, as células não absorvem toda a glicose dos alimentos e a concentração dessa substância no sangue aumenta.

Tipos de diabetes

Antes de entender os tipos de diabetes é preciso saber que a insulina é o hormônio responsável por “abrir a porta” da célula para que a entrada da glicose (açúcar). Ele é liberado no corpo sempre que a pessoa se alimenta. Portanto, a ausência ou insuficiência da insulina prejudica a entrada de açúcar nas células, causando o diabetes.

O diabetes tipo 1 acontece quando, em decorrência de um defeito do sistema imunológico, o próprio corpo ataca e destrói as células que produzem a insulina. Dessa forma, o  pâncreas perde a capacidade de produzir o hormônio. Os cuidados com a diabetes tipo 1 envolvem, principalmente, injeções diárias de insulina para manter a glicose no sangue em valores normais.

Já o diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo metaboliza a glicose. Ou seja, ao contrário do que acontece com o diabetes tipo 1, as pessoas com diabetes tipo 2 produzem insulina, mas o corpo tem uma resistência aos seus efeitos ou não produz quantidade suficiente para manter um nível de glicose normal.

É importante ressaltar que como nesse caso o corpo produz insulina os cuidados com a diabetes tipo 2 não envolvem injeções de insulina.

Dicas para controlar a doença

Para viver bem, o portador do diabetes deve manter uma vida com hábitos e alimentação saudáveis e o controlar da glicemia (nível de açúcar no sangue), a fim de evitar possíveis complicações da doença.  Os principais cuidados para controlar o diabetes incluem:

  • Fazer exercícios físicos

A prática de atividade física regular é essencial para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. O ideal é dar preferência a atividades físicas leves para evitar que o gasto calórico seja maior do que a reposição de nutrientes.

  • Caminhar após as refeições

Uma pequena caminhada de 15 minutos depois de cada refeição ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

  • Não pular refeições

Ficar mais de 3 horas de estômago vazio, pode ocasionar uma hipoglicemia, ou seja um baixo índice de açúcar no sangue. E, assim como a hiperglicemia, pode colocar seu coração em risco, além de causar tremores, suores, fome, muita fraqueza, confusão mental e palpitação.

  • Ficar de olho na dieta

Pessoas com diabetes devem evitar os açúcares simples presentes nos doces e carboidratos simples, como massas e pães. Antes de realizar exercícios também é importante ficar atento. Se, antes do início da atividade, o índice de glicemia estiver muito baixo, é aconselhável consumir carboidratos, assim como deve-se evitá-los se estiver alto.

  • Consumir os melhores alimentos

Abacate, aveia, peixes de águas profundas, iogurte sem gorduras, amêndoas, leguminosas, linhaça, chia, batata yacon e farinhas funcionais são ótimos alimentos para controlar o diabetes.

  • Verificar a glicemia

Este procedimento ajuda a identificar as altas e as baixas taxas de glicose no sangue antes que causem problemas. É normal que seu medico monte um cronograma relativo às taxas de glicose de cada pessoa, baseando-se em cada resultado para alterar refeições, atividades ou medicamentos e, assim, manter os níveis de glicose normalizados.

  • Evitar consumir bebidas alcoólicas

O consumo não é proibido, mas deve ser moderado e sempre acompanhado de um alimento, pois o consumo isolado pode causar hipoglicemia.

  • Cortar o cigarro

A combinação diabetes e cigarro multiplica em até cinco vezes o risco de infarto. Isso porque as substâncias presentes no cigarro ajudam a criar acúmulos de gordura nas artérias, bloqueando a circulação.

Conheça o produto Urtiga, clicando na imagem abaixo.
diabetes30 cápsulas – 400 mg
”A Urtiga é uma planta com relevantes benefícios para a saúde, uma vez que possui ação anti-inflamatória, trata a gota, hiperplasia prostática, alopecia, unhas quebradiças, má disposição e ajuda no tratamento de diabetes.’’ Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments