Dicas de cuidados com os alimentos

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Uma alimentação rica e saudável deve fornecer ao corpo, em quantidades necessárias e ideais, lipídios, carboidratos, vitaminas, proteínas, água e sais minerais. Além disso, é muito importante que você tenha alguns cuidados com a dieta e com os alimentos que serão ingeridos.

Para que você mantenha sempre uma dieta balanceada e saudável, recomendamos que:

  • Sejam consumidos vegetais, frutas, verduras, legumes e leguminosas específicos daquela estação do ano, pois eles são bem mais baratos e estão sempre fresquinhos e novinhos nas prateleiras;
  • Para que você mantenha uma dieta rica em vitaminas, lipídios, sais minerais, água é preciso que você dê preferência, sempre, para alimentos variados; pois uma dieta variada garante que não falte nada para o seu organismo;
  • Evite a ingestão de alimentos industrializados. E quando não tiver outro jeito, não os consuma por dias e dias consecutivos.

Higiene dos alimentos

No cuidado com os alimentos que vamos consumir a higiene é uma recomendação básica. Para que os alimentos estejam em condições ideais de higiene para serem consumidos é preciso que a água que vá lavá-los seja filtrada. Caso não seja possível lavar os alimentos com água filtrada, ferva a água e coloque-a para refrigerar antes de lavar os alimentos que vai consumir naquele momento.

Antes de ingerir frutas e verduras é preciso que elas sejam muito bem lavadas, pois elas podem trazer consigo microorganismos e um pouco de agrotóxico, o que faz muito mal à saúde.

Cozinhar a carne é fundamental para eliminar os parasitas que causam danos à saúde, principalmente, a tênia. Por isso, é importante que seja evitada a ingestão de carne mal cozida e mal passada.

Quando for comprar leite verifique se na embalagem contém a palavra “pasteurizado”, caso não haja, é recomendado que o leite seja fervido antes de ser consumido.

Antes de preparar e servir os alimentos lave todos os utensílios com água corrente e sabão. Também, deve-se adquirir o hábito de lavar as mãos antes de se sentar à mesa para fazer qualquer tipo de refeição.

Outros tipos de cuidados que você deve manter para ter uma alimentação saudável: mastigue bem os alimentos, evite comida com muitos temperos e condimentos, não coma com exageros e tente se alimentar em intervalos regulares (preferencialmente de três em três horas).

Como conservar os alimentos:

Antes de comparar qualquer tipo de alimento, é importante que você verifique se eles estão sendo conservados da maneira correta. Se, por acaso, você tiver alguma dúvida sobre o estado de conservação de qualquer tipo de alimento, ele não deve ser consumido.

Para que você saiba, por exemplo, se o peixe se encontra em bom estado de conservação observe se brânquias estão vermelhas, se os seus olhos estão brilhantes e se suas escamas estão firmes. Todo e qualquer tipo de carne que está em bom estado de conservação e pode ser consumida deve ter uma aparência natural e uma consistência firme.

Antes de consumir os industrializados devemos prestar atenção em: as embalagens e latas não devem estar estufadas, enferrujadas e nem amassadas; e o alimento deve estar dentro do prazo de validade.

Como os alimentos estragam:

Os microrganismos que estão presentes no ar se multiplicam e causam danos aos alimentos quando existe excesso de umidade e a temperatura para que eles se multipliquem é favorável. Quando precisamos conservar os alimentos, é preciso que eles sejam mantidos fora de ambientes que facilitem a proliferação dos microorganismos.

Uma alimentação saudável requer um cuidado especial com os alimentos que vamos consumir.

Veja mais detalhes sobre Lactobacillus reuteri, clicando na imagem abaixo.

cuidados com alimentos600 milhões UFC
’É uma excelente aposta para melhorar a digestão dos alimentos e a absorção dos nutrientes, isso porque assegura uma microbiota intestinal saudável e equilibrada.’’Farmacêutica Neila Mara

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments