Beta Alanina – Para quê serve?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 10 minutos

Fazer exercícios físicos intensos é algo natural para quem gosta de uma vida saudável, ou simplesmente superar seus limites. Independente das motivações, tudo tem um limite: se você não cuidar bem, o corpo responde de uma forma nada agradável, com aquelas lesões que te param por tempo o suficiente para começar tudo de novo. 

O beta alanina é usado justamente para esse fim! Embora não seja exatamente um suplemento muscular, o aminoácido presente em nosso fígado, usado na forma de fitoterápico, ajuda a manter o corpo mais descansado no pós-treino, ou mesmo em longos períodos de atividades físicas. 

Resumindo bem, a beta alanina impede que você tenha aqueles efeitos nada agradáveis após os exercícios, ao menos de uma forma menos intensa. Contudo, seus recursos vão muito além! Então, vamos ao básico?

A beta alanina é um aminoácido não essencial produzido pelo nosso próprio corpo de forma natural. Ela não participa no processo da síntese de proteínas, mas melhorar o desempenho físico produzindo a carnosina, substância que evita fadigas e cansaços.

Qual a função da Beta Alanina?

A Beta Alanina é um aminoácido que, combinado com a L-histidina, ajuda a formar um outro elemento importante para lidar com a fadiga muscular, a carnosina. Através dela, é possível diminuir a acidose presente nos músculos após o período de atividades físicas intensas.

Esse aminoácido é produzido pelo corpo, mas em níveis bem menores do que os encontrados em suplementos vitamínicos. Logo, a suplementação por beta alanina é um belo aliado nos cuidados constantes para quem pratica exercícios físicos intensos, seja por hobby ou por competição. 

A beta alanina serve para aumento da força e massa muscular, aumento do desempenho físico e a resistência física, além de diminuir a fadiga e o cansaço. Seu uso é comum por fisiculturistas, lutadores, militares e até atletas.

Esse aminoácido funciona mais ou menos assim: quando estamos fazendo algum exercício há muito tempo, é exatamente o cansaço e a fadiga que nos dizem qual a hora de parar.

Como a beta alanina retarda a fadiga e incentiva, é possível prolongar o exercício e, consequentemente o seu aproveitamento, ajudando a ter melhores resultados e até mesmo mais rápidos.

Quem deve tomar beta alanina?

A beta alanina é indicada geralmente para pessoas adultas, que não tenham algum tipo de sensibilidade ao aminoácido, e embora tenha como base a suplementação, pode ser aplicado para quem deseja manter o corpo ativo, diminuindo os efeitos do estresse muscular.

Na prática, a beta alanina é uma suplementação incrível para quem deseja ter os melhores resultados em exercícios físicos. Especialmente para quem deseja praticar atividades de alto impacto e curta duração. Exercícios que levam os músculos ao limite pedem pela beta alanina como parte de suas atividades.

Ao elevar os níveis de carnosina, a recuperação torna-se mais rápida e menos dolorida. Obviamente, ele não faz uma recuperação instantânea, o que pede cuidado e paciência para o atleta.

O segredo para o seu sucesso no consumo é a consistência. Ao iniciar a suplementação, recomenda-se o uso junto a outros suplementos vitamínicos e assim garantir os seus efeitos.

Beta Alanina: Como tomar?

A medida ideal de beta alanina depende do impacto dos seus exercícios físicos. Como medida geral, é recomendado cerca de 2 g/dia, fracionados em duas vezes por dia. 

O horário em si não chega a ser importante, então não é preciso considerar o uso no pré-treino ou no pós-treino, embora possa ser uma forma de potencializar os efeitos a longo prazo.

Você também pode considerar o tipo de atividade física de alta intensidade na hora de usar a beta alanina. Um praticante de ciclismo, por exemplo, podem tomar como pré-treino, para potencializar os efeitos dos sprints. E assim por diante, para cada tipo de exercício.

Seu uso é indicado em até 12 semanas seguidas. A recomendação varia de 4 a 5 gramas por dia, levando sempre em consideração outros fatores biológicos.

Qual a função da beta alanina

Como falamos até aqui, a beta alanina é uma grande aliada contra a fadiga muscular, recuperando o corpo mais rapidamente para que o nível de estresse não chegue a ser tão grande. Agora, um ponto importante para ressaltar: a beta alanina não ajuda na hipertrofia. 

Apesar de tornar os exercícios mais valiosos em tempo, a suplementação por beta alanina em si não faz os músculos crescerem. O que pode ajudá-lo nessa tarefa são opções específicas de compostos de nutrientes para o corpo, como os suplementos da Growth, por exemplo.

Se seu interesse é aumentar a musculatura, uma boa combinação de suplementação com a beta alanina é a creatina, voltada especificamente para tornar a hipertrofia mais eficiente. Só não deixe de combinar com um bom descanso. 

Para quê é indicado a beta alanina?

Se você deseja expandir suas atividades físicas para limites maiores, a beta alanina é o melhor caminho. Para dar um exemplo prático de como o aminoácido vai ajudá-lo a garantir seus rendimentos, considere o tempo que você leva para se recuperar de uma atividade física.

Com a beta alanina, é possível fazer com que a fadiga seja reduzida, quando não eliminada totalmente se seus exercícios já estão habituados. Para fazer um uso mais eficiente, consulte um médico especializado, como um nutricionista ou um endocrinologista, por exemplo.

Quanto tomar por dia?

Duas vezes por dia é o suficiente para conseguir seus efeitos. A quantidade exata varia bastante de usuário para usuário, sempre mantendo a base de 2 g/dia, mais as especificações de peso e análises com um médico. Para evitar possíveis efeitos colaterais, pode-se espaçar o uso ao longo do dia, para facilitar seu pré-treino ou pós-treino.

Quais os benefícios da beta alanina?

Ao tornar o corpo mais resistente aos efeitos da fadiga, o principal benefício da beta alanina é justamente promover um bem estar maior para o corpo cansado. Se utilizado corretamente, e a longo prazo, os efeitos vão além!

Afinal, como um corpo bem cuidado e descansado, a performance física se torna mais eficiente, o que vale o complemento com outros recursos, como a creatina, por exemplo. 

Com a recuperação mais rápida, ganha-se mais força e explosão nos músculos, fazendo com que as atividades físicas sejam mais intensas e práticas ao longo do tempo. E mesmo que não faça exercícios constantes, o fato de ficar menos fatigado garante mais energia ao longo do tempo, abrindo muitas possibilidades!

Beta alanina dá formigamento?

Sim, como um efeito colateral por mau uso. O excesso de beta alanina pode gerar formigamento nas mãos e nos braços, em uma condição chamada de parestesia. Contudo, fique tranquilo: embora possa durar entre 60 e 90 minutos após o consumo do aminoácido, seus efeitos passam sem sequelas.

A melhor forma de evitar o formigamento da Beta Alanina é espaçar o seu uso ao longo do dia. Então não deixe de consumir a quantidade indicada por grama, porém separe de maneira segura, e da maneira que achar mais prática.

Efeitos colaterais da beta alanina

Além do formigamento, o único outro efeito colateral possível devido ao uso de beta alanina é a presença de coceira em regiões como braços, pernas e boca. Em casos mais extremos, há a possibilidade de ardência leve nessas regiões, e ondas de calor breves. 

Tudo isso só ocorre caso haja problemas de consumo excessivo do aminoácido, que você pode resolver facilmente se espaçar bem o uso ao longo do dia.

Seu consumo possui sim efeitos colaterais. Entre eles se encontram coceira na pele, formigamento ou ardência. O produto não é recomendado para mulheres grávidas. Pessoas que tomam remédios para problemas cardíacos ou disfunção erétil podem apresentar perigo ao ingerir a beta alanina. Por isso, seu uso não é recomendado sem a indicação e o acompanhamento de um profissional de saúde.

Conheça a produto Beta Alanina!

Beta Alanina
comprar

Dicas e cuidados

Para fazer o uso da Beta Alanina mais eficiente, temos algumas dicas que vão auxiliá-lo nesse processo. Você vai perceber que suas possibilidades vão ainda além da suplementação. 

  • Use a Beta Alanina para equilibrar o metabolismo. Ao produzir a carmosina com frequência, é possível manter os níveis de metabolismo mais equilibrados, tornando os exercícios mais consistentes. 
  • Complemente a alimentação com a Beta Alanina. Sendo um suplemento, não só a beta alanina como vários aminoácidos servem como uma base complementar a alimentação. Logo, você não precisa necessariamente fazer exercícios para ter os benefícios do beta alanina.
  • Não deixe de consultar o médico para acertar a dose. Embora exista um consumo base da beta alanina para manter-se de forma saudável, o ideal é sempre procurar por encaminhamento clínico, de preferência com um nutricionista, para que tenha a dose exata para sua saúde, evitando assim possíveis efeitos colaterais. 

Contra indicação da beta alanina

Não há nenhuma contra indicação da beta alanina. Os efeitos colaterais podem ser incômodos, porém são temporários e não causam sequelas à saúde. Caso ainda assim tenha suas dúvidas, é interessante procurar por um médico, para garantir os retornos mais adequados. 

Onde comprar a beta alanina?

Você sabe onde encontrar, certo? A Farmácia Eficácia oferece a Beta Alanina para deixar seus treinamentos mais leves e mais eficientes. Oferecemos, na fórmula, de cápsulas, nos seguintes formatos, atendendo demandas diferentes do público.

Com tantos benefícios e possibilidades, a Beta Alanina é um recurso muito útil e muito eficiente para quem deseja investir em qualidade para suas atividades físicas, ou mesmo garantir uma qualidade no dia a dia, especialmente para quem anda muito. 

Se você deseja investir na Beta Alanina, não deixe de investir na Farmácia Eficácia! Acompanhe todas as nossas opções!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 4,20 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments