Como diminuir a ansiedade e nervosismo

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Magnólia para tratamento de ansiedade e nervosismoVivemos em um cotidiano no qual todas as emoções estão à flor da pele e cada vez mais pessoas sofrem com ansiedade e nervosismo, e até mesmo depressão. Aprender a controlar esses sintomas e a sentir-se melhor consigo mesmo, sem recorrer a medicamentos, é uma necessidade para levar uma vida com mais qualidade.

Na maioria dos casos, esses sintomas são consequência de um cansaço devido ao excesso de trabalho ou à alguma preocupação familiar ou financeira. De uma maneira geral, a mudança de hábitos é a melhor ‘fórmula’ para combater a ansiedade e qualquer outro sintoma das doenças  psicossomáticas, que podem influenciar na saúde do corpo de uma maneira intensa.

Veja a seguir 7 dicas que podem ajudar a reduzir o stress, a ansiedade e o nervosismo.

Pratique atividades físicas regularmente

Atividades de baixo impacto como caminhar, andar de bicicleta ou nadar são ótimas armas para diminuir os níveis de ansiedade e a probabilidade de sofrer de depressão. Durante os exercícios, é importante deixar sua mente trabalhar em pensamentos relacionados à própria atividade física ou outros pensamentos positivos.

Durma um sono tranquilo

Um sono reparador é essencial para acordar no dia seguinte bem-disposto e com energia suficiente para enfrentar os problemas. O cansaço físico das atividades regulares pode ajudá-lo a dormir melhor.

Evite o consumo de estimulantes

Muitas pessoas procuram na cafeína, no álcool e no tabaco, a fuga para os seus problemas, mas na verdade a redução da ansiedade é apenas aparente e momentânea.

Evite contato com qualquer situação extremante estressante

Algumas situações aumentam a ansiedade e nervosismoSe ocorrer alguma discussão ou situação que deixa você desconfortável e nervoso, afaste-se por alguns minutos. Tente relaxar e perceber como pode lidar com aquela situação que o incomoda. Quando se sentir melhor, volte.
Mais calmo e com as ideias em ordem você vai conseguir resolver o problema sem se estressar demasiadamente.

Métodos alternativos

Sessões de massagem, acupuntura, ioga e meditação são atividades que ensinam a controlar sua mente e seu corpo, através da combinação de técnicas respiratórias e corporais.  Muitas pessoas também buscam tratamentos alternativos como a homeopatia e o uso de florais de Bach.

Use a alimentação como aliada

Alimentos que sejam fonte de triptofano (precursor da serotonina), como a banana e o chocolate, são ótimos para controlar a ansiedade. Mas consuma-os de forma moderada para não ganhar peso. 

Trabalhe a respiração e o relaxamento

Se conseguir relaxar os músculos, vai começar a se acalmar, diminuir a tensão e aumentar a clareza do seu pensamento. Se você praticar o relaxamento muscular sem a presença de uma ameaça, este exercício vai-se tornando automático podendo posteriormente ser usado para combater a ansiedade.
A respiração profunda e o relaxamento dos músculos, promovem uma gostosa sensações de leveza, descontração, tranquilidade e clareza de pensamento.

Tente o seguinte exercício:

Feche os olhos e foque somente na sua respiração (uma das formas de focar a atenção é escutar o som da respiração). Faça isso durante 1 minuto.
Durante esse minuto, não deixe que interferências externas distraiam sua concentração e tente focar sua atenção no modo como respira, Sinta como os diferentes músculos se movem durante a inspiração e a expiração, esteja atento a todas as sensações que sente quando respira.
À medida que você for respirando e escutando a sua respiração, vai perceber que ficará mais tranquilo e relaxado.

A Farmácia Eficácia indica o produto Magnólia! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

 

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.