As principais causas da queda de cabelo

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo cabelo tem um ciclo de crescimento e queda. Porém, quando sua estrutura está fragilizada os fios quebram e tendem a cair mesmo fora da fase de queda. Tal problema costuma acontecer em pessoas que fazem muitos procedimentos químicos. Mas, além dos fatores locais, a queda também pode estar relacionada com questões de saúde.

A queda considerada normal é a de aproximadamente 100 fios ao dia. Essa perda ocorre por conta da renovação dos fios, que nascem, crescem e caem naturalmente. Porém, é quando a quantidade perdida supera a média normal que as coisas começam a ficar preocupantes. 

Principais causas da queda de cabelos 

Há múltiplas causas para a perda dos fios, e que podem ou não estar associadas. Elas passam por alterações hormonais, estresse, dietas restritivas, tratamento de doenças como o câncer, inflamações e doenças do couro cabeludo e o uso de medicamentos. Um diagnóstico correto é o primeiro passo para o tratamento adequado.

1. Estresse

Um dos efeitos colaterais do quadro é o aumento da queda de cabelos. Em casos graves de estresse pode ocorrer a alopecia areata, um tipo de queda que deixa “buracos” totalmente sem fios, espalhados pelo couro cabeludo. Adotar ações para redução do estresse, como a busca por tratamento psicológico, uma boa alimentação, descanso adequado e a prática de exercícios, melhora o quadro geral e, consequentemente, a perda dos fios. 

2. Eflúvio telógeno  

É o aumento repentino da queda dos fios, e pode ser agudo ou crônico. No eflúvio agudo, a queda está diretamente associada a algo que tenha acontecido anteriormente como pneumonias, infecções, pós-parto, cirurgias e estresse. Costuma cessar, na maioria dos casos, sem a necessidade de tratamento. 

3. Doenças da tireoide

O hipertireoidismo e o hipotireoidismo podem causar queda e afinamento dos fios. Através de exames, o médico consegue detectar se há algo de errado com a atividade da glândula e tratar a causa de forma medicamentosa ou, em casos mais graves, por meio de cirurgia.  

4. Anemia

A queda de cabelos pode ser um dos sintomas da deficiência de ferro no organismo, que também causa palidez, fraqueza e cansaço frequente. Uma alimentação rica em ferro e em vitaminas, além da reposição medicamentosa do mineral, tendem a cessar o problema. Consulte seu médico! 

5. Cistos ovarianos

A ocorrência da Síndrome dos Ovários Policísticos aumenta a presença de testosterona no organismo feminino, causando a queda de cabelo e outros sintomas. O tratamento é realizado conforme o quadro de cada paciente, podendo incluir indicação de perda de peso e uso de anticoncepcionais.   

6. Tabagismo

O hábito de fumar impacta o corpo humano de forma negativa, e é um dos motivos para a queda dos fios. Isso ocorre porque as substâncias presentes no cigarro se acumulam no organismo, causando degeneração nos vasos sanguíneos que alimentam o couro cabeludo. Os fios vão ficando fracos e caem mais. 

Enfim, se seus cabelos estão caindo mais do que o normal por um período prolongado, procure um médico dermatologista. Ele fará a investigação clínica e poderá detectar qual a causa disso, indicando o tratamento mais adequado.

Veja mais detalhes sobre Minoxidil Loção Antiqueda, clicando na imagem abaixo.

minoxidil queda de cabelos 120 ml
A Loção Antiqueda com Minoxidil ajuda a revitalizar a raiz do cabelo e normalizar o ciclo de crescimento.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments