Consumo do açúcar: saiba como diminuir!

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Consumir menos açúcar não é fácil, principalmente por que muitos alimentos não aparentam conter tanto açúcar. 

Nem todo açúcar é prejudicial à saúde. Frutas, verduras e laticínios também o contém, mas o tipo natural presente nesses alimentos é saudável e tem pouco impacto nos níveis de glicose no sangue. 

No entanto, o açúcar adicionado aos alimentos industrializados e altamente processados é extremamente perigoso. Seu consumo em excesso pode causar:

  • Inflamações crônicas
  • Obesidade
  • Doença hepática gordurosa não alcoólica
  • Doenças cardíacas
  • Diabetes tipo 2
  • Hipertensão arterial 
  • Colesterol alto
  • Ácido úrico elevado 
  • Cáries e outras doenças dentárias
  • Câncer.

Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros consomem 50% mais açúcar do que o recomendado. O alto consumo é considerado uma das causas do aumento de doenças crônicas não-transmissíveis na população. 

Os alimentos e bebidas que contêm muito açúcar e baixo valor nutricional são os mais perigosos. A lista inclui biscoitos, chocolates, bolos, bebidas açucaradas, balas, pirulitos e sorvetes. 

É preciso aprender a identificar quais produtos são artificialmente adocicados para controlar o consumo na dieta.

O cuidado com o consumo de açúcar é especialmente importante para as crianças, pois elas ainda estão formando seus hábitos alimentares e o consumo excessivo de açúcar contribui para o aumento do risco de diabetes e doenças cardiovasculares em idades jovens.

Como consumir menos açúcar

Para uma dieta mais saudável, o importante é consumir menos bebidas e alimentos ricos em açúcar. Seguem algumas dicas que podem ajudar:

Evite bebidas açucaradas

Refrigerantes, bebidas energéticas e sucos prontos costumam ter grandes quantidades de açúcar. Escolha beber água, café ou chá sem açúcar ou leite magro. Sucos de frutas naturais, sem açúcares adicionados, também são mais saudáveis.

Troque o açúcar por adoçantes

Encontre outras opções para adoçar os alimentos e bebidas que consome. O mel pode ser usado em alguns casos. Experimente tomar alguns líquidos sem açúcar. Chá e café, por exemplo, podem ser consumidos puros. 

Separe os alimentos açucarados para ocasiões especiais.

Chocolates, bolos, sorvetes, biscoitos, bebidas açucaradas e outros doces similares devem ser consumidos em ocasiões especiais, e não diariamente.

Confira os rótulos

Ao comprar alimentos industrializados, leia os rótulos para entender se contêm açúcar. Fique atento, pois existem diferentes nomes que se referem a diferentes tipos de açúcares. Os principais são:

  • Sacarose
  • Frutose
  • Lactose
  • Dextrose
  • Maltodextrina
  • Xarope de milho
  • Xarope de malte

Consuma menos carboidratos simples

Os carboidratos simples são rapidamente digeridos pelo corpo e transformados em açúcares. O importante é consumir menos alimentos com farinha branca, massas e arroz branco.

Evite armadilha com alimentos aparentemente saudáveis

Barras de cereais e proteínas, frutas secas e alguns tipos de cereais podem conter tanto açúcar quanto doces como chocolates e biscoitos. Leia o rótulo antes de colocar no carrinho do supermercado.

Consuma mais proteínas e gorduras saudáveis

O alto consumo de açúcar está relacionado ao aumento do apetite e consequente ganho de peso. 

Assim, para conter o desejo de comer mais açúcar, consuma alimentos integrais, peixes, ovos, laticínios, abacate e nozes. 

Coma antes de ir ao supermercado

Quando vamos ao supermercado com fome, temos vontade de comprar tudo o que está exposto nas prateleiras, principalmente guloseimas. Portanto, prepare a sua lista de compras de estômago cheio e vá ao supermercado sem fome. 

Veja mais detalhes sobre Kit Redutor da Vontade de Comer Doces, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Kit Redutor da Vontade de comer doces auxilia no emagrecimento reduzindo a tentação dos doces. Contém Spray de Gymnema + Supressor de Doces.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments