Como prevenir o Alzheimer com alimentação

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Essa doença, que leva uma pessoa a desenvolver um quadro de demência e perda da memória, acontece com maior frequência a partir dos 65 anos. Acomete, principalmente, a população feminina.

Embora ocorra em idades mais avançadas, o Alzheimer tem um longo processo de evolução até manifestar os primeiros sintomas e, após se estabelecer, não tem cura. Desta forma, é preciso tomar cuidados para se prevenir desde cedo ou evitar os seus avanços. 

O que é o mal de Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença caracterizada pela atrofia e deterioração lenta e progressiva do cérebro. Isso acaba afetando as funções cognitivas, especialmente a memória. Também afeta a locomoção, deglutição e comunicação em casos mais avançados. 

Essa doença não tem cura e o tratamento consiste em preservar as funções cerebrais que ainda não foram afetadas, assim como amenizar sintomas como a depressão e a insônia.

Essa doença está associada a fatores genéticos. Ou seja, se existem casos na família, a chance de um descendente ter Alzheimer é mais elevada. Todavia fatores ambientais e o estilo de vida de uma pessoa são determinantes para que essa doença se desenvolva ou não.

Como prevenir o Alzheimer?

Há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar o Alzheimer ou, ao menos, retardar o seu aparecimento e estender a quantidade de anos sem as manifestações dessa doença. Confira quais são elas!

  • Dormir bem
  • Fazer exercícios físicos
  • Controlar os problemas psicológicos
  • Estimular a cabeça
  • Cuidar da saúde
  • Evitar o excesso de peso
  • Ter uma alimentação balanceada

Confira os alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer

1 – Feijões

Esses carboidratos complexos são ricos em antioxidantes, importantes para combater inflamação e manter o cérebro saudável.

2 – Frutas vermelhas

Ajudam a reduzir a perda de neurônios e a melhorar a memória.

3 – Vegetais coloridos

Cores indicam que um alimento é rico em antioxidantes, que colaboram para proteger os neurônios da degradação associada com a idade.

4 – Folhas verdes

Vegetais folhosos são ricos em folato e estão relacionados à desaceleração do declínio cerebral.

5 – Castanhas

Nozes, amêndoas, avelãs e pistaches são ricos em fibras, gordura e vitamina E (nozes são as melhores para o cérebro).

6 – Azeite de oliva

Rico em gordura saudável, protege os vasos sanguíneos do corpo inteiro, incluindo os do cérebro.

7 – Aves

A vitamina B12, presente no frango e no peru, pode ajudar a combater o declínio cerebral relacionado com a idade.

8 – Vinho tinto e sucos vermelho-escuros

Com moderação, os antioxidantes do vinho tinto podem ajudar a prevenir a degeneração cerebral. Sucos integrais e sem açúcar de uva e romã também.

9 – Salmão e frutos do mar

As gorduras ômega 3 são essenciais para o desenvolvimento e a manutenção da saúde cerebral.

10 – Grãos integrais

As vitaminas E e do complexo B presentes em grãos integrais como trigo, aveia e quinoa ajudam a diminuir o risco de Alzheimer.

Agora que você descobriu as principais maneiras de como prevenir o Alzheimer, é só começar! Manter um estilo de vida saudável é a melhor forma de prevenir essa doença. Caso, mesmo assim, você manifeste os primeiros sintomas de demência, procure um médico imediatamente para receber orientações e o tratamento adequado.

Veja mais detalhes sobre Magtein™ (Magnésio L-Treonato), clicando na imagem abaixo.

memória e alzheimer500mg 60 Cápsulas
“A suplementação a base de Magtein (Magnésio Treonato) desenvolve a atividade cognitiva, melhora a memória (de trabalho, a curto e longo prazo) e o aprendizado. Além de tratar o Alzheimer, a ansiedade e o estresse.” Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments