Degeneração da cartilagem: o que é e tratamento

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Degeneração da cartilagem pode levar à dores constantes e limitações de movimentos. Descubra aqui como pode ser o tratamento e o que fazer para ter uma melhor qualidade de vida.

A cartilagem é um tecido que faz o revestimento das articulações e tem a função de absorver e fazer a distribuição das cargas aplicadas.

A lesão cartilaginosa é conseqüência de um trauma articular, que pode ser provocado por torção ou contusão. Pode acompanhar lesões articulares, como distensões e rupturas de ligamentos.

Quando ocorre, o corpo libera mediadores inflamatórios no interior da articulação atingida. Isso provoca uma perda estrutura e, inevitavelmente, a má distribuição do peso entre os ossos.

Os resultados podem ser deformidades, dores e limitação nos movimentos articulares, dependendo do local e do tamanho da lesão.

Causas e sintomas da osteoartrite

Osteoartrite, ou artrose como é mais conhecida, é a doença reumática mais comum que se manifesta em homens e mulheres. Cerca de 80% a 90% dos indivíduos com mais 40 anos apresentam sinais de artrose em exames de raio X, porém grande parte não apresenta sintomas evidentes da doença.

Afeta as articulações e é caracterizada pela degeneração das cartilagens somada à alterações de estruturas ósseas vizinhas, como joelho, mãos, coluna e coxofemurais. Os principais sintomas são o enrijecimento e a redução da mobilidade articular, que pode ou não passar com a movimentação.

Em geral, não há fatores para justificar casos de osteoartrite. Talvez irregularidades pequenas as superfície articular e sutis anormalidades anatômicas podem levar ao desgaste da cartilagem.

Esforço físico repetitivo, obesidade e esportes como futebol são importantes fatores de risco. Vale ficar atento!

A evolução dos sintomas é lenta e as queixas de dores nas articulações vão aumentando progressivamente com o avanço da idade.

Tratamento para degeneração da cartilagem

Ainda não existem tratamentos eficientes para retardar a evolução da degeneração da cartilagem do desgaste ou reverter a osteoartrite.

Portanto, o objetivo do tratamento é controlar os sintomas e proporcionar uma vida mais tranquila, sem dor ou limitações de movimento. E isso pode ser feito através do condicionamento físico por meio de exercícios aeróbicos.

O uso de medicamentos também pode ser muito útil. A Diacereína, por exemplo, é um anti-inflamatório não esteroidal, indicado para controlar os sintomas da artrose e afecções articulares do tipo degenerativo. Sua fórmula ajuda a amenizar as dores e oferece maior tolerância gástrica que os demais antiinflamatórios não esteroidais.  

Em casos específicos e graves o tratamento deve ser cirúrgico.

Recomendações

  • Ter uma postura cuidados ao se sentar, levantar objetos e andar;
  • Evitar posições que forcem ou sobrecarreguem as articulações;
  • Descansar por um tempo durante o dia;
  • Repousar após atividades que exijam a movimentação da articulação acometida pela osteoartrite;
  • Evitar carregar peso e fazer atividades de impactos repetitivos;
  • Escolher sapatos confortáveis que possam oferecer uma boa base de apoio;
  • Realizar exercícios isométricos para fortalecimento da musculatura e estabilidade das articulações;
  • Controlar o peso.

Veja mais detalhes sobre Diacereína, clicando na imagem abaixo.

degeneração cartilagem50 mg – 30 cápsulas
‘’É um medicamento com ação anti-inflamatória, que ajuda a amenizar as dores e tratar problemas relacionados a degenerações da cartilagem, como é o caso da artrose e outras afecções.’’ Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments