Conheça os melhores alimentos para a anemia

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Tempo de leitura: 10 minutos

A anemia é uma doença causada pela falta de sangue ou de alguns componentes do sangue e que pode ser tratada com medicamentos e ajustes na alimentação.

Para que a anemia seja tratada, é preciso aumentar a quantidade de hemoglobina na corrente sanguínea, que é um componente do sangue que carrega oxigênio. Para que isso aconteça, é fundamental aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, pois eles ajudam o corpo a produzir mais hemoglobina e glóbulos vermelhos.

Os alimentos ricos em ferro que curam a anemia são fígado, carne vermelha ou feijão, entretanto, consumir algum alimento rico em vitamina C, como laranja, limão ou morango, na mesma refeição também é importante porque a vitamina C melhora a absorção do ferro pelo organismo.

Os alimentos que ajudam no combate a anemia

Carnes vermelhas

As carnes vermelhas contêm grande quantidade de ferro e vitamina B12, e, por isso, devem ser consumidas cerca de 2 a 3 vezes por semana, para combater a anemia.

Coração, fígado ou rins de galinha

Algumas partes específicas das carnes, como os rins, fígado e coração de galinha também contêm muito ferro e vitamina B12 e devem ser consumidos de uma forma saudável, grelhados ou cozidos.

Pão integral ou de cevada

O pão integral e o de cevada contêm um alto teor em ferro, por isso, pessoas que têm anemia devem substituir o pão branco por este tipo de pão.

Vegetais escuros preferencialmente

Vegetais como salsa, espinafre ou rúcula além de serem ricos em ferro, são também uma fonte de cálcio, vitaminas, betacaroteno e fibras, ótimos para manter o equilíbrio do organismo. Assim, uma boa forma de os utilizar é adicionando-os a saladas ou sopas.

Beterraba

Devido ao alto teor em ferro, a beterraba é também ótima para combater a anemia. Uma boa forma de a utilizar é misturando este vegetal nas saladas ou então fazer sucos, que devem ser tomados diariamente.

Feijão preto

O feijão preto é rico em ferro; porém, para melhorar a sua absorção, é importante acompanhar a refeição de feijão preto com suco de frutas cítricas, por exemplo, isto porque estas frutas são ricas em vitamina C que melhora a absorção do ferro.

Frutas com vitamina C

Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos.

Por si só, o ferro é um mineral extremamente essencial para o bem-estar do nosso organismo. Ele é responsável pelo transporte de oxigênio para as células, atuando no nosso sistema imune, e também está diretamente ligado na conversão do açúcar do sangue em energia.

No entanto, a vitamina C é um excelente ativador da absorção do ferro. Seus poderes ajudam a combater o estresse, evita o envelhecimento precoce das células e a propensão de doenças oftalmológicas. Frutas cítricas são bons exemplos de fontes de vitamina C.

Para quem não sabe, a absorção do ferro é melhor quando ele está na forma “heme”, que é aquele presente nos alimentos de origem animal. Entretanto, alguns alimentos como a couve e o feijão, possuem o ferro ”não-heme”, que é menos absorvido pelo organismo. Por isso, devemos usar a vitamina C junto a esses alimentos, a fim de aumentar a absorção do ferro.

Essas modificações na dieta vão garantir a quantidade de ferro necessária, aumentando a quantidade de hemoglobina no sangue. Mas, saber o tipo de anemia e a sua causa é de suma importância para o sucesso do tratamento.

Dicas de sucos para combater os sintomas da anemia

Os sucos de frutas cítricas e vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva, porque são ricos em ferro e vitamina C, que ajuda a absorver melhor o ferro. Ao consumir qualquer um desses sucos, os sintomas de anemia, como tontura, fraqueza e palidez, tendem a desaparecer. Entretanto, o tratamento para anemia também pode ser feito com medicamentos, como o sulfato ferroso, no caso da anemia ferropriva, por exemplo.

Estes sucos podem ser ingeridos diariamente, mas não devem ser a única forma de tratamento, sendo importante também o consumo diário de alimentos ricos em ferro. Caso os sintomas da anemia permaneçam, mesmo após a alimentação adequada, é importante que o médico seja consultado para que seja investigado o tipo de anemia e qual o tratamento mais específico.

Alguns sucos que podem ser tomados para combater os sintomas de anemia são:

1. Abacaxi e Salsinha

O suco de abacaxi e salsinha é uma excelente escolha para ajudar a combater e aliviar os sintomas da anemia, pois é rico em ferro e vitamina C, que é essencial para a absorção do ferro.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 3 rodelas de abacaxi, 1/2 xícara de salsinha e 1/2 copo de água. Em seguida, beber assim que ficar pronto para evitar que a vitamina C seja oxidada e o suco perca suas propriedades.

2. Laranja e Espinafre

O suco de laranja e espinafre por ser uma ótima fonte de vitamina A e de vitaminas do complexo B, é uma boa opção para tratar a anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 xícara de suco de laranja e 1/2 xícara de folhas de espinafre e beber em seguida.

3. Laranja, morango e agrião

Este suco é rico em vitaminas e minerais e ajuda a fortalecer o sistema imune e melhorar a disposição, combatendo os sintomas de anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 xícara de agrião, 1 copo de suco de laranja e 6 morangos e beber logo depois.

4. Limão, brócolis e couve

Este suco é excelente para combater a anemia, pois os brócolis são ricos em vitamina B5, ajudando a combater os sintomas da anemia, e a couve é rica em ferro e clorofila, ajudando a aumentar o nível de oxigênio e a quantidade de hemácias circulantes.

Modo de preparo: Bater no liquidificador suco de 2 limões, 2 folhas de couve e 1 ramo de brócolis e beber depois.

5. Abacaxi, cenoura e espinafre

O suco de abacaxi, cenoura e espinafre ajuda a aumentar a quantidade de ferro no sangue e, desta forma, aumentar a hemoglobina e a quantidade de oxigênio circulantes no sangue, sendo bastante eficaz no combate e prevenção da anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 7 folhas de espinafre, 3 cenouras, 1/4 abacaxi e 1 copo de água e beber logo depois de pronto para que o suco não perca suas propriedades.

6. Laranja, damasco e capim limão

O damasco é um fruto rico em ferro e quando consumido juntamente com a laranja e o capim limão ajuda no tratamento da anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 6 damascos, 1 laranja e 1 talo de capim limão e consumir logo depois.

7. Maracujá e salsinha

O suco de maracujá e salsinha é ótimo para diminuir os sintomas da anemia, principalmente pelo fato da salsinha ser rica em ferro e ácido fólico, sendo muito eficaz no tratamento contra a anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 1 maracujá grande, 1 copo de água e 2 colheres de salsinha e beber em seguida.

8. Laranja, cenoura e beterraba

Este suco é rico em ferro, sendo ótimo para tratar a anemia.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 6 laranjas, 1 beterraba e 1 cenoura e beber logo em seguida.

9. Acerola e couve

O suco de acerola e couve é rico em vitaminas do complexo B, vitamina A, cálcio e ferro, por isso é ótimo para tratar a anemia e combater os sintomas.

Modo de preparo: Bater no liquidificador 10 acerolas, 1 folha de couve e 1/2 copo de água e beber em seguida.

Anemia Ferropriva: o que é e quais os sintomas

A anemia ferropriva é causada pela deficiência de ferro e é a mais comum de todas as anemias, independentemente da situação socioeconômica do indivíduo

Os sintomas são típicos e incluem:

• Palidez
  • Cansaço
  • Falta de apetite
  • Apatia
  • Palpitações e taquicardia
  • Fraqueza generalizada
  • Sonolência
  • Dificuldade para praticar exercícios
  • Sensação de tontura ou desmaio
  • Dificuldade de concentração
  • Lapsos da memória
  • Dor de cabeça
  • Unhas fracas e quebradiças
  • Pele seca
  • Dor nas pernas
  • Inchaço nos tornozelos
  • Queda de cabelo
  • Falta de apetite

Ela pode instalar-se por carência nutricional, parasitoses intestinais, ou durante a gravidez, o parto e a amamentação. Pode também ocorrer por perdas expressivas de sangue, em virtude de hemorragias agudas ou crônicas por via gastrintestinal ou como consequência de menstruações abundantes.

Constituem grupo de risco para a anemia ferropriva as mulheres em idade fértil, idosos, crianças e adolescentes em fase de crescimento, e indivíduos que passaram por cirurgia de redução de estômago.

Porém, qualquer pessoa pode desenvolvê-la, se não receber a quantidade adequada de ferro na dieta ou tiver dificuldade de absorção, que ocorre sobretudo nos intestinos e pode ser mais eficiente quando associada à ingestão de vitamina C e proteínas.

Quando a doença está em seu estágio mais avançado, podem ocorrer alterações na pele e nas mucosas, nas unhas e nos cabelos, que se tornam frágeis e quebradiços.

Em crianças, a anemia ferropriva pode afetar o crescimento, a aprendizagem, e aumentar a predisposição a infecções.

São passos importantes para estabelecer o diagnóstico da anemia ferropriva, fazer levantamento histórico, avaliação clínica e dos hábitos alimentares, além da realização de exames laboratoriais (hemograma, sangue oculto nas fezes, por exemplo) e da imagem (ultrassom, endoscopia) para investigar a origem de possíveis perdas de sangue.

A primeira medida no tratamento da anemia ferropriva é determinar e corrigir a causa da deficiência de ferro. Uma vez constatada a carência, é importante recomendar uma dieta rica nesse nutriente e prescrever sulfato ferroso por via oral. Raros são os casos em que o uso do medicamento por via endovenosa se faz necessário.

Depois de todas essas informações, fica a dica de que uma alimentação adequada contribui significativamente para uma vida mais saudável e mais longa! Cada vez mais pesquisas vêm comprovando os benefícios que uma dieta equilibrada pode trazer não apenas para a qualidade de vida, mas também para a longevidade.

Há muitas informações disponíveis sobre como se alimentar da maneira certa. Escolha aquela que melhor estiver de acordo com suas necessidades e interesse ou procure a ajuda de um profissional adequado para ajudá-lo. Não se automedique. Pois, poderá causar danos irreversíveis ao seu organismo.

Veja mais detalhes sobre Remédio para anemia, clicando na imagem abaixo.

anemia30 cápsulas
Se você busca a prevenção e o tratamento da anemia, o remédio para anemia da Farmácia Eficácia, é muito indicado, por conter uma associação de nutrientes, essenciais para o organismo.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.