Conheça o FODMAP – a dieta do intestino

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

A dieta FODMAP está baseada na retirada de alimentos que mal absorvidos e sofrem fermentação na flora intestinal e, com isso, causam sintomas como a má digestão, excesso de gases, inchaço na região do abdômen, diarreia, prisão de ventre e fortes cólicas. A dieta FODMAP é recomendada, principalmente, que possuem a Síndrome do Intestino Irritável.

Os alimentos que comumente causam algum tipo de desconforto, nesse caso, são a cenoura, a beterraba, a maçã, a manga, as massas em geral e o mel. Porém, os sintomas variam de pessoa para pessoa e para que se possa identificar aquele alimento que não cai bem para o seu organismo é preciso estar alerta quando eles são ingeridos.

Os alimentos FODMAP são carboidratos e são classificados em cinco grupos diferentes como mostramos na tabela abaixo:

 

Tipo de Fodmap Alimentos Naturais Alimentos industrializados
Monossacarídeos (frutose)  maçã, pera, manga, aspargos, cereja, melancia, sucos de fruta, ervilha alimentos com xarope de milho, néctar de agave e xarope de frutose: como mel artificial, biscoitos, refrigerantes, sucos prontos, geleias, pó para bolos, etc.
Dissacarídeos (lactose) Leite de vaca, leite de cabra, leite de ovelha, nata, queijo ricota e cottage creme cheese, soverte, iogurte e outros alimentos que contenham leite
Fruto-oligossacarídeos (fructans ou FOS) Cebola, alho, alho-poró, trigo, cuscuz, centeio, caqui, melancia, chicória, dente-de-leão, alcachofra, beterraba, aspargos, cenoura vermelha, quiabo, chicória com folhas vermelhas, couve farinha de trigo, massas em geral com trigo, bolos, biscoitos, ketchup, maionese, mostarda, carnes processadas como salsicha, nuggets, presunto e mortadela
Galacto-oligossacarídeos (GOS) Lentilha, grão-de-bico, grãos enlatados, feijão, ervilha, grãos integrais de soja produtos que contenham esses alimentos
Polióis maçã, damasco, pêssego, nectarina, pera, ameixa, cereja, abacate, amora, lichia, couve-flor, cogumelos adoçantes como xilitol, manitol, sorbitol, produtos com glicerina

Como seguir a dieta baseada na alimentação FODMAP

Primeiro, você deve retirar os alimentos que são ricos em FODMAD durante um período que pode variar entre seis a oito semanas e ficar atento para identificar se houve ou não melhora no desconforto intestinal com a ingestão ou não deste ou daquele alimento.

Se, por algum motivo, não houver melhora no período de oito semanas, a dieta deve ser interrompida e um especialista deve ser procurado para que ele possa identificar a origem do problema e tratá-lo da forma correta.

Caso os sintomas melhorem após oito semanas, volte a introduzir em sua alimentação um grupo de cada vez e veja se os sintomas vão reaparecer. Se voltar a sentir algum desconforto com a ingestão de determinado alimento, anote e informe ao seu médico que não houve melhora após a dieta realizada em um período de oito dias.

Essa reintrodução lenta dos alimentos na sua dieta é muito importante para que você possa identificar aqueles que te causam algum desconforto e reduzir a ingestão deles ou simplesmente cortá-los da sua alimentação.

O bom funcionamento do intestino é vital para a manutenção do nosso bem-estar e da nossa saúde. Quando nosso Sistema Digestório não funciona de forma correta e adequada todo o nosso corpo sofre com as consequências e tudo se torna mais difícil. O nosso humor não fica dos melhores, há um desconforto muito grande quando não conseguimos evacuar, o excesso de gases incomoda bastante e por aí vai. Por isso, fique atento à sua alimentação e evite os alimentos que causam algum tipo de desconforto ou problema no Sistema Digestivo.

Mas, mesmo depois de seguir a dieta FODMAP os sintomas persistirem não deixe de procurar um especialista para que você possa ser orientado de forma melhor e ter uma melhor qualidade de vida.

Veja mais detalhes sobre SimFort – Probiótico em Pó Vitafor , clicando na imagem abaixo.

dieta fodmap30 sachês
SimFort, o Mix Probiótico em Pó da Vitafor é um mix com 5 das principais espécies de microrganismos que beneficiam o funcionamento do intestino.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments