Cuidados para tratar do cabelo masculino e evitar a calvície

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

A alopecia androgenética, também conhecida como calvície, é a doença que acomete com maior índice o cabelo masculino. A incidência dessa doença é determinada por influências genéticas, prevalecendo naqueles com ascendência europeia.

Você sabe como ocorre a calvície masculina?

tratamento para calvícieA maioria das pessoas acredita que a calvície acontece porque os cabelos caem mais do que o normal. Na realidade, o que ocorre é que em pacientes geneticamente suscetíveis, os hormônios masculinos, testosterona e seus derivados, se ligam a receptores próprios que ficam nos pelos. Isso leva a uma alteração do crescimento, causando uma miniaturização dos fios.

E é a miniaturização dos fios que leva ao desaparecimento do cabelo em determinada região.

O diagnóstico é essencialmente clínico, ou seja, feito através do exame físico. A dermatoscopia (exame com lente) permite visualizar os pelos diminutos e colabora com o diagnóstico. Outros recursos diagnósticos como biospia, tricograma e videodermatoscopia podem ser utilizados, dependendo do caso.

Existe tratamento da calvície?

Primeiro você tem que ter em mente que a saúde do cabelo, assim como qualquer outra parte do nosso corpo, requer cuidados básicos. Por isso, é essencial lavar, condicionar e secar regularmente.

Faça diariamente uma boa massagem no couro cabeludo para estimular e promover a circulação para as células que fazem o cabelo crescer. Também é importante utilizar produtos de boa qualidade e evitar o uso de secadores de cabelo, ferros, químicas ou bonés e chapéus.

Quanto mais precoce for feito o diagnóstico e o início do tratamento, melhores serão os resultados, pois qualquer tratamento não cirúrgico para queda dos cabelos vai agir nos folículos “vivos”. Aquele folículo que já “morreu” não se recupera mais. Nenhum agente medicamentoso faz crescer cabelos em uma área totalmente sem cabelos. Só o transplante de cabelos consegue preencher este espaço vazio, retirando folículos da área doadora e recolocando-os na área calva.

Dicas de cuidados com a saúde do cabelo masculinoDiversos tratamentos clínicos já foram propostos para tentar solucionar ou retardar a calvície. Um dos tratamentos aceito e aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), entidade governamental dos Estados Unidos, responsável pela análise e aprovação de uso de medicamentos é o uso tópico do Minoxidil.

O Minoxidil é um modificador biológico que age revertendo o processo de miniaturização do pelo, normalizando o ciclo do folículo, prolongando a fase de crescimento.

É uma medicação usada no local, sob a forma de loção capilar, duas vezes ao dia, no couro cabeludo seco, a 5%. No início, durante os dois primeiros meses, pode haver aumento da queda dos cabelos, que deve ser interpretada como indicativa de boa resposta ao tratamento. O pico de ação ocorre por volta de 16 semanas de uso. Os efeitos colaterais mais comuns são irritação local, aumento dos pelos em locais indesejados (face e mãos) e taquicardia.

Fique atento que como a doença é crônica e evolutiva, o tratamento deve ser instituído precocemente e mantido por tempo prolongado.

Conheça todas as propriedades do Minoxidil Loção Antiqueda para homens e seus benefícios do tratamento do cabelo masculino. Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Saiba também que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra no site Farmácia Eficácia.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

Deixe seu comentário