Chumbo e os riscos à saúde dos cosméticos

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

O chumbo é um elemento químico de número atômico 82, massa atômica 207,2 e pertencente ao grupo 14 da tabela periódica. Ele caracteriza-se por ser um metal pesado, tóxico e maleável. Em temperatura ambiente, é encontrado no estado sólido, com coloração branco-azulada e que em contato com ar torna-se acinzentado.

O que o chumbo pode causar ao ser humano

Contaminação por chumbo pode causar doenças severas e levar à morte. Em humanos, a acumulação de chumbo no organismo pode afetar severamente as funções cerebrais, sangue, rins, sistema digestivo e reprodutor, inclusive com possibilidade de produzir mutações genéticas em descendentes.

O chumbo entra no corpo principalmente por inalação ou ingestão, sendo diretamente absorvido, distribuído e excretado. Grande parte do chumbo corpóreo se armazena nos ossos que é o principal depósito do metal no corpo.

As pessoas estão se intoxicando diariamente pelo metal e nem se dão conta disso.

Muitos cosméticos possuem uma dose de chumbo – produtos de beleza com chumbo: quais os riscos e por que evitar

As tinturas capilares que utilizam o acetato de chumbo são as tinturas progressivas, que são compostas de soluções aquosas de sais metálicos. Elas são usadas para escurecer cabelos grisalhos, pois o chumbo combina-se com o enxofre disperso e também com o enxofre das proteínas do cabelo, formando o sulfeto de chumbo, que tem a cor preta.

Nem todas as pessoas podem fazer uso das tinturas progressivas com acetato de chumboMulheres grávidas, por exemplo, não podem usá-las, para as demais pessoas, o seu uso deve ser somente no couro cabeludo, jamais para a coloração de bigodes, sobrancelhas, cílios ou pelos de outras partes do corpo. Deve-se usar luvas e lavar bem as mãos após o manejo do produto.

É preocupante saber que o uso de chumbo em cosméticos remonta desde os períodos da Idade Antiga. Evidências arqueológicas indicam que os egípcios já usavam compostos contendo chumbo em preparações específicas para a região dos olhos na forma de maquiagem em pó, loções ou mesmo pomadas gordurosas.

O chumbo pode ser um contaminante em grande parte dos cosméticos, incluindo protetores solares, bases, esmaltes de unha, batons e creme dental branqueador.

Chumbo em batom

É desconfortante saber que batons podem conter metais pesados. A maior quantidade de chumbo foi registrada na cor rosa, e a menor, no protetor labial neutro. No Brasil, diversas marcas contêm até oito outros metais pesados, que vão de cádmio a alumínio.

Ainda não se proibiu a venda do produto, pois não há nenhuma pesquisa que prove que há relação entre o chumbo e a incidência de doenças. Além disso, também não existem estudos sobre os níveis seguros do contato do metal com os lábios.

Estudo publicado pela Universidade Federal de Minas Gerais mostra que, de 22 tipos de batons testados no mercado brasileiro, apenas um, de origem francesa, não continha chumbo.

Muitas empresas estão adotando uma nova postura e eliminando este metal nas composições dos seus produtos. No entanto, a maioria das empresas e produtos vendidos nas lojas possuem grande quantidade de chumbo.

Entre outras doenças causadas pelo chumbo estão: anorexia, gastrite, cefaleias agudas e distúrbios mentais gerais. Além disso, a alta exposição a esse metal pode afetar o metabolismo do osso no período da menopausa na mulher, contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose.

O chumbo pode causar vários efeitos indesejáveis no organismo, tais como:

  • Perturbação da biossíntese da hemoglobina e anemia.
  • Aumento da pressão sanguínea.
  • Danos aos rins.
  • Abortos.
  • Alterações no sistema nervoso.
  • Danos ao cérebro.
  • Diminuição da fertilidade do homem através de danos ao esperma.
  • Diminuição da aprendizagem em crianças.
  • Modificações no comportamento das crianças, como agressão, impulsividade e hipersensibilidade.


O feto pode ser prejudicado pelo chumbo através da placenta da mãe, podendo causar-lhe sérios danos ao sistema nervoso e ao cérebro.

Devido à elevada toxidade do chumbo e dos seus compostos, ações para prevenir e reparar contaminações ambientais são comuns nos tempos atuais. Materiais e dispositivos que contém chumbo não podem ser descartados ao ambiente. Devem ser reciclados.

A reciclagem é um processo com desafios muito grandes a serem enfrentados diante dos resíduos gerados durante o processo de reciclagem.

Durante todo o trabalho de reciclagem, ocorrem emissões de gases e efluentes, ambos contaminados com o chumbo. Muito tem sido feito para reduzir ao máximo essas contaminações e minimizar o impacto desse processo em todos os envolvidos, ou seja, ser humano e meio ambiente.

Como eliminá-los?

O tratamento natural para eliminar os metais pesados tem se baseado nos seguintes suplementos naturais, que contêm propriedades quelantes, isto é, possuem um elemento que se une aos metais pesados e os elimina de nosso organismo. Sendo assim, o tratamento natural nos permite não experimentar os efeitos secundários que costumam ocorrer quando recorremos aos produtos adquiridos em farmácias.

É possível mudar a alimentação para ajudar na desintoxicação, basta utilizar no cardápio:

  • Alga Chlorella: alga rica e de potente efeito desintoxicante de todo o tipo de substâncias prejudiciais, não somente os metais pesados, em virtude de seu alto conteúdo de clorofila que será um ingrediente principal deste tratamento.
  • Coentro: planta usada tradicionalmente como condimento. Nesse sentido, além de suas propriedades como quelante, contém uma grande quantidade de vitaminas, especialmente as vitaminas A e K e em menor medida a vitamina B, C e E.
  • Alho: alimento medicinal muito recomendado para tratar várias doenças e que também será muito útil nesse tratamento. Seus componentes depurativos ajudam a expulsar todo tipo de toxinas do nosso organismo.
  • Magnésio: este mineral não tem propriedades quelantes, mas é muito útil para facilitar a eliminação dos elementos tóxicos.

Alimentos que também ajudam a desintoxicar e eliminar metais pesados:

1-Spirulina

A spirulina é uma alga azul-esverdeada da região do Havaí. Ela é capaz de remover metais pesados do sistema nervoso, cérebro e também do fígado. Pode ser ingerida através de extrato em pó, bastando duas colheres com água, preferencialmente de coco.

2-Suco de extrato de cevada

A cevada é muito poderosa para remover todos os metais pesados do sistema reprodutivo, baço, pâncreas e intestino. Duas colheres com água de coco todos os dias.

3-Amoras silvestres de Maine

As amoras silvestres de Maine são excelentes para a eliminação de metais pesados do sistema cerebral, além de reparação de seu tecido. Recomenda-se comer ao menos a quantidade de uma xícara por dia.

4- Alga dulce (Palmaria palmata)

Também chamada de alga vermelha do atlântico, é usada tanto como comida como medicina.

Além de todas as informações apresentadas, é importante ressaltar que para eliminar metais pesados do organismo de forma natural é recomendado aumentar o consumo de coentro, pois essa planta medicinal tem ação desintoxicante no organismo, removendo metais como mercúrio, alumínio e chumbo das células afetadas e ajudando a reduzir seus malefícios no corpo.

Viu como é fácil desintoxicar o organismo do chumbo? Diminua ou corte o uso desses produtos, ou então utilize propriedades desintoxicante.

Veja mais detalhes sobre Spirulina + Clorella, clicando na imagem abaixo.

chumbo60 cápsulas
“A spirulina quando ingerida absorve água, aumenta de volume e ocupa maior espaço no estômago. Desta maneira ela confere saciedade e diminuição da fome. É um produto natural, fonte de proteína, betacaroteno e vitamina B12.” Farmacêutica Livia C. O. Guerra

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments