Aromatizantes para uma boa noite de sono

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O ato de dormir vai muito mais além do descansar, quando dormimos contribuímos de forma significativa para o bom desenvolvimento do nosso corpo e da nossa mente. Mas, a correria do nosso dia a dia muitas vezes nos impede de dormir bem ou mesmo de dormirmos tempo suficiente para que nosso corpo e nossa mente estejam aptos para realizarem todas as atividades que precisam no dia seguinte.

Porém, não é só a correria e o estresse diário que prejudicam nossas noites de sono, existem outros fatores, por exemplo, agitação, excesso de atividades e compromissos, preocupações, problemas respiratórios e a insônia. 

Por isso, antes de dormir tente fazer exercícios de relaxamento e que te ajudariam a ter uma boa noite de sono, evite usar aparelhos eletrônicos, só vá para cama realmente na hora de dormir, evite ingerir alimentos e bebidas que aceleram o sistema nervoso central e pratique atividades físicas com regularidade.

Além disso, existem algumas propriedades naturais que podem contribuir muito para que você tenha uma noite de sono digna e sem interrupções e não levante um caco no dia seguinte.

  • A aromaterapia ajuda muito no combate ao estresse e a melhorar as suas noites mal dormidas. Ficar mexendo de lá para cá, pensando nisso e naquilo, vendo a hora passar e só ter sono na hora de acordar é definitivamente um pesadelo, mas o nosso nariz é uma porta aberta para o cérebro e quando sentimos alguns cheiros lidamos com muitas emoções. 
  • Quando sentimos um cheiro logo logo as moléculas que estão presentes em nosso nariz entram em contato com o sistema límbico transmitindo a ele uma mensagem. 
  • E, o nosso sistema límbico tem a responsabilidade de cuidar das nossas emoções e do nosso comportamento, por isso, rapidamente, respondemos aos produtos usados na aromaterapia. 
  • Então, se tem problemas de insônia e dificuldades para dormir um sono tranquilo busque um aroma que vai transmitir tranquilidade, por exemplo, a marcela. 

Já que estamos falando de aromas, vou contar pra você alguns segredos. Vou mostrar agora alguns óleos que são responsáveis por uma noite de sono tranquila e serena. São eles:

Óleo de lavanda 

  • Você pode pingar de cinco a seis gotas do óleo perto da sua cama (na cortina, por exemplo. Ou em uma toalha que fique na cabeceira da cama). 
  • Também pode fazer uma massagem nos seus ombros, nos pés e nas têmporas com uma solução 2%. Logo depois de tomar um banho bem quentinho.
  •  Ou mesmo usá-lo em forma de cápsula, apesar de que, o brasileiro ainda não usa muito essa última opção. 

Óleo de angélica

  • Usada como óleo para fazer massagens relaxantes e que te fazem dormir muito melhor.
  • Quando sair do banho, antes de se deitar, ponha um pouco de óleo em suas mãos e esfregue seus ombros e seus pés com movimentos circulares e firmes.
  • Logo em seguida, não use nenhum tipo de eletrônico, medite ou faça algum exercício de respiração para completar o relaxamento e vá direto para cama e tenha uma boa noite de sono.

Óleo de Ylang-Ylang

  • Era muito conhecido devido às suas propriedades afrodisíacas. Quem sabe você não uma o útil ao agradável?
  • Mas, quando associado e diluído junto com outros óleos, como, cedro, sândalo e cipreste. Combate o estresse, a raiva, o nervosismo, a insônia e o cansaço. 
  • Quando for usado para massagear seu corpo junto com os outros óleos ele deve ser diluído em água para evitar a irritação da pele.
  • Você pode aplicá-lo em todo corpo, massageando levemente antes de se deitar.

Óleo de camomila

  • Essa é super famosa pelo seu efeito calmante e com seu óleo não seria diferente.
  • Você pode colocar umas gotas do óleo em seu travesseiro antes de se deitar ou mesmo usá-lo para passar na pele junto com um hidratante após o banho para que seu corpo se sinta mais relaxado e avise seu cérebro que chegou a hora de se entregar ao sono e ao descanso merecido.

Óleo de neroli ou de flor de laranjeira

  • Se você quer uma ajudinha para ter uma boa noite de sono usando esse tipo de aroma, a dica é que você misture-o com olíbano, ylang-ylang e o óleo de lavanda.
  • Depois disso pingue cinco gotinhas na sua roupa de cama ou no travesseiro e inale esse cheiro por alguns segundos antes de se deitar. 
  • Ao se deitar aproveite o aroma para relaxar e eleve seus pensamentos para coisas boas, esqueça os problemas, deixe o trabalho para amanhã, seu corpo e sua mente precisam descansar e relaxar para que você consiga se manter saudável.

Óleo de valeriana

  • Combate estresse, ansiedade, insônia e nervosismo.
  • É muito utilizada como difusor de ambientes para ajudar as pessoas que têm problemas para dormir. Ao inalar o aroma da valeriana você manda um recado para o seu sistema límbico que chegou a hora de pôr o pé no freio. Que é hora de dormir e relaxar. E, certamente, em poucos minutos você estará em sono profundo e tranquilo.
  • Além disso, você pode usar o valeriana como floral, escalda pés, óleos para massagens e aromatizador para banhos.
  • Quando estiver muito tensa use o óleo de massagem caso não tenha uma banheira para colocar o aromatizante logo após o banho. O efeito é praticamente o mesmo.

Para resumir, os melhores aromas para que você consiga relaxar e ter uma boa noite de sono são:

  • Lavanda;
  • Manjericão;
  • Cânfora;
  • Camomila;
  • Manjerona;
  • Neroli;
  • Rosa;
  • Sândalo
  • Ylang-Ylang.

Muitas pessoas devem estar se perguntando como utilizar esses aromas, alguns podem ser utilizados com o auxílio de aromatizadores locais, outros podem ser colocados na roupa de cama, no travesseiro, no pijama, na máscara de dormir, ao lado da cama, em uma toalha na cabeceira da cama, existem inclusive máscaras de dormir e travesseiros que já vêm com esse tipo de aroma.

Formas para usá-los são infinitas, basta ter cuidado para não ter alergia ou mesmo se intoxicar com o excesso. 

Siga direitinho as orientações da pessoa especializada ou melhor capacitada para te ajudar ou mesmo a bula.

Ter uma noite de sono não é mais um pesadelo com tantos recursos virou uma doce realidade. Aproveite. O sono é fundamental para a saúde do seu corpo e da sua mente. Uma noite mal dormida pode trazer danos irreversíveis à nossa saúde. Cuide-se com carinho.

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.