Coloração da urina: como vai a sua hidratação?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Tempo de leitura: 9 minutos

Estar atento à coloração da urina deve ser um hábito simples que pode prevenir que doenças evoluam sem diagnóstico.

O xixi que é considerado saudável tem uma coloração amarelada, e isso se deve às altas quantidades de urobilina em sua composição — que é uma substância formada pelo organismo em decorrência da degradação da hemoglobina (presente nas nossas hemácias, ou células vermelhas do sangue).

Amarelo claro é a cor da urina normal.

O que significa quando a urina está muito clara ou muito escura?

Quando a cor da urina se aproxima da água pode significar que bebeu muito líquido ou que seus rins perderam a capacidade de concentrar o xixi, como ocorre na doença renal crônica.

Amarelo forte

A coloração amarela forte ou alaranjada pode ser apenas indicativo de que está faltando líquidos no organismo ou significar que outras coisas estejam acontecendo. Em caso de infecção da urina há uma grande quantidade de células chamadas leucócitos que deixam a urina mais forte e frequentemente com mal cheiro devido à presença especialmente de bactérias. Também podem existir outros sintomas associados como dor ou ardor para urinar. A pessoa acometida pode fazer xixi diversas vezes em pequenas quantidades e mediante esforço, dor na região inferior da barriga, enfim, características de infecção na bexiga (cistite) ou infecção na uretra, que é o canal que liga a bexiga ao meio externo (uretrite).

Vermelho, marrom ou mais escuro

Em geral, a urina de cor avermelhada ou alaranjada, ou ainda cor de “chá mate”, ou cor de “refrigerante de cola” é sinal de perda de sangue pela urina. Este sangue pode estar vindo dos rins ou das vias urinárias. Por exemplo, pedras que andam pelos canais que levam o xixi podem machucá-los e o sangue sair acompanhado de dor na região lombar de forte intensidade. No entanto, pode ser mais preocupante até do que isso, como é o caso de tumores, tuberculose, nefrites, enfim, apenas o médico poderá, por meio de um exame simples, saber exatamente o que ocorre.

Quando o fígado está doente o paciente pode produzir excesso de bilirrubinas, que podem ser eliminadas pelos rins e colorir a urina de cor acastanhada ou mesmo marrom.

Outras cores

Não devemos nos esquecer de que alguns corantes naturais, como o da beterraba, amora e mirtilo, podem colorir a urina, sem ser necessariamente uma doença se instalando ou já instalada. O mesmo pode acontecer em relação aos corantes artificiais que podem tornar a urina de cores inimagináveis e estão contidos principalmente em remédios.

Além disso, algumas bactérias não tão habituais na urina, geralmente infecções adquiridas em ambiente hospitalar ou na presença de entupimentos da via urinária, são capazes de produzir um pigmento azul ou verde. São as pseudomonas, conhecidas como bacilos piociânicos (ciano=azul).

Na dúvida, busque ajuda médica

Por isso, prestar atenção na cor da urina é fundamental, pois pode prevenir que doenças evoluam sem diagnóstico. Os nefrologistas recomendam que, sempre que possível, o vaso sanitário seja claro, de forma a permitir que pequenas alterações possam ser notadas. Beber bastante líquido também é uma recomendação universal, a menos que o indivíduo esteja se tratando de uma insuficiência renal.

Sempre que tiver dúvida, procure seu médico. Um exame de urina simples pode trazer muitas informações importantes.

Saiba a importância de uma boa hidratação e quais são os males para uma pessoa que toma pouco líquido no dia

Nada é mais refrescante e saudável que um copo d’água. É preciso ficar atento aos sinais para não deixar que o corpo desidrate. Veja quais são eles:

1. Sensação de boca seca

A água potável lubrifica as mucosas da boca e da garganta, deixando a área úmida, como sempre deve estar. Beber outro tipo de líquido resolverá temporariamente o problema.

2. Pele seca

A pele é o maior órgão do corpo e deve ser hidratada com frequência. A pele seca é um dos primeiros sinais de desidratação, que pode trazer consequências mais sérias. A falta de água significa, também, falta de suor, isso reflete na impossibilidade de o organismo limpar impurezas (sem falar na urina). Sua escassez também impede o corpo de eliminar o excesso de gordura. Tomar água resolverá tudo isso.

3. Muita sede

Sentir sede não é o mesmo que ter a boca seca. Escute o seu corpo, ele sabe o que é necessário.

4. Olhos secos

Sem a quantidade necessária de água no organismo, os olhos ficam vermelhos, os canais lacrimais secam e isso pode afetar os olhos, ainda mais para quem usa lentes de contato.

5. Dor nas articulações

As articulações e os discos cartilaginosos são compostos de água. Por isso, é necessário beber água, para não prejudicar os ossos e para manter as articulações fortes.

6. Diminuição da massa muscular

Os músculos também são compostos de água. Beber água antes, durante e depois de fazer exercícios é muito importante para se sentir bem e reduzir a probabilidade de inflamações e dores.

7. Sensação de cansaço e sonolência

Quando o corpo começa a retirar água do sangue para se hidratar, falta oxigênio, o que leva à sensação de cansaço e sonolência.

8. Sensação constante de fome

Um organismo desidratado pode enviar sinais de fome por mais estranho que isso possa parecer. Isso acontece de repente, fazendo com que você coma sem necessariamente estar com fome. Não é difícil de entender, visto que a comida contém líquido. Além disso, a água ajuda muito na digestão.

9. Problemas digestivos

Já comentamos sobre a importância de umedecer a mucosa oral, e isso está relacionado com o sistema digestivo. Sem a devida hidratação, a densidade da mucosa estomacal se reduz, fazendo com que o suco gástrico maltrate os órgãos internos, causando o que chamamos de acidez estomacal e indigestão.

10. Sintomas de envelhecimento precoce

Quando envelhecemos, é necessário aumentar a ingestão de água, porque nosso corpo não consegue reter a quantidade de água suficiente.

11. Ficar mais tempo doente que os outros

A água ajuda a eliminar as toxinas. Os órgãos trabalham como um só na hora de filtrar o que não precisam. Sem água, esse mecanismo pode falhar. Ao sofrer desidratação, os órgãos começam a retirar água do sangue, por exemplo, o que pode levar a uma longa lista de problemas.

A cor da urina diz muito sobre a hidratação.

Saiba que é muito importante ficar atento à cor da urina para balancear a nossa ingestão de água, ela diz se a hidratação do corpo está adequada ou se está insuficiente, indicando desidratação.

A urina é um liquido eliminado pelos rins e é um dos principais veículos de excreção das substâncias desnecessárias para o organismo. A eliminação da urina também é responsável pelo controle de volume de água e concentração de minerais, colaborando para o equilíbrio corporal.

Ela deve ser composta por 95% de água, 2% de ureia e 3% de nutrientes variados em pequenas quantidades. Desta forma, a água facilita o trabalho dos rins porque dilui os compostos que devem ser eliminados.

Os rins são órgãos de extrema importância para filtrar o sangue diariamente. Neste processo, parte dos compostos do sangue é filtrado, reabsorvido e assim os rins selecionam o que deve ser eliminado ou não. Por isso, é preciso prestar atenção na cor de sua urina.

urina pode ter diversas cores, inclusive em um único dia. É comum que o primeiro xixi do dia seja mais escuro, concentrado, afinal você passou a noite inteira sem beber água e está desidratado.

Dependendo da ingestão de água durante o dia, o xixi tende a clarear ou continuar escuro. Quando a urina está concentrada, os rins têm mais dificuldade para filtrar as toxinas e assim grande parte fica retida.

O acúmulo constante de toxinas e sobrecarga no trabalho dos rins, podem favorecer o surgimento de alguns problemas de saúde, tais como:

• Infecção urinária
  • Cálculos renais (pedras nos rins)
  • Uremia
  • Acidose metabólica.

Mas, a ideia é perceber a coloração da urina e ajudar os rins a trabalharem sem esforço, bebendo mais água.

Como manter a hidratação do corpo?

Hábitos para beber mais água:

• Chás sem adoçar – senão a pessoa aumenta a ingestão de glicose;
  • Chás diuréticos – opte por alternativas que, além de hidratar, ainda aceleram o metabolismo – como o chá verde e o chá preto;
  • Sucos sem adoçar – senão a pessoa aumenta a ingestão de glicose;
  • Garrafinha de água – leve uma na bolsa e mantenha sempre à vista;
  • Despertador no celular – programe o despertador para despertar de hora em hora e capriche na garrafinha quando ouvir o alarme;
  • Águas aromatizadas como a água de gengibre. Acrescente ervas aromáticas, rodelas de limão e cubos de gelo e terá uma mistura refrescante e bem agradável.

Beber água é extremamente importante para ajudar os rins e todos os outros órgãos funcionarem adequadamente.

Agora que você aprendeu que a urina tem a ver com a sua hidratação, vamos dar uma força para os nossos amigos rins e vamos juntos tomar água regularmente.

Veja mais detalhes sobre Remédio para pedra nos rins, clicando na imagem abaixo.

coloração da urina30 ml
Sofre com as incomodas dores do cálculo renal? Temos a solução para você! O remédio para pedra nos Rins da Farmácia Eficácia, que é uma fórmula homeopática, que auxilia no tratamento do cálculo renal de forma eficaz.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.