Como o metabolismo funciona?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

metabolismo interfere no processo de emagrecimentoVocê vive de dieta, pratica exercícios e mesmo assim tem dificuldade para emagrecer? O problema pode estar no seu metabolismo!

Vamos começar pelo conceito. A palavra metabolismo, de origem grega, significa mudança. Assim, o metabolismo é o conjunto de mudanças e transformações que os nutrientes e outras substâncias químicas sofrem dentro das nossas células. Esse processo gera a energia que o corpo precisa para desempenhar as suas funções. Para realizar as atividades, o corpo consome a energia que ele mesmo produz.

De maneira mais objetiva, o metabolismo nada mais é do que a queima de calorias para se manter vivo.

O metabolismo divide-se em dois tipos:

-Anabolismo:  reação onde são produzidas novas substâncias a partir de substâncias mais simples.
Este processo é responsável pelo crescimento e regeneração dos tecidos e órgãos presentes no nosso organismo.

-Catabolismo: inverso do anabolismo, é o processo de degradação de uma substância complexa para uma mais simples, que gera energia.

O metabolismo é regulado pelo sistema hormonal. Hormônio do crescimento, testosterona e insulina são exemplos de hormônio anabólicos. Já o cortisol, tem ação contrária, ou seja, é um exemplo de hormônio catabólico.

Vários fatores influenciam a velocidade do metabolismo, como genética, peso, idade, altura, sexo, temperatura ambiente e prática de atividades físicas. Desta forma, pessoas com uma boa atividade metabólica conseguem gastar mais energia que os outros. Isto explica o fato de algumas pessoas comerem muito sem engordar enquanto outros sofrem para perder peso.

metabolismo lento pode causar desconforto abdominalPessoas com metabolismo lento geralmente tem mais dificuldade para emagrecer. Isso porque o organismo demora mais para processar os alimentos e o intestino funciona devagar. A lentidão pode gerar também prisão de ventre, má digestão e protuberância abdominal.

80% da atividade metabólica é determinada por fatores genéticos, enquanto os outros 20% dependem de fatores que você pode controlar. Por isso, é muito importante que você assuma novos hábitos para melhorar o desempenho do seu organismo na queima de gorduras.

Confira algumas dicas para acelerar o metabolismo:

-Quanto mais músculos você tiver, maior será seu gasto calórico. Os músculos queimam calorias de maneira contínua, independente de você praticar exercícios ou não. Pratique atividades que auxiliem no desenvolvimento da massa muscular.

-Controle o intervalo entre as refeições. Quanto maior o tempo sem se alimentar, mais lento será o metabolismo, pois ele diminui para poupar energia. Faça entre 5 e 6 refeições diárias, em pequenas quantidades, mastigando bem devagar.

– Pratique atividade física regularmente, combinando exercício aeróbico com ginástica localizada ou musculação. Com exercícios regulares, a atividade metabólica será contínua.

-Durma bem e não se esqueça de tomar água.

-Cuide da alimentação, diminuindo o consumo de açúcar e gordura. Mas é preciso ter atenção e não fazer dietas tão radicais. Se você ingerir poucas calorias, seu organismo vai fazer uma espécie de reserva, ou seja, vai preservar as calorias e com isso, reduzir o seu metabolismo. É importante ter um cardápio equilibrado e não restritivo.  Se você reduzir drasticamente o consumo de calorias, ocorrerá um efeito contrário, e você terá mais dificuldade para emagrecer.

fibras aceleram o metabolismoA dieta para acelerar o metabolismo inclui alimentos ricos em fibras, como grãos integrais, aveia, legumes, frutas e verduras. As fibras levam mais tempo para serem digeridas e com isso, aumentam o metabolismo.

Além das fibras, vale a pena investir também nos alimentos termogênicos, como chá verde, café, gengibre, chocolate e pimenta. A água gelada também possui efeito termogênico, pois induz o trabalho metabólico, obrigando o organismo a trabalhar mais para regular a temperatura corporal.

Outros alimentos que ajudam a melhorar a ação metabólica: frutas secas, nabo, rúcula, chá verde, cebola, ovos, azeite, nozes, azeite, frutas cítricas, iogurte, amêndoas, entre outros.


Conheça o produto Gojiberry Plus Termogênico, clicando na imagem abaixo.

Gojiberry Plus Termogênico

Gojiberry Plus Termogênico

Gojiberry Plus Termogênico, um composto rico em vitaminas e aminoácidos que auxilia no controle de peso. Suas cápsulas possuem extrato de Goji Berry que fortalece o sistema imunológico e modera o apetite.

 

comprar

 

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments