Conheça alguns remédios para dormir melhor

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

O sono é uma necessidade fisiológica importantíssima, mas atualmente muitas pessoas têm o sono como um luxo. Atualmente as pessoas costumam passar mais horas trabalhando e fazendo outras atividades após o trabalho do que descansando, o que resulta em perda de algumas horas de sono.

A falta de sono, além de prejudicar o sistema imunológico, pode causar problemas como dificuldades de concentração, cansaço físico e mental.

Devido a uma rotina tão acelerada, é comum não conseguir “desligar” o cérebro para ter uma noite tranquila de sono. Por causa disso surgem problemas para dormir e a insônia. 

Diversos fatores podem causar a insônia, sendo eles ligados ao estilo de vida ou a fatores ambientais, que são os problemas mais comuns relacionados ao sono.

Algumas pessoas optam por remédios prescritos para dormir, que têm diversos efeitos colaterais e podem levar à dependência química de seus componentes. No entanto, há uma grande variedade de remédio natural e caseiro para auxiliar pessoas com problemas para dormir e que proporcionam uma ótima noite de sono.

7 opções de remédios naturais para dormir

Apresentaremos a seguir algumas opções que incluem alterações no estilo de vida, alimentos com propriedades interessantes, suplementos e ervas que podem ajudar você a ter um sono mais tranquilo.

Há diversos tipos de remédio para dormir caseiro e natural. Alguns deles são considerados apenas suplementos, mas têm a mesma finalidade de agir como um remédio para dormir rápido.

  • Melatonina

É um hormônio que ajuda a regular o ciclo do sono. Logo, trata-se de uma substância que provoca sonolência, diminui a temperatura do corpo e coloca o organismo no “modo de descanso”.

Relatos de algumas pessoas mostram que tomar o suplemento melhora o sono e diminui os casos de insônia, enquanto outros indicam que a melatonina não ajuda as pessoas com insônia.

A melatonina parece ser benéfica para um sono mais tranquilo em casos específicos, de pessoas que viajam muito, como pilotos de avião, ou aqueles que trabalham por turnos durante a noite. Entretanto, essa substância não é regulamentada pelo principal órgão regulamentador de alimentos e suplementos (Food and Drug Administration – FDA) e deve ser usada com supervisão de um profissional da área da saúde.

  • Óleo de Lavanda

De acordo com pesquisas científicas, o óleo de lavanda é um calmante natural, que aplicado no corpo, pode ajudar a melhorar a qualidade do sono em algumas pessoas com insônia. Também é indicado tomar um banho quente com óleo de lavanda antes de dormir para relaxar o corpo e a mente.

  • Valeriana

A raiz valeriana é uma erva medicinal que tem sido usada como remédio para dormir natural desde a antiguidade. Ela era usada como um sedativo moderado pelos povos antigos, como agente promotor do sono e para tratar problemas relacionados aos distúrbios do sono associados à ansiedade.

No entanto, se você tomar chás ou remédios à base de raiz valeriana e não sentir efeito imediato, não significa que está fazendo algo errado. Isso é normal, pois a erva tem um efeito que pode demorar algumas semanas para ser notado.

  • L-teanina

A L-teanina é um aminoácido encontrado em folhas de chá verde que pode ajudar a combater a ansiedade, que interfere no sono de boa qualidade. Sua   principal propriedade é atuar como um agente relaxante sem sedação – diferente da erva-cidreira, que relaxa, mas também pode sedar. 

A L-teanina não induz o sono, simplesmente ajuda com o sono por causa do seu efeito relaxante. Também está associada a uma redução da percepção de estresse e melhora de atenção.

Faz-se necessário saber que as propriedades relaxantes e que proporcionam mais atenção, em conjunto com a falta de sedação da L-teanina pode ter um papel suplementar mais significativo como um atenuante de efeitos excessivos de muitos estimulantes. Portanto, uma possível combinação de L-teanina com cafeína (200mg cada) pode ter ação sinérgica na promoção da cognição e da atenção.

  • Passiflora

Maracujá (passiflora) 200mg. O Maracujá é um fitoterápico que possui ação sedativa e tranquilizante. O medicamento fitoterápico é aquele alcançado de plantas medicinais, onde utiliza-se exclusivamente derivados de droga vegetal tais como: suco, cera, exsudato, óleo, extrato, tintura, entre outros.

Portanto, é possível afirmar que a passiflora age como calmante natural e sedativo leve, controla a ansiedade, trata distúrbios do sono, como a insônia, causados pelo estresse, melhora distúrbios gastrointestinais gerados pelo nervosismo, controla a hiperatividade infantil, diminui a irritabilidade e o nervosismo.

  • Erva Cidreira

A erva cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal da família do   hortelã e do boldo. Ela possui ação benéfica em casos de gases, previne distúrbios digestivos e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão, ajuda na redução do estresse, alivia as dores de cabeça, alivia as cólicas menstruais, previne distúrbios renais, promove o alívio da tosse. Além disso, a planta também promove o bem-estar e a tranquilidade.

  • Camomila

A Camomila é uma planta medicinal, também conhecida como Margaça, Camomila-vulgar, Camomila-comum, Macela-nobre, Macela-galega ou Camomila, muito utilizada no tratamento da ansiedade, devido a seu efeito calmante.

Por isso, tem sido usada como um remédio para dormir natural há muitos anos. Ele relaxa os músculos através de uma substância chamada apigenina, que pode se ligar aos receptores chamados GABA que afetam o sistema nervoso central e a sonolência.

Além disso, a camomila serve para ajudar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, má digestão, diarreia, insônia e nervosismo. 

Saiba como dormir melhor

Dormir menos de oito horas por noite, no entanto, não é necessariamente sinal de sono ruim. Pressuposições como essa e alguns comportamentos podem fazer pessoas que dormem bem acabarem imaginando que dormem mal e vice-versa.

Siga as regras de ouro da qualidade do sono, isto é, aquelas que devem ser seguidas por quem, independentemente da idade, quer dormir bem: 

1-Estabelecer horário fixo para dormir e acordar

Manter a mesma hora para dormir e acordar, inclusive nos fins de semana, ajuda muito a regularizar o relógio biológico do organismo e fazê-lo entender os horários de dormir e acordar. 

2-Evitar eletrônicos à noite    

Mais ou menos cerca de quarenta e cinco minutos antes do horário de dormir, deixar de usar smartphones, tablets, aparelhos de TV e computadores.

Evitar a agitação ajuda a relaxar, é claro, mas é importante evitar a exposição à luz, e a luz azul que vem dos eletrônicos atrapalha ainda mais o relaxamento e a produção de melatonina.

3-Rituação – Preparação para o sono    

Comece a se preparar para dormir, vá desacelerando aos poucos, recolha-se ao quarto, diminua a luz ou a apague totalmente, deite-se e vá relaxando aos poucos.

4- Relaxamento     

Ao deitar na cama, crie o hábito de fazer respirações profundas para relaxar antes de dormir. Respire e inspire profundamente por pelo menos alguns minutos, e neste momento observe a sua respiração e o corpo relaxando.

Desvie os pensamentos dos problemas e das preocupações e situações externas. Relaxe!

5- Evitar atividade física à noite   

Agitar-se fisicamente à noite pode aumentar a temperatura corporal, isso dificulta pegar no sono. 

Uma noite de sono tranquila é capaz de transformar o dia seguinte e, quando se torna rotina, modifica a qualidade de vida de uma pessoa. Enquanto dormimos, corpo e mente se recuperam fazendo com que haja a sensação de descanso pela manhã.

É durante este intervalo que o corpo fortalece o sistema imunológico, libera a secreção de hormônios e consolida a memória, entre outras funções de extrema importância para o funcionamento correto do organismo.

O indicado é dormir de 6 a 8 horas por dia, sem interrupções. Ter um ambiente apropriado para o sono é fundamental.

Quando não dormimos o suficiente, o metabolismo fica mais lento. Desse modo, o corpo entende que é necessário economizar energia, o que prejudica as funções físicas e mentais.

A privação do sono atrapalha o aprendizado, a consolidação da memória, a produtividade e o rendimento escolar e no trabalho. Além disso, o cansaço pode deixar a pessoa irritada e mal-humorada, interferindo de forma negativa nas relações interpessoais. 

Veja mais detalhes sobre Remédio para dormir, clicando na imagem abaixo.

dormir melhorCápsulas e manipulados
Uma relação de composições que ajudam na melhora do sono.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments