Como cuidar das unhas das mãos

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Assim com sua pele e seu cabelo, suas unhas também precisam de cuidados especiais para que não fiquem ressecadas, fracas e suscetíveis à quebra. Por isso, ter um dia da semana para ir ao salão fazer as unhas é o sonho de muitas mulheres, não é mesmo? Mas, mesmo que você não tenha esse tempo, para ter mãos sempre bonitas, só vai precisar de algumas atenções especiais para cuidar das unhas.

Como cuidar das unhasAs unhas devem ser sempre mantidas limpas e bem aparadas – o ideal é que o corte seja mantido no formato levemente oval ou reto, para evitar encravamento ou descamação. Pois, como qualquer outra parte do corpo, elas também podem apresentar problemas que afetam a sua saúde, por isso o cuidar das unhas é tão importante.

Um dos problemas mais comuns, a unha encravada ocorre quando uma das pontas “penetra” na pele ao seu redor durante o crescimento. Consequência de um corte errado da unha ou do uso de sapatos apertados, nem todos sabem como cuidar de unhas encravadas. Em geral, costuma ser tratada com antibióticos, anti-inflamatórios e, em casos extremos, cirurgia. E, para prevenir, recomenda-se evitar sapatos apertados, arredondar a borda das unhas ao aparar e evitar cortar em excesso.

Conheça outras doenças de unhas e seus cuidados:

  • Infecção bacteriana (mais conhecida como unheiro) – este problema é comumente causado por instrumentos de manicure não esterilizados ou pelo uso de produtos de limpeza, como desinfetante e água sanitária. Os sintomas são inchaço, vermelhidão, dor ao toque e deformação da unha. Para tratamento, consulte um dermatologista para que ele possa receitar o antibiótico mais indicado para a situação.

Tratamentos para doenças de unhas

  • Manchas de sangue  – esta incidência não pede tratamento especifico e tende a sumir com o tempo. Surgem com o uso de alguns remédios ou após pequenos traumas, que rompem vasinhos localizados embaixo da unha.
  • Unhas fracas, quebradiças ou descoladas – as causas nesse caso são diversas, entre elas anemia, diabetes, uso exagerado de esmaltes e fortalecedores de unha com formol e o atrito constante (como ao digitar no computador, por exemplo). Hidratantes com ureia e silicone ajudam no tratamento.
  • Fungos e micoses – são mais comuns nos pés e podem ser transmitidos em piscinas e praias ou por instrumentos de manicure não esterilizados. Como sintomas comuns, as unhas perdem o brilho, ficam grossas e acabam se soltando. Nesses casos, o tratamento é demorado e deve ser recomendado exclusivamente por um dermatologista.

Então, para cuidar das unhas e deixá-las bem saudável, invista na hidratação das cutículas. Quanto mais hidratadas, menor a chance de ficarem esbranquiçadas e com pontinhas soltas. Espalhe um creme nas mãos sempre que lavá-las ou ao sentir que estão ressecadas.

Além disso, para manter suas unhas fortalecidas, é importante utilizar um óleo fortalecedor e manter uma dieta rica em cálcio, proteínas e alimentos com vitamina A (como gema de ovo, leite e derivados, sardinha, couve, espinafre, entre outros).

Por ultimo, mas não menos importante, evite levar as mãos à boca, o ato de roer as unhas ou apenas o contato da saliva, resseca muito as cutículas.


Conheça o produto Pantocare Plus 90 Cápsulas, clicando na imagem abaixo.

Pantocare Plus 90 CápsulasPantocare Plus 90 Cápsulas
Pantocare Plus é um complexo de vitaminas que fortalece os cabelos e unhas quebradiças, reduzindo a queda e recuperando a saúde.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.