Barba encravada, como resolver?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Se tem uma coisa que pode atrapalhar o dia a dia, é a barba encravada. Inclusive, alguns homens tendem a não fazer a barba para evitar esse incomodo desnecessário. Porém, trouxemos aqui hoje algumas dicas para ajudar quem sofre desta dificuldade.

Os pelos encravados na verdade são foliculites. São inflamações que acontecem quando o pelo está crescendo e se curva, entrando novamente na pele, gerando aquela coceira, dor e aspecto de espinha. As foliculites geralmente são ocasionadas por uma limpeza prévia precária antes de fazer a barba ou mau jeito na hora da barbeação. Ou às vezes, encontramos casos de quem realmente possui a pele sensível, e precisa dobrar os cuidados na hora de barbear os pelos.

Barba encravada: O que fazer?

Prevenção às vezes é o melhor remédio. Uma dica básica é a assepsia antes de raspar os pelos. Usar um sabonete neutro sem perfumes pode evitar bastante a irritação. Usar água quente ou morna, de preferência, para lavar o rosto é bom também, pois ajuda a abrir os poros e facilitar a saída do pelo. E o uso da lâmina deve ser feito de forma suave, usando a espuma de barbear para que o aparelho deslise com maior facilidade evitando irritações, seguindo o sentido de crescimento do pelo. O pós-barba também é bem-vindo, pois possui componentes que ajudam a suavizar a pele após o desgaste provocado pela lâmina.

Se a sua barba já está inflamada, a esfoliação é uma boa opção. Nem pense em espremer. Além de piorar o aspecto e o grau de inflamação, o risco de manchas no rosto é muito grande. Algumas misturinhas caseiras podem ser bem úteis:

Receita 1:

  • 1 colher de mel
  • 2 colheres de açúcar

Misture os ingredientes e aplique em seguida no rosto, de forma leve e em movimentos circulares. O açúcar vai ajudar a retirar as peles mortas e a oleosidade, enquanto o mel vai hidratar a sua pele.

Receita 2

  • 1 colher de sopa de fubá ou aveia
  • 1 colher de leite de soja

Misture os ingredientes e aplique no rosto, de forma leve e em movimentos circulares. O leite vai suavizar a pele enquanto o fubá ajudará a tirar as células mortas e diminuir a inflamação.

É importante ressaltar que, caso a barba inflamada esteja em um estágio bastante avançado, procurar ajuda de um profissional de saúde é fundamental para evitar manchas no rosto ou até algum problema mais sério.

Conheça o nosso produto Gel de Minoxidil 5%, clicando na imagem abaixo.
barba encravadaPara Barba
Minoxidil em gel foi desenvolvido para os homens que procuram uma barba sem falhas e mais volumosa, estimulando o crescimento dos fios.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

Deixe seu comentário