Conheça as vitaminas que ajudam no fortalecimento das unhas

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

Suas unhas podem dizer muito sobre sua saúde. Mudanças na aparência, textura ou formato das unhas podem indicar deficiências nutricionais.

A deficiência de biotina costuma ser rara, mas consumir biotina através de alimentos ou suplementos pode ajudar a fortalecer as unhas quebradiças e melhorar seu crescimento.

Tanto a vitamina B12 como o folato desempenham um papel na produção de glóbulos vermelhos e no transporte de oxigênio para as células das unhas. Seu uso deve ser de forma adequada a fim de evitar resultados inadequados de descoloração das unhas.

Consumir o maior número de alimentos como gelatina, leite, ovos, vegetais folhosos escuros como a couve, gérmen de trigo, espinafres, abacate, batata doce ou fígado, pode ajudar a fortalecer as suas unhas, deixando-as mais fortes, bonitas e menos quebradiças.

O ferro é necessário para fornecer às células, oxigênio adequado, que, por sua vez, é necessário para ter unhas saudáveis. Se você tem uma deficiência de ferro, a forma e a aparência das mesmas podem ser afetadas.

A ingestão adequada de magnésio é crucial para prevenir sulcos verticais nas unhas. Este mineral também ajuda na síntese de proteínas e na formação de novas unhas. A ingestão adequada de proteínas é necessária para produzir queratina, que é responsável por mantê-las fortes e resistentes.

Para evitar que suas unhas fiquem secas e quebradiças, consuma os ácidos graxos ômega-3. Eles ajudam a lubrificá-las, dando-lhes uma aparência brilhante. A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, o que ajuda a fornecer força e integridade para as mesmas, assim como o zinco é necessário para o crescimento saudável delas.

Consumir uma variedade de vitaminas, minerais e nutrientes através dos alimentos é a melhor maneira de melhorar e manter a saúde das unhas. Sob certas circunstâncias, tomar um suplemento pode ser benéfico, apesar da falta de pesquisa científica a esse respeito.

Unhas fracas podem ser facilmente tratadas, basta mudar os hábitos alimentares, ter bons hábitos de higiene e pequenos cuidados diários com elas. No entanto, os resultados esperados podem levar algum tempo para aparecer.

Diferentes fatores podem causar o enfraquecimento das unhas como roê-las ou coloca-las em contato com produtos químicos, como o detergente, sem protegê-las, ou pela carência de algumas vitaminas na alimentação. Assim, para deixar as suas unhas mais fortes e bonitas, que tal seguir algumas dicas?

1. Comer mais Vitaminas, Proteínas e Minerais

Consumir alimentos ricos em vitamina A, ácido pantotênico ou Vitamina B5, Ferro, Cálcio e Proteína. 

2. Usar apenas removedor de esmalte sem acetona

Usar removedor de esmalte sem acetona também é um cuidado importante a ter quando as unhas estão fracas e quebradiças, pois a acetona é um químico que pode ser agressivo para unha já fragilizada. Além disso, deve também reduzir o número de vezes que vai no salão fazer as suas unhas ou o número de vezes que pinta a unha com esmalte, pois isto apenas deixa as unhas mais sensíveis e fragilizadas.

3. Proteger as mãos e unhas com luvas no dia a dia

Outro cuidado que ajuda a proteger e cuidar das suas unhas, evitando que estas fiquem fracas e quebradiças é usar diariamente luvas sempre que for realizar tarefas domésticas como lavar a louça ou limpar a casa, onde é preciso manter as mãos em contato com água ou produtos de limpeza que têm químicos em sua composição.

4. Usar creme hidratante para mãos e unhas

Aplicar um bom creme hidratante para mãos e unhas, ajuda a manter a hidratação das unhas, deixando-as mais fortes e bonitas. Além disso, existem também alguns cremes específicos para ajudar no tratamento das unhas fracas e quebradiças, que podem ser encontrados em farmácias e drogarias.

5. Usar óleos e bases fortalecedoras de unha

Para o tratamento das unhas fracas e quebradiças também existem algumas bases fortalecedoras de unha e óleos específicos, que ajudam a nutrir e a fortalece-las. Estes produtos, devem ser aplicados diariamente, sobre a unha limpa e sem esmalte, e em sua fórmula geralmente têm vitaminas, como vitamina B5, minerais e cálcio, que irão fortalecê-las.

Entretanto, em alguns casos as unhas fracas e quebradiças podem ser um indicio de problemas de saúde mais graves, como anemia, má circulação sanguínea, hipotireoidismo ou hipertireoidismo, por exemplo, pois estas doenças diminuem a chegada de nutrientes às unhas, deixando-as fracas, com tendência à descamação.

Sendo assim, se suas unhas são muito fracas e muito quebradiças é recomendado que consulte o dermatologista, para identificar a causa do enfraquecimento da unha e indicar o melhor tratamento.

Toda mulher gosta de estar com as unhas bonitas e fortes, mas nem sempre é possível mantê-las desse jeito. O que muita gente não sabe é que isso pode ser corrigido com a alimentação.

A falta de uma dieta balanceada é uma das principais causas para ter unhas quebradiças e fracas, sem contar as manchas que se formam.

Saiba quais são os alimentos para fortalecer as unhas

Confira os alimentos e nutrientes essenciais para deixar suas unhas fortes e bonitas:

  • Zinco: sabe aquelas manchas brancas que aparecem nas unhas ou quando percebe que elas estão quebrando facilmente? Isso pode ser falta de zinco. Aposte em alimentos ricos nesse nutriente, como grãos integrais, ovos e frutos do mar.
  • Selênio: alimentos como castanha-do-Pará ajudam a deixar as unhas lisas e fortalecidas.
  • Cálcio: esse mineral também é indispensável para a saúde das unhas, principalmente porque evita que elas quebrem e lasquem. Iogurte, tofu e espinafre são algumas opções de alimentos ricos em cálcio.
  • Ferro: unhas fracas é um dos primeiros sinais de que seu corpo pode estar com falta de ferro. Uma dica para deixar sua dieta rica em ferro é consumir carnes, ovos e beterraba.
  • Vitaminas do complexo B: as vitaminas do complexo B assim como a vitamina E, ajudam na produção da queratina, proteína essencial para fortalecer as unhas. Amêndoas, couve e avelã são os alimentos mais indicados.

Lembrando que uma dieta rica nesses alimentos e a prática de atividades físicas não ajudam somente na saúde das unhas, mas do corpo todo. 

Veja mais detalhes sobre Fortalecedor de unhas, clicando na imagem abaixo.

fortalecimento das unhas10 ml
O Fortalecedor de Unhas possui uma fórmula que hidrata e fortalece as unhas e cutículas, aumentando o rítmo de crescimento e a resistência das unhas.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments