Conheça os alimentos que são aliados na saúde masculina

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 14 minutos

Aderir a uma dieta rica em nutrientes seria o primeiro passo para os homens evitarem problemas futuros relacionados à saúde, principalmente, à do coração e da próstata.

Atente-se para o detalhe de que tem muita coisa que comemos diariamente e que nem nos damos conta da importância disso para o organismo. Quando se trata da saúde do homem, por exemplo, o cuidado muitas vezes é ignorado por falta de informação adequada.

Aderir a uma boa alimentação pode proporcionar diversas vantagens ao organismo, tais como o funcionamento adequado das células, do bombeamento de sangue, dos ossos entre outros.

Por via de regra, os homens são descuidados com a saúde. Eles dificilmente procuram ajuda médica ou observam anormalidades sinalizadas pelo corpo. Distração essa que não é muito diferente quando se trata da alimentação.

Alguns tendem a consumir comidas mais pesadas e bastante gordurosas. A ingestão em excesso desse tipo de alimento e de outros ricos em gorduras, carboidratos simples e frituras pode aumentar o colesterol e levar ao entupimento das artérias, resultando na obesidade.

Outros danos em relação ao consumo desses alimentos é o risco de acidente cardiovascular, o desenvolvimento da diabetes, problemas do coração, fígado e maior probabilidade de câncer de próstata.

Geralmente, o público masculino deve evitar o consumo diário dessas iguarias, excessivamente calóricas. No caso dos portadores de alguma patologia, a melhor opção é retirar do cardápio esse tipo de comida a fim de não agravar o quadro.

Você sabia que a ingestão de grande quantidade de gordura, quando acumulada nas artérias, pode sobrecarregar o fígado de toxinas e evoluir para uma esteatose hepática? Devido a isso, os homens mais atarefados, inclusive, devem conciliar as atividades físicas e encontrar tempo para cuidar da saúde, além de se alimentar com mais atenção para evitar patologias.

Benefícios de uma alimentação saudável

Para aqueles que pretendem investir em hábitos saudáveis, a dica é consumir mais alimentos funcionais que, além do alto valor nutricional, são essenciais à saúde. Ingerir maior quantidade de frutas e legumes é uma medida necessária. Eles são fontes de minerais, vitaminas, fibras e carboidratos complexos. O consumo desses alimentos possibilita o melhor funcionamento do intestino, auxilia no tratamento do câncer de próstata, diabetes, esteatose, problemas cardiovasculares, entre outros.

Já os carboidratos refinados, a exemplo da farinha branca e do açúcar, além de embutidos e industrializados, devem ser evitados.

Na prevenção e no tratamento do câncer de próstata, o recomendado é incluir na dieta frutas e legumes ricos em antioxidantes, substância presente em maior quantidade nos alimentos de coloração avermelhada, bem como uva, melancia, mamão, maçã, tomate e beterraba.

Vale lembrar que pacientes com diabetes precisam manter a dieta calculada. Ou seja, a melancia, uva e beterraba têm alto índice glicêmico, por isso precisam ser evitadas.

Os vegetais verdes escuros, por exemplo, a couve-manteiga, brócolis e couve-flor são ricos em minerais, essenciais para a saúde masculina.

O abacate é anti-inflamatório, fonte de gorduras boas que reduzem os índices de colesterol e triglicérides. A própolis, a cúrcuma ou açafrão são compostos com grande quantidade de flavonoides, que são os antioxidantes. Eles também apresentam propriedades antimicrobianas, anti-inflamatórias, antivirais, diminuem inflamações e ajudam no aumento da imunidade.

Por ser fonte de polifenóis, moléculas que ajudam a diminuir a proliferação de tumores, o chá verde deve fazer parte da lista de alternativas favoráveis na prevenção e no tratamento de patologias.

No entanto, os cardiopatas necessitam de ter cuidado com esse chá, pois ele eleva a pressão arterial.

As refeições ao longo do dia

Nas principais refeições, recomenda-se que os homens optem por um cardápio o mais natural possível. No café da manhã, por exemplo, a proposta é consumir frutas e complementar com integrais, como carboidratos complexos (pão integral), proteínas de alto valor biológico, ovo, frango e queijos brancos.

Na hora do almoço, a dica é apostar na ingestão de vegetais e legumes com porções sempre em grande quantidade. Em relação às proteínas, cabe optar pelas carnes magras e peixes. Das opções integrais e de baixo índice glicêmico, as aprovadas são o arroz integral, batata-doce ou macaxeira cozida. 

Para o jantar, a sugestão é consumir algo mais leve e de fácil digestão, como uma sopinha de legumes.

Alimentos do bem

1. Ostra

Você sabia que a ostra é afrodisíaca? Pois é! Isso não é apenas uma suposição! Ela aumenta a produção de testosterona e, consequentemente, a libido masculina. Também é rica em zinco, mineral essencial para o homem.

2. Peixes

Nem toda gordura que consumimos deve ser taxada de ruim, pois existe o ômega 3, que não é produzido pelo corpo humano, mas existe em abundância no organismo dos peixes. Por conta de suas propriedades, os peixes podem ajudar no combate de cânceres, doenças do coração e, até mesmo, quadros depressivos.

Para se ter uma ideia da importância de acrescentá-los nas refeições, a ingestão de salmão, por exemplo, ajuda bastante no estímulo do metabolismo e é um alimento saudável para se comer até antes de dormir. Vale salientar que se nutrir de peixes como sardinha, atum, tilápia, entre outros ajuda também na prevenção da temida calvície, pois são ricos em queratina e colágeno.

3. Linhaça

Acometimentos cardiovasculares, como hipertensão e infarto, são algumas das principais causas de morte entre os homens. E a linhaça é um potente aliado na prevenção e combate a essas doenças.

4. Vinho tinto

Uma taça de vinho tinto no jantar pode ser um poderoso remédio para a sua saúde. Diversos estudos mostram que a bebida ajuda no controle da pressão arterial e é fonte de um antioxidante chamado resveratrol, que evita o envelhecimento precoce do organismo.

5. Alho

Esse tempero natural é importante para tratar gripes e infecções e também auxilia na produção de espermatozoides e melhora a circulação sanguínea na região genital.

6. Tomate

O tomate anda lado a lado com a saúde masculina, afinal, ele tem uma substância chamada licopeno, que consegue reduzir bastante a probabilidade de câncer de próstata. Além disso, é um tipo de alimento fundamental na prevenção de diversas doenças, especialmente aquelas relacionadas ao coração.

Assim como outras frutas que têm a pigmentação vermelha, o tomate conta com o poder antioxidante que ajuda a combater o envelhecimento precoce. Seja puro, seja acompanhado na salada, ingerir um tomate por dia pode render a longevidade que todo mundo almeja.

7. Ovo

Da espécie dos alimentos construtores, que são aqueles com a missão de ajudar a construir o tecido muscular dos indivíduos, o ovo é um dos queridinhos da alimentação dos brasileiros. É essencial nas refeições de quem tem por objetivo aumentar o nível de proteínas no organismo, tendo em vista a abundância dessa substância nesse tipo de alimento.

Ora cozido, ora frito, comer em torno de três ovos por semana pode ser muito bom para a saúde do homem, pois é uma fonte e tanto de minerais essenciais. Vale ressaltar também que o ovo também auxilia no bom funcionamento da memória.

8. Aveia

A aveia é um dos alimentos mais ricos em fibras e o seu consumo favorece bastante em relação ao funcionamento adequado do intestino.

Ela também é uma das fontes de carboidrato essenciais para o corpo, considerando que tem a perspectiva de matar a fome e ainda ajuda a minimizar os índices de colesterol ruim. Além disso, o consumo de aveia ajudar no combate do diabetes — o que naturalmente auxilia na questão da virilidade masculina.

9. Nozes

Comer nozes é algo fundamental para a saúde do homem em todas os períodos do ano, pois tem um propósito muito semelhante ao da linhaça, que auxilia na questão sexual. Isso acontece pelo fato de as nozes estimularem a circulação sanguínea na região peniana, prevenindo assim a disfunção erétil.

O risco de a pessoa ter diabetes também é minimizado ao colocar nozes no cardápio semanal, sendo que é um alimento que contém vitaminas e minerais que vão ao cerne do problema. Além do mais, os fitoesteróis das nozes são responsáveis por reduzirem a absorção do colesterol ruim, eliminando um bom percentual de gordura do sangue e evitando assim os casos de obesidade.

10. Feijão

O arroz e o feijão formam uma combinação perfeita de nutrientes e não pode faltar nas refeições diárias. 

É um alimento que serve até para gestantes, considerando o alto nível de proteínas presentes em sua composição que auxiliam no crescimento saudável do feto. 

Quanto aos homens, a presença de zinco como um dos principais minerais favorece muito a mobilidade de espermatozoides, produção de testosterona e prevenção do câncer de próstata.

11. Brócolis

O brócolis é um alimento que previne diabetes e inúmeras doenças cardíacas.

Para quem tem um trabalho estressante e necessita de utilizar técnicas de respiração, o consumo de brócolis pode facilitar nesse processo, já que é um vegetal benéfico para o pulmão. Ele é campeão de nutrientes, tido como fonte de aminoácidos, fibras e até mesmo vitamina C — uma grande conhecida das frutas e que também combate o envelhecimento.

12. Abacate

Além da fruta possuir grande quantidade de vitamina E, ela possui ação anti-inflamatória. Sua gordura boa ajuda a diminuir os índices de colesterol e triglicérides.

13. Mamão

Fruta abundante em nutrientes, vitamina A e C e em fibras. Seu consumo ajuda a melhorar o fluxo intestinal e combater os radicais livres.

14. Maçã

É composta por vitamina C, sais minerais, cálcio, potássio, fósforo e fibras. Valiosa fonte antioxidante, é benéfica para o coração, memória, redução do colesterol, saúde óssea, além de aumentar a imunidade e a sensação de saciedade.

15. Leite

O leite faz bem para o corpo. Quando você não está recebendo o suficiente, seu corpo libera hormônios que fazem com que suas células mantenham cálcio e gordura.

Existem componentes em produtos lácteos que ajudam a ativar o sistema de queima de gordura do seu corpo e diminuem o armazenamento de gordura.

Embora outras formas de suplementos sejam excelentes, esse é um dos casos em que a coisa real funciona bem melhor.

16. Água

Você sabe por que a água é essencial?

  • Elimina as toxinas do seu sistema.
  • Regula a temperatura do corpo.
  • Atua como um isolador para as articulações.
  • Evita pedras nos rins.
  • Fornece ao organismo uma série de minerais cruciais.
  • Sem água, nenhum dos outros super-alimentos importariam.

Embora a água ajude em todos os sentidos, pode ser mais poderosa quando se trata de perda de peso.

Beber um copo ou dois de água meia hora antes da hora das refeições, por exemplo, pode ajudar a tirar a sua fome.

17. Batata doce

Uma batata-doce contém mais de 100% do nosso suprimento diário de betacaroteno, uma dose alta de ferro e um disparo abundante de vitaminas C e E.

Juntos, esses nutrientes trabalham para proteger seu corpo contra danos celulares de todos tipos, especialmente em atletas que competem em ambientes extremos (como altitude, calor, frio ou poluição).

Eles também são um dos melhores alimentos para a recuperação muscular após um treino difícil.

18. Amêndoas

Ricas em:

  • Proteínas
  • Fibras
  • Vitamina E

As amêndoas são excelentes para o seu coração, sistema digestivo e pele.

Procure ter um saco de amêndoas secas ou temperadas na sua gaveta da mesa no trabalho e coma um pouquinho por vez.

19. Iogurte

O iogurte tem todos os benefícios do leite, além de culturas ativas que aumentam o número de bactérias que germinam em suas paredes intestinais.

Você sabe dizer por que isso é importante?

Estudos mostram que as pessoas que comem iogurte com mais frequência são menos propensas a pegar um resfriado do que as pessoas que raramente o consomem.

Como o leite, o iogurte contém cálcio que não só aumenta a queima de gordura, mas também o ajuda a sentir-se saciado, tornando-o um alimento ideal para a perda de peso.

Siga a dica: A maioria dos iogurtes é embalado com açúcar e xarope de milho com alto teor de frutose. Evite-os.

20. Espinafre

Uma porção destes verdes folhosos é carregada com:

  • Fibra
  • Cálcio

Praticamente a dose indicada de betacaroteno do seu dia inteiro. Ou seja, contém nutrientes vitais para a saúde do sistema imunológico e para a visão.

21. Mirtilos

De todas as frutas que você pode comer, os mirtilos podem ser a melhor.

Os principais nutrientes são os antioxidantes e anti-radicais.

Esses mesmos antioxidantes que combatem doenças também são perfeitos para auxiliar na manutenção das conexões saudáveis entre as células do seu cérebro e o sistema nervoso.

Garantindo um pensamento mais claro, mais rápido e a melhor memória possível.

Portanto, perceba que há uma lista incrível de alimentos que contribuem enormemente para manter a saúde do homem em dia. Assim, é sempre importante incorporar uma rotina diária de exercícios para se manter disposto e produtivo.

O que os homens devem evitar de comer?

Não se trata apenas de uma questão de estética, mas sim de saúde. Os homens precisam começar a preocupar-se com a alimentação e com o impacto negativo que determinados alimentos têm na saúde.

Como forma de alerta, confira aqueles alimentos que são os mais perigosos para a saúde masculina.

  • Soja – Recente estudo revela que os homens que ingerem soja diariamente (mesmo que seja apenas meia dose) têm, ao fim de quatro meses, uma redução considerável no nível de espermatozoides por mililitro. Consulte um profissional para saber qual a melhor dosagem, caso queira ingerir a soja.
  • Doces processados – Sejam bolos, donuts, bolachas ou biscoitos. Os doces devem ser evitados, principalmente quando em causa estão os processados e industrializados, repletos de gordura, açúcar, sal, corantes e demais componentes prejudiciais à saúde.
  • Cereais de pequeno-almoço – Além do alto teor de glúten, estes cereais são como ‘fogo’ para o estomago, podendo causar inflamações, diz a publicação. Além disso, são altamente calóricos e açucarados.
  • Batatas fritas – pelo elevado teor glicémico, as batatas fritas devem ser excluídas da alimentação por serem verdadeiros inimigas à saúde sanguínea e cardíaca. 
  • Enchidos e fumados – São considerados autênticas bombas para a saúde. O elevado teor de sódio desregula a pressão sanguínea, abrindo portas para as mais variadas doenças cardíacas.

Veja mais detalhes sobre Saúde de Próstata, clicando na imagem abaixo.

saúde masculina60 cápsulas
A Saúde da Prostáta em cápsulas da Farmácia Eficácia é a fórmula ideal, para aqueles homens, que não abrem mão de manter a saúde em dia!

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments