Beterraba: conheça os benefícios para a saúde

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 4 minutos

O nabo de sangue que também é conhecido como beterraba é excelente para nossa saúde e pode ser incorporado em diversos tipos de cardápios diferentes.

Essa raiz tem um sabor diferente, por lembrar a terra e ser levemente adocicada e pode ser comida crua, cozida e, até, mesmo estar presente nos sucos de frutas.

Além disso, ela é extremamente benéfica à saúde por ser rica em antioxidantes, por prevenir a alteração da degeneração celular e por ajudar no combate ao câncer.

 Beterraba: conheça os benefícios para a saúde:

Veja a seguir, os benefícios da beterraba para a sua saúde:

  • Controla a pressão – já que contém nitratos que ajudam no controle da dilatação dos vasos sanguíneos;
  • Melhora o rendimento nos treinos – ao relaxar os vasos sanguíneos, ela permite que ocorra a chegada de mais nutrientes aos músculos que estão sendo mais exigidos em determinado tipo de treino;
  • Ajuda a fortalecer o sistema imunológico – por ser rica em zinco e ativa hormônios que são responsáveis pela produção das células de defesa do organismo;
  • Combate e previne a anemia – por conter em sua fórmula ferro e vitaminas do complexo B ajuda no controle e no combate da anemia;
  • Mantém nossos músculos saudáveis – isso ocorre porque a beterraba é rica em potássio e cálcio mantendo, sempre, as fibras musculares saudáveis;
  • Cuida do nosso sistema nervoso – porque é muito rica em vitamina B1 e vitamina B2;
  • Previne que você envelheça precocemente – é extremamente rica em vitamina C, um potente antioxidante que evita o envelhecimento precoce das células;
  • Previne o câncer – além da vitamina C, é, também, muito rica em betalaína, que ajuda a diminuir o risco de a pessoa contrair um câncer;
  • Mantém os olhos saudáveis além de evitar a catarata – isso ocorre, pois, ela é rica em vitamina A que é muito importante para a nossa saúde ocular;
  • Previne problemas pulmonares e no fígado – por conter vitamina C e betalaína.

Saiba por que a beterraba é vermelha

A beterraba é rica em fibras, carotenoides, ácido fólico e vitamina A, porém, seu principal componente e nutriente é a betalaína (pigmento natural que dá a coloração à raiz). Esse pigmento possui uma poderosa ação antioxidante. 

Veja como consumir e receitas fáceis com a beterraba

A melhor forma de consumi-la é crua, já que a betalaína é muito sensível ao calor e, com isso, perde a maior parte de seus nutrientes. 

Fazer um suco de laranja com essa raiz também é uma boa pedida. Outra forma de consumi-la de forma saudável e gostosa é temperando em uma salada com limão.

Que tal uma panqueca?

Ingredientes:

  • 4 ovos;
  • 2 xícaras de chá de leite;
  • 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
  • 1 xícara de chá de beterraba picada;
  • 50 mL de azeite.

Modo de fazer:

Bata no liquidificador: os ovos, o leite, a farinha de trigo, o azeite e a beterraba fazendo com que eles adquiram uma consistência de massa ao serem liquidificados. 

Em uma frigideira quente, que deve ser untada com azeite, espalhe uma concha da massa. Quando estiver dourada vire para o outro lado e quando estiver tostada, retire do fogo.

Nesse calor, nada melhor do que um picolé.

Ingredientes:

  • 2 beterrabas grandes;
  • 500 mL de água;
  • ½ cenoura;
  • ½ abacaxi;
  • 10 folhas de hortelã;
  • Açúcar a gosto.

Modo de preparar:

Bata no liquidificador as frutas e a hortelã no liquidificador e acrescente o açúcar a gosto. 

Coloque em forminhas de picolé e leve ao congelador.

Fácil né? Espere 4 horas para deliciar!

A beterraba é uma raiz tuberosa riquíssima em açúcar, proteínas, vitaminas, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Além de ser um dos vegetais mais doces que nosso paladar conhece, se sobressai por ser extremamente rica em ferro.

E, dentre os benefícios que traz ao nosso organismo podemos destacar: o combate à anemia e à perda excessiva de líquidos; o controle de problemas que podem surgir no baço e no fígado; ajuda no combate à prisão de ventre e outros, muitos outros benefícios. 

Além disso tudo, esse vegetal pode ser consumido de várias formas, o que facilita e muito para que ele faça parte do seu cardápio diariamente, crua ou cozida, nos sucos e saladas, nos bolos, nos refogados e nos omeletes.

Veja mais detalhes sobre Betacaroteno, clicando na imagem abaixo.

beterraba50 mg – 60 cápsulas
Betacaroteno é uma substância convertida em vitamina A no organismo , que possui grande importância para manter a beleza da pele, por assegurar um bronzeado mais duradouro e prevenir o envelhecimento da pele. Ainda cuida da saúde, por estimular o sistema imunológico.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.