Crianças em casa: dicas de atividades na quarentena

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

Se para os adultos ficar em casa durante essa quarentena, que parece nunca ter fim, já está sendo uma tarefa complicada para a criançada que está acostumada e precisa gastar energias de todas as formas possíveis e imagináveis nada parece mais complicado. 

Pais e responsáveis não estão vivendo um momento muito fácil com essa meninada presa dentro de casa sem ter muito o que fazer além de se “divertir” nos eletroeletrônicos e fazê-los entender que não estão de férias.

Portanto, para manter a criançada distraída, impor limites e gastar as energias com algo mais produtivo e atrativo, é preciso reinventar e utilizar toda a criatividade para a construção de atividades e brincadeiras.

Como distrair a criançada no período da quarentena

O primeiro passo para que seu filho entenda ou pelo menos perceba que não estamos vivendo uma situação comum é impor limites. Todos nós precisamos de limites, especialmente, as crianças. Coloque regras, horários, reinvente a rotina das crianças sem deixar que a situação em casa fuja ao seu controle.

  • Os pequenos precisam respeitar um horário para dormir e acordar como se as aulas estivessem acontecendo na escola e não em casa.
  • Hora de estudar, é hora de estudar.
  • Almoçar no horário correto.
  • Lanchar em um horário pré-definido.
  • Limite o tempo de uso de eletrônicos quando a criança não estiver fazendo as tarefas escolares.
  • Realizar suas tarefas diárias como se sua rotina não tivesse sofrido alteração para que quando tudo voltar ao normal ele não sofra tanto.

Aulas online na quarentena vs eletrônicos e distrações

Como os pequenos não entendem muito bem o que está acontecendo, estar em casa pode ser sinônimo de férias e muita farra. Mas, nada disso. O momento é de seriedade.

É preciso continuar levando o estudo, mesmo que remoto, a sério. Os pais e responsáveis vão precisar construir uma rotina e disciplina para que o aprendizado e o ano letivo transcorra sem problemas.

Portanto, estipule os horários para o estudo e os horários para diversão. No tempo live faça com que as crianças gastem as energias. Então use a criatividade e reinvente a rotina da molecada.

É fácil? Não! Mas temos certeza que vocês vão conseguir tirar isto de letra também.

Dicas de atividades e brincadeiras dentro de casa

  • Brinque dentro de casa com as crianças, por exemplo, usando jogos de tabuleiro, forca, jogo da velha, caça palavras, esconde-esconde, entre outros.
  • Se aventurem na cozinha. Façam uma receita juntos. Que tal cookies? bolo de chocolate? Ah! E que tal picolés caseiros de frutas?
  • Forme um conjunto musical mesmo que isso vá ensurdecer e enlouquecer os vizinhos. O momento será único e muito divertido. Se não tiver instrumentos musicais em casa, use panelas, frigideiras, talheres…. seja criativo e cante junto com as crianças.
  • Crie jogos interativos e educativos, como adivinhas, parlendas, trava-língua, entre outros. Ah! Você pode imprimir essas atividades do seu computador. Existem vários sites que disponibilizam estas atividades gratuitas. Te salvei, hein?
  • Arrede todos os móveis da sala e faça seu filho se movimentar brincando de amarelinha ou pulando corda, por exemplo.
  • Ligue nos canais do youtube que oferecem atividades físicas gratuitas e vá se exercitar junto com os pequenos. Esse hábito fará um bem danado para toda família. Uma dica: vocês podem aprender juntos vários passos de danças.
  • Brinque de completar a música ou quem sabe construir um “The Voice – in house” na sala de estar?
  • Construa uma cabaninha dentro de casa com um lençol e as cadeiras de jantar.
  • Pegue uma lanterna e brinquem de construir formas e objetivos com a sombra das mãos. Temos certeza que vai render muitas risadas e histórias emocionantes.
  • Pegue algumas caixas de papelão e construa carros, fantasias ou objetos para distrair a meninada. Para dar um toque diferente nesta arte, peça para as crianças pintarem o papelão com tinta guache.
  • Estipule um dia da semana para realizar o lanche da tarde como “pic nic” na sala de estar. Este momento pode ser interessante para todos da casa, visto que estarão juntos neste tempo para conversar, rir e saborear o lanche.

Gostaram das dicas de atividades? Você tem alguma atividade super legal para compartilhar com a gente? Então deixe nos comentários!

Veja mais detalhes sobre TOP 3 – Controle de da ansiedade e estresse, clicando na imagem abaixo.

criançada em casaVários produtos
Seleção de 3 produtos que contribuem para o controle da ansiedade e estresse, em momentos atípicos.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments