Cardápio para colesterol alto e triglicérides

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Tempo de leitura: 2 minutos

Doença que avança de forma silenciosa, o colesterol alto é um problema que afeta quase metade da população adulta e gera preocupações por se um dos principais responsáveis pelo desencadeamento de doenças no coração. Aqui no blog, já demos poderosas informações de como controlar o colesterol alto. Agora, vamos dar dicas de alimentação para você montar um cardápio eficiente para controlar o colesterol alto.

Como já sabemos, os níveis de altos de colesterol e triglicérides são prejudiciais para o bom funcionamento do organismo e, por isso essa condição requer controle rigoroso e diário a fim de prevenir o desencadeamento de doenças secundárias.

A primeira medida é modificar a sua dieta!

Dieta para baixar colesterol alto

Na maioria dos casos uma dieta mais saudável e apropriada é o suficiente para manter os dois em níveis de colesterol e triglicérides. Então, anote essas dicas e melhore a sua alimentação!

O que comer: fibras solúveis diariamente, legumes, frutas (maça, banana, morango), aveia, azeite de oliva, frutos secos (como nozes), gorduras saudáveis (como as dos peixes).

O que não comer (ou evitar ao máximo): alimentos industriais, embutidos, gorduras saturadas, carnes vermelhas, lácteos, frituras, doces, álcool. Também é importante evitar o consumo excessivo de frutas.

Trocas alimentares importantes

  • Pão francês por pão de forma integral
  • Leite integral por desnatado
  • Óleo de soja e outros por azeite
  • Pizza de mussarela pela de vegetais
  • Salgadinhos por castanhas
  • Cereais açucarados por aveia
  • Bauru por sanduíche de peito de peru e queijo branco
  • Camarão por peixe
  • Picanha por lombo
  • Manteiga por margarina
  • Quindim por compota de frutas
  • Suco de laranja pelo de uva
  • Chá de ervas por chá-mate
  • Cebola branca por roxa
  • Molho branco pelo de tomate
  • Chocolate ao leite pelo amargo
  • Sal por ervas e alho
  • Frango com pele por um sem pele
  • Queijo pelo tofu
  • Pipoca de micro-ondas pela de panela

Sucos para colesterol alto

Para completar o seu cardápio alimentar, você pode apostar em sucos que combinam bons alimentos para reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos.

  • Suco de limão e gengibre

Para preparar, use um limão, cem gramas de raiz de gengibre e um pouco de água.

  • Suco de laranja, maçã, limão e beterraba

Pegue duas laranjas, meio limão, uma maçã e uma raiz de beterraba, corte-os e misture no liquidificador.

  • Suco de laranja, kiwi e morango

Uma unidade de cada fruta, batidas no liquidificador é uma ótima receita para controlar o colesterol.

  • Suco de maça, pepino e salsão

Um pouco de água filtrada, uma unidade de maça, pepino e salsão.

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

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rosivania

oi boa tarde,
meu filho esta com trigliceridos muito alto 352, que tipo de dieta ele pode fazer..mais ele não é gordo. está com a imc 21,6

Ellen Frazão

Olá, boa tarde!

Normalmente os valores de Triglicerídeos podem aumentar pelo excesso de consumo de carboidratos e gorduras.

Algumas sugestões que podem ajudar são: evitar o consumo de alimentos ricos em gordura processada, como salsicha, linguiça, presunto, mortadela, hambúrguer e comida pronta congelada.
Adicionar na dieta gorduras boas como azeite, castanhas, amendoim, amêndoas, sementes de chia, linhaça, girassol, peixes como atum, sardinha e salmão, e abacate.

Evitar o excesso de produtos como açúcar, pão de sal, salgados, pizza, macarrão, bolos, biscoitos em geral, sobremesas, refrigerantes e sucos artificiais.
Substituir por fibras, sucos naturais, frutas, verduras e alimentos integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, farelo de trigo e de aveia, aveia em flocos, quinoa e lentilha. Sementes, como chia, linhaça, gergelim, abóbora e girassol, são excelentes para ajudar nos valores do triglicérides.

Mas lembrando sempre, que o acompanhamento com um médico e um nutricionista é imprescindível para equilibrar os níveis triglicerídeos e melhorar a qualidade de vida.

Nós temos na Eficácia o FitoBlock que é um suplemento natural que ajuda a diminuir os Triglicerídeos.
Eu vou deixar o link dele aqui para você conhecer mais! https://bit.ly/2Pb4SlN

Cristiane Cornetta

Bom dia, descobri recentemente que estou com o triglicerideos alto e por consequencia meu colesterol aumentou um pouco também. Nunca tive nenhum problema de saúde, descobri em exames de rotina. O que vocês me recomendariam para ajudar a diminuir isso. Tenho 37 anos e peso 64 kg. Obrigada.

Ellen Frazão

Olá, Cristiane! Tudo bem?

Recomendo cápsulas de Berinjela 250mg.
Você pode estar adquirindo através do link: http://bit.ly/2BfAcGN

Espero que tenha conseguido lhe ajudar. Se ainda tiver alguma dúvida, por favor, me avise. Conte comigo sempre que precisar!

Sheila Moraes

Bd estou com o triglicerideos alto , já tive trombose, gostaria de uma dieta e remédio q eu poderia tomar ?tenho 43 Anos 93 kilo e difícil exército pq tenho duas proteses de quadril eu fazia hidroginastica mas tiver q dar uma parada. …

Ellen Frazão

Olá boa tarde, tudo bem?

Sugiro que corte as gorduras, coma 3 porções de fruta no dia e aumentar a ingestão de água, abaixo segue os medicamentos que vão te auxiliar:

https://www.farmaciaeficacia.com.br/omega-3-oleo-de-peixe-1g?af=d3d9446802a44259755d38e6d163e820

https://www.farmaciaeficacia.com.br/capsula-seca-barriga?af=d3d9446802a44259755d38e6d163e820

Espero ter ajudado, boa tarde!