Como manter o equilíbrio emocional

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

controle emocional é a habilidade em lidar com as emoçõesNão é uma tarefa fácil conquistar um verdadeiro equilíbrio emocional. Já existe um movimento na Psicologia conhecido como Psicologia Positiva cujo foco é estudar as características da personalidade que podem contribuir para a saúde emocional das pessoas

Mas afinal de contas, o que é equilíbrio emocional?

Equilíbrio emocional é a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adaptando-os conforme a situação e expressando-os de maneira saudável para si e para o grupo no qual está inserido.

A emoção, como também a razão, faz parte da natureza do homem.

As diferenças enriquecem a vida e as pessoas, e é importante aprender a viver com mais flexibilidade.

O caminho mais rápido para essa situação é encontrar o equilíbrio entre razão e emoção.

A razão excessiva faz com que o sujeito vivencie e expresse pouco suas emoções, absorvendo toda a carga emotiva.

Já a pessoa mais sensível, que explicita seus sentimentos com facilidade, age por impulso e pode gerar situações sociais desconfortáveis.

mantenha o equilíbrio emocionalConheça alguns passos importantes para promover tanto o equilíbrio emocional no trabalho como perante as adversidades da vida:

– Dê tempo a si mesmo para processar os acontecimentos:
Quando você se depara com alguma adversidade, é importante parar para processar o que está acontecendo. Algumas pessoas vão lhe dizer que o melhor é esquecer e seguir em frente. Mas é importante ter o seu tempo de reflexão, análise e leitura do sucedido.

– Evite reações descabidas:
Cada situação com certeza irá demandar um tipo de resposta de acordo com a nossa forma de ser ou de olhar a situação no momento. Numa situação de revés é inevitável que se tenha algum tipo de reação, mas evite reação precipitadas.

– Viva o presente. Não se paralise pelo passado:
É necessário encarar as decepções e superar os sentimentos de culpa para que não entre numa espiral negativa e enraíze uma mentalidade de vítima.

– Persista:
Quando analisamos as pessoas bem sucedidas, vemos uma caraterística que as define como persistentes. Perante a adversidade mantêm o foco nos objetivos traçados, quando a grande maioria das pessoas desistiria. Eles avançam, mesmo sentido os grandes obstáculos que encontram pelo caminho, com uma perspectiva de longo prazo.

O conhecimento das emoções e sentimentos do sujeito é um dos primeiros passos para a busca do equilíbrio emocional.

Busque o equilíbrio emocional e viva plenamente! A Farmácia Eficácia indica o Rescue Remedy! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

 

 

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments