Cabelo e pele ressecada no inverno? veja como recuperar!

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 8 minutos

O inverno é, com certeza, o inimigo número 1 da sua pele. Da mesma maneira, não podemos deixar de ressaltar que também não é nada agradável para o seu cabelo. Assim como o frio congelante e o aquecimento interno excessivo podem ressecar sua pele, eles também podem sugar a umidade do seu cabelo, levando a uma série de problemas indesejados para os fios, incluindo frizz estático, pontas duplas, e um couro cabeludo tenso e coceira, entre outras coisas. 

Dicas de cuidados com os cabelos no inverno

Confira a seguir algumas dicas de cuidados para cabelos ressecados no inverno, que ajudarão a conservar seu cabelo com um aspecto bonito e saudável.

1. Reduza a utilização de aparelhos de modelagem 

Chapinhas, secadores e babyliss são os maiores vilões por criar ou piorar o cabelo seco no inverno, pois suas temperaturas ficam muito quentes, prejudicando os níveis de umidade do cabelo.

2. Use produtos naturais para cuidar do seu cabelo

Cabelos quebradiços e couro cabeludo seco não são necessariamente causados pelas condições secas do inverno, mas podem ser agravados pelos tipos de shampoos que você usa. Silício, parabenos, alérgenos e outros irritantes encontrados em produtos comuns para o cuidado do cabelo podem realmente pesar e piorar seus danos. 

Escolha shampoos e condicionadores que hidratam e defendam seus cabelos contra os danos ambientais, e procure ingredientes naturais e hipoalergênicos que não causam coceira seca no couro cabeludo, inchaço da pele ou acentuam a caspa.

3. Duplique a nutrição e hidratação capilar

Sabendo que o seu cabelo vai sofrer com as condições do inverno, restaure a qualidade aplicando uma variedade de tratamentos capilares. Após a lavagem, use o condicionador para restaurar a hidratação. 

Aplicar uma máscara capilar durante a noite será maravilhoso para seus fios, pois ajudará a repor e restaurar a umidade em seu couro cabeludo seco, que se esgota devido às mudanças de temperatura do calor seco em ambientes internos e do ar frio do inverno.

Outra opção é o tratamento com queratina, que restaura e revitaliza os fios de cabelo. Este tratamento popular é formulado para reduzir o frizz enquanto fortalece a estrutura do cabelo.

4. “Resfrie” seu cabelo após lavar em água quente

É muito gostoso tomar um banho quente e úmido quando está frio lá fora. Mesmo que isso possa restabelecer a energia após um dia longo e agitado, seu cabelo pode estar sinalizando o contrário. A água quente pode certamente diminuir a oleosidade natural do couro cabeludo e secar a haste do cabelo, além de fazer o mesmo com a pele. O recomendado é tomar banho em água morna e se possível encurtar as sessões de banho. 

Reduza as lavagens frequentes de cabelo, pois isso pode alterar o Ph da pele, especialmente se o cabelo for sujeito a ressecamento. Isso dará aos óleos naturais do couro cabeludo uma chance de reabastecer o cabelo seco. Caso seu cabelo seja oleoso, considere a aplicação de um shampoo para cabelos oleosos, que irão refrescar e remover o excesso de óleo. 

5. Faça secagem correta de seu cabelo

Após lavar os cabelos, deixe-os secar naturalmente por um curto período. Entretanto, você também precisa se certificar de que seu cabelo está totalmente seco após um tempo. Isso é fundamental porque o cabelo úmido pode causar caspa, queda excessiva, pontas duplas e coceira no couro cabeludo. Caso precise usar um secador em seu cabelo, use as configurações mais baixas para evitar danificá-lo. 

Dicas de cuidados com a pele no inverno

Consumir os alimentos certos e evitar banhos muito quentes estão entre os principais cuidados com a pele na estação mais fria do ano.

Independentemente de qual estação do ano você prefere, o fato é que todo mundo precisa adotar alguns cuidados com a pele no inverno.

Devido as baixas temperaturas e a redução da umidade do ar, o tecido cutâneo fica sujeito ao ressecamento e isso deixa a pele mais áspera, sensível e propensa a lesões. Veja quais são as principais dicas para evitar esses problemas.

1. Use diariamente o protetor solar

A radiação UVB, que é a maior causadora das queimaduras, é mais intensa no verão. No entanto, os raios UVA, que intensificam o envelhecimento e aumentam ainda mais o risco de câncer de pele, têm a mesma intensidade o ano todo.

Por isso, o protetor solar deve ser utilizado diariamente mesmo no inverno, inclusive em dias nublados, pois a radiação atravessa as nuvens. Escolha um produto adequado para o seu tipo de pele e com FPS 30 ou superior.

2. Substitua banhos quentes por mornos e demorados por rápidos

Por mais que seja gostoso tomar um banho bem quentinho, deve-se dar preferência à água morna a fim de evitar danos à camada protetora da pele. Também o ideal é utilizar sabonete neutro e não usar esponjas e buchas muito ásperas, que agravam ainda mais esse efeito.

Além disso, os banhos muito quentes podem causar a descamação do couro cabeludo. A dermatite seborreia (caspa) é mais acentuada no inverno devido à maior velocidade do crescimento das células, e a água quente pode desequilibrar ainda mais a produção de sebo. 

3. Hidratar é fundamental

É essencial tomar muita água para permitir o bom funcionamento do organismo e preservar a hidratação e a integridade da pele, evitando o ressecamento e a descamação.

Aproveite os dias mais frios para complementar o consumo de água com chás naturais sem açúcar. Procure apenas evitar o chá preto, que tem efeito desidratante.

4. Alimente-se adequadamente e proteja sua pele

Além de se alimentar corretamente primando para a saúde no geral, é importante consumir os nutrientes que favoreçam os cuidados com a pele. Consumir as isoflavonas, presentes na soja, ajudam a evitar o ressecamento por preservar o conteúdo de água e proporcionam mais elasticidade ao tecido cutâneo.

A vitamina E e o selênio são encontrados em oleaginosas, como castanhas, nozes e amêndoas. E o chocolate, a versão amarga, contém flavonóides, substâncias com efeito antioxidante que também são benéficas para a pele. 

5. Aplique um hidratante facial próprio para o seu tipo de pele

O rosto é visivelmente uma das regiões mais expostas ao vento frio, por isso ele precisa de cuidados específicos. Sabe-se que o hidratante facial é fundamental para quem tem a pele seca. No entanto, pessoas com a pele oleosa também precisam utilizá-lo para prevenir a perda de água e recuperar a barreira de proteção do tecido cutâneo.

O hidratante para pele seca pode ser à base de ureia, aloe vera e óleo de amêndoas, enquanto a pele normal pode se dar melhor com ativos como vitamina A e E. Já para as peles mista e oleosa, deve-se escolher um hidratante oil-free com textura em gel.

6. Hidrate também os lábios contra o frio

A pele que recobre os lábios é extremamente fina e bastante delicada, ficando ainda mais sujeita às rachaduras provocadas pelo ressecamento. Sendo assim, recomenda-se utilizar um hidratante labial várias vezes ao dia, protegendo-os contra o frio, o vento e a baixa umidade do ar.

Vale ressaltar que umedecer os lábios com saliva pode até proporcionar alívio temporário, mas esse hábito tende a ressecá-los ainda mais. Além disso, procure não puxar as “pelezinhas” que se soltam com os dentes, pois isso pode causar sangramentos.

7. Cuide das extremidades com produtos específicos

Mãos, cotovelos e joelhos são partes do corpo que possuem poucas glândulas sebáceas, por isso elas produzem uma quantidade menor de óleo e ficam mais vulneráveis aos prejuízos causados pelo frio.

Logo, os cuidados com a pele no inverno também incluem o uso de um hidratante corporal para conter a perda de água e uma esfoliação suave quinzenal ou conforme as necessidades para remover as células mortas.

8. Consulte um dermatologista

Caso você já tenha a pele bastante sensível ou ela esteja muito ressecada, avermelhada ou apresentando alguma lesão, é fundamental conversar com o dermatologista para obter o diagnóstico correto e descobrir a melhor forma de tratamento.

Além disso, esse médico vai orientar você sobre os produtos mais adequados para o seu tipo de pele, levando em consideração características como nível de oleosidade, tendência ao ressecamento e grau de sensibilidade. 

Veja mais detalhes sobre Ácido hialurônico, clicando na imagem abaixo.

cuidados com rosto no inverno50 mg – 60 cápsulas
‘’É um ativo inovador para a pele, visto que age a favor da hidratação e manutenção do colágeno, proporcionado uma pele bem tratada e bonita, cuida ainda das articulações, prevenindo doenças como a artrite”. Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Luarah Fagundes

Perfeito! Amei conhecer o blog de vocês 😘

Ellen Frazão

E eu amei tê-la por aqui, Luarah! Um grande abraço <3

Kellyane Maria Campos

Estava procurando algo bem completo, amei 🙏🏼

Ellen Frazão

Olá, Kellyane! Fico muito feliz em atender as expectativas, abraços 😉

Junia Ferreira

Ótimas dicas! Obrigada pessoal 💚

Ellen Frazão

Por nada, Junia! Eu que agradeço pelo carinho 😉