Confira as dicas para manter os cabelos saudáveis no verão

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 11 minutos

O verão não precisa chegar oficialmente para você cuidar do seu corpo e dos seus cabelos. Mas, é no verão que a exposição ao sol, água do mar e piscina são ainda maiores. Por isso, surge aquela dúvida: como manter os cabelos saudáveis no verão?

Ter uma boa rotina de hidratação capilar, faz com que os cabelos estejam mais fortes e prontos para enfrentar a maratona de sol, vento, água salgada ou de piscina, você deve, por isso, cuidar bem de seu cabelo o ano todo.

No verão, lavar o cabelo tão logo seja possível após contato com cloro ou sal é uma medida importante. Usar condicionador após as lavagens também ajuda a recompor a hidratação perdida durante o banho de mar ou piscina. Aproveite o calor e diminua a temperatura da água. Quanto mais quente mais ressecado seu cabelo pode ficar. 

Veja como manter os cabelos saudáveis no verão

Em dezembro começa a estação mais quente do ano, mas os cuidados com o cabelo para enfrentar o sol, praia e piscina podem e devem começar antes. Afinal, não adianta nada gastar horas na produção e no make verão e descuidar do cabelo. Se você quer arrasar com os fios mais hidratados e brilhantes, atenção para essas dicas simples e supereficientes.

  • Utilize produtos com proteção solar

Os raios UV emitidos, principalmente, pelo sol são um perigo para pele e também para o cabelo. Da mesma forma que é preciso tomar alguns cuidados com a pele, é preciso proteger o cabelo dos danos que o sol pode causar diariamente e principalmente quando se expõe excessivamente a essas condições, como nos dias de praia e piscina.

Muitas vezes, a exposição ao sol se dá sem que seja percebida, apenas por caminhar sem nenhum tipo de proteção, e os cabelos sofrem com os raios UV.

O cabelo muito exposto ao sol, torna-se mais áspero e sem brilho, por dano direto da radiação sobre as substâncias que unem as cutículas, como as ceramidas. Além disso, torna-se frágil e quebradiço por alterações na queratina.

Para se proteger contra essa radiação, hoje existem diversos produtos com essa função. Atualmente, uma gama de produtos sem enxágue e com filtro UV está disponível no mercado. Além do mais, chapéus com proteção solar são excelentes aliados. Os cabelos tingidos merecem um cuidado especial, visto que a exposição ao sol, além de danificar o fio, também pode alterar a cor.

  • Enxágue os cabelos após sair da piscina ou mar

Deixar o cabelo secar com a água do mar ou da piscina danifica e resseca os fios. O jeito é lavá-los. Se for o caso, vale até levar uma garrafinha com água para enxaguá-los. Em casa, aposte em xampu e condicionador específico para o seu tipo de fio. Se estiverem ressecados, aplique uma máscara. 

Só desembarace os fios depois desse ritual, mas nada de passar a escova para não os quebrar. O correto é um pente de madeira com dentes largos, principalmente para quem tem madeixas com alisamento ou permanente.

Quando a temporada acabar, vale recorrer aos tratamentos especiais realizados nos salões para recuperar as madeixas e deixar os fios lindos e brilhantes para a próxima estação.

  • Dê um tempo no secador e químicas

O cabelo muda naturalmente ao longo dos anos, mas existem também alguns hábitos que podem causar alterações. Produtos químicos, chapinhas, secadores, poluição, sol e até água são exemplos do que pode mudar a estrutura dos fios.

A ideia, portanto, é cuidar bem deles para evitar esses danos. Quem usa química, por exemplo, precisa fazer hidratação para evitar ressecamento; no caso do secador, é ideal também usar um produto para auxiliar no processo da escovação.

  • Faça hidratações regularmente

Por último, as substâncias boas para o cabelo – para quem quer hidratar – a sugestão é procurar produtos com cacau, óleo de coco, abacate, leite ou óleo de argan; no entanto, para quem quer fortalecer, os produtos precisam ter guaraná, mamão, aloe vera, tomate, pitanga ou também óleo de argan.

  • Abuse dos óleos

Veja os melhores óleos para umectação capilar.

1– Azeite de oliva extra-virgem

O azeite de oliva é o óleo mais barato e é o mais fácil para se fazer umectação capilar. Provavelmente deve ter um vidrinho aí dentro da sua casa! Não é mesmo?

O importante é que ele seja extra-virgem, ok?

O azeite de oliva é conhecido por ter várias vitaminas como A, D, E e K, e é um poderoso antioxidante.

Além disso, ele é bem emoliente e tem o poder de chegar até a área mais interna do fio do cabelo, por isso é um óleo bem poderoso e consegue deixar o cabelo nutrido e cheio de vida.

Ele é indicado para quem tem cabelos ressecados e com pontas duplas.

2– Óleo de Abacate

Ei, quem aí, quando era mais jovem, fez hidratação com abacate?

Pois é, a gente nem sabia direito para que servia, mas sabia que o abacate deixava o cabelo poderosamente lindo, não é?

Usar o óleo é ainda melhor, pois sua consistência permite que ele chegue em todas as áreas do fio do cabelo, tratando-o de dentro para fora.

Por ser rico em vitaminas A, B, D, E, o óleo de abacate é indicado para fios quebradiços, ressecados, danificados e com química. Possui também algumas proteínas e aminoácidos que ajudam na reestruturação da fibra capilar e fortalece o cabelo contra quebra.

3 – Óleo de Argan

O óleo de argan é um dos mais utilizados para o tratamento capilar, pois possui consistência muito fininha e consegue penetrar no cabelo facilmente, proporcionando resultados rápidos e duradouros.

Esse óleo é rico em ácidos graxos, que repõe a proteína capilar e deixa o fio mais brilhante e macio.

O óleo de argan possui também a vitamina E, que é um poderoso antioxidante e combate o envelhecimento capilar.

Ele é indicado para cabelos ressecados, sem vida, com frizz e pontas duplas.

4– Óleo de coco

O óleo de coco é um dos queridinhos quando se fala em umectação capilar, pois deixa o cabelo muito bonito e brilhante desde sua primeira aplicação.

Assim como o óleo de argan, o óleo de coco é rico em ácidos graxos e vitamina K, que ajudam a restaurar e hidratar o fio do cabelo profundamente.

Além do mais, o óleo de coco estimula o crescimento do cabelo e também ajuda a diminuir o volume dos fios.

Ele é indicado para tratamento dos cabelos ressecados, danificados, com frizz, pontas duplas, sem brilho e sem vida. Ou seja, para todos os tipos de cabelos!

5 – Óleo de rícino

O óleo de rícino é considerado um dos melhores óleos para umectação capilar!

Isso porque ele é completíssimo, ou seja, oferece inúmeros benefícios para a saúde capilar de forma rápida e eficaz!

Dê só uma olhada nos benefícios:

  • Estimula o crescimento capilar
  • Combate a queda dos fios
  • Diminui a caspa
  • Combate a quebra dos fios
  • Hidrata o cabelo
  • Recupera fios danificados
  • Deixa o cabelo mais encorpado
  • Diminui as pontas duplas
  • Ativa a circulação do couro cabeludo
  • Tem ação antifúngica e antibacteriana
  • Sela as cutículas
  • Dá brilho
  • Diminui o frizz

E aí, gostou de saber?

O óleo de rícino é muito espesso e é difícil de usá-lo sozinho, por isso a sugestão é de misturá-lo com outro óleo 100% vegetal que você deseje.

Ele pode ser misturado tanto com o azeite de oliva quanto com o óleo de coco e o resultado será bastante bom!

6- Óleo de macadâmia

O óleo de macadâmia é composto pelo ácido palmitoleico que também é produzido pelo corpo humano e encontrado no sebo que se forma sobre a pele. Justamente por isso, ele possui elevada afinidade com a nossa pele e quando usado para umectação penetra com muita facilidade no couro cabelo realizando a sua nutrição sem deixar o cabelo oleoso.

A presença da gordura monoinsaturada na região do couro cabeludo ajuda a protegê-lo dos desgastes do dia a dia como poluição, raio UV, produtos químicos e a ação da chapinha e do secador. Veja mais alguns benefícios promovidos pelo óleo de macadâmia nos nossos cabelos.

  • Reduz o frizz dos cachos
  • Controla o volume
  • Dá brilho
  • Devolve a elasticidade natural dos fios (isso reduz a quebra e o aparecimento de pontas duplas)
  • Deve também ser usado em cabelos quimicamente tratados. 

O óleo de macadâmia pode ser aplicado em qualquer tipo de cabelo até mesmo nos oleosos. Porém, ele é indicado, principalmente, para pessoas que têm cabelos cacheados, volumosos e com frizz. O óleo também possui maior indicação para quem tem cabelos ressecados.

A aplicação do óleo de macadâmia é muito simples. Basta passar um pouco na palma das mãos, esfregar uma na outra e espalhar o produto desde a raiz até as pontas. Lembre-se de separar o cabelo em mechas para que o óleo alcance todas as partes e faça uma massagem no couro cabeludo a fim de obter uma maior penetração. Caso queira fazer uma hidratação, você pode misturá-lo à máscara e aplicar nos fios.

ATENÇÃO! ABANDONE A CHAPINHA! 
SEU USO DIÁRIO NÃO É RECOMENDADO!

Chapinhas causam danos que lesionam a estrutura interna dos fios: o córtex. O excesso de calor pode modificar a forma da queratina presente nos fios, sendo que esta proteína é responsável pelas propriedades mecânicas do cabelo, como a elasticidade e a resistência dos fios capilares.

HIDRATAÇÃO!
FIOS MAIS BRILHANTES, RESISTENTES E SEDOSOS!

Diga adeus aos seus dias com o cabelo seco e sem brilho! A hidratação repõe a água perdida no couro cabeludo, tratando o fio e proporcionando melhor aparência.

Dicas de hidratação capilar para este verão

Veja algumas dicas fáceis de hidratação que você pode fazer em casa e até quando estiver viajando.

Dica # 1

  • Escolha a máscara de hidratação correta para seu cabelo. 
  • Esteja com os cabelos limpos.
  • Aplique a máscara nos cabelos úmidos. 
  • Aplique mecha por mecha. 
  • Desembarace o cabelo. 
  • Use a quantidade certa. 
  • Deixe agir pelo tempo indicado na embalagem. 
  • Enxágue em seguida.

Dica # 2

Opte por uma ampola

O mercado da beleza também conta com ampolas, que são tão eficientes quanto os cremes e fáceis de levar quando for viajar. Seu modo de uso é bem similar ao de alguns cremes de hidratação: basta usar xampu, condicionador e passar a ampola nos fios. Ela é tão prática que pode ser usada até mesmo durante o banho – é só esperar cinco minutinhos e já enxaguar.

Dica # 3

Se você optar por levar os produtos de casa, existem algumas formas de fazer isso sem ocupar um espaço precioso na bagagem. A dica é levar aqueles sachês de amostra grátis! Geralmente, eles ocupam praticamente zero espaço e são de dose única. Então é só levar a quantidade de sachês de acordo com os dias que estiver viajando para tratar seus cabelos.

Outra forma de levar os produtos economizando espaço, é usar embalagens próprias para viagem. Elas geralmente são vendidas em farmácias e não custam caro. Então, encha-as com os produtos, coloque-as em uma nécessaire e boa viagem!

Por isso tudo, é imprescindível que todos se conscientizem de que manter os cabelos bem cuidados e hidratados deve ser uma constante e não apenas quando chega o verão.

Veja mais detalhes sobre Capilia Longa e O2 Hair, clicando na imagem abaixo.

loção capilarLoção capilar 60 ml
Capilia Longa e O2 Hair em loção é o produto ideal para estimular o crescimento dos cabelos e prevenir a queda capilar. Promove o aumento do volume capilar, assegura brilho, força e cuidados com o bulbo capilar.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments