Bioflavonóides: conheça os benefícios da vitamina P

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Menos famosa e popular que as vitaminas C e D, a vitamina P é um conjunto de bioflavonóides, com propriedades antiinflamatórias e antioxidantes e que podem prevenir doenças.

Mesmo sem saber, com certeza você já ingeriu flavonóides na alimentação, mas você sabe o que eles são? E qual a importância deles para o bom funcionamento do seu organismo?

Os flavonóides são componentes considerados bioativos. Isso quer dizer que possuem ação direta em uma célula, tecido e organismo vivo. Nas plantas, por exemplo, atuam como pigmentos coloridos, desempenhando funções variadas, entre elas a proteção contra os raios ultravioletas.

Eles fazem parte da classe de compostos fenólicos de origem natural e carregam propriedades farmacológicas que atuam no organismo humano levando benefícios para a saúde. Como, por exemplo, a prevenção de coágulos sanguíneos, pois ajuda a fortalecer e aumenta a flexibilidade dos vasos sanguíneos.  

Entretanto, não são produzidos pelo corpo. Uma das formas de obter esses componentes de forma natural é através da dieta saudável.

Flavonóides são encontrados na alimentação

A origem da vitamina P é natural, entretanto ela não é produzida pelo organismo. O que ocorre é a produção dos compostos flavonóides a partir do metabolismo dos vegetais.

Ou seja, a partir da ingestão de alguns alimentos ricos nesse nutriente, como verduras, frutas e cereais, o corpo consegue metabolizar a sua produção.

 Veja alguns dos alimentos ricos em flavonoides:

  • Alimentos processados;
  • Bebidas como vinho e chás verde e preto;
  • Cereais e sementes, como soja, nozes e linhaça;
  • Especiarias, como tomilho e erva-doce;
  • Frutas, principalmente as de cor vermelha (uva, framboesa, morango, romã, maçã, blueberry, morango, entre outras);
  • Legumes;
  • Cebola e alho;
  • Vegetais, como espinafre, couve e brócolis;
  • Outros alimentos, como mel, café e cacau.

Substâncias aliadas à manutenção da saúde

Associados a uma rotina de hábitos saudáveis, os bioflavonoides oferecem alguns benefícios à saúde:

  • auxiliam na prevenção de doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, diabetes, artrite, catarata e câncer;
  • contribuem para a absorção de vitamina c, fortalecendo o sistema imunológico;
  • ajudam a melhorar o sistema circulatório, regular as taxas de colesterol e pressão arterial;
  • colaboram na prevenção do envelhecimento precoce;
  • cooperam com o controle do apetite e protegem o fígado.
  • pesquisas mostram ação inibitória de alguns bioflavonóides contra uma protease do vírus HIV;

Apesar de ser muito importante para a preservação e manutenção da saúde, a vitamina P não é muito famosa por uma razão bem simples. Comparado com outros nutrientes essenciais na alimentação saudável, os flavonóides não são se apresentam indispensáveis. Isso porque suas funções e benefícios podem ser desempenhados por outras substâncias naturais.

É claro que, com tantas propriedades boas para o organismo, se possível, é recomendado incluir os alimentos ricos em flavonóides na alimentação. 

Não há nenhuma evidência científica que indique a quantidade de bioflavonóides que uma pessoa deve consumir diariamente. Mas sempre que possível, acrescente esses alimentos na sua dieta.

Você já conhecia os compostos da vitamina P? Sabia sobre o papel deles no bom funcionamento do organismo?

Veja mais detalhes sobre Bioflavonóides, clicando na imagem abaixo.

100 mg – 60 cápsulas
Bioflavonóides são substâncias compostos de rutina, hesperidina, quercetina, picnogenol, flavonóides, entre tantas outras, encontradas mais comumente em frutas e vegetais…Ajuda a estimular o sistema imunológico, possui ação anti-inflamatória e se destaca por auxiliar na absorção da vitamina C e a produzir colágeno.’’ Farmacêutica Mariana Souza

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, média: 4,33 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments