Aprenda a hidratar os pés ressecados e rachados

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Tempo de leitura: 6 minutos

Quem tem os pés ressecados sabe o quanto é incômodo e, por isso, está sempre em busca de medidas que realmente ajudem a melhorar este desconforto. Mas, afinal, o que causa os pés ressacados? Existe mesmo tratamento? E tem como evitar o problema?

Então, se você quer exibir os pés lisinhos e macios, se liga nas nossas dicas!

Quer saber como tirar rachaduras dos pés e mantê-los hidratados? Então vamos lá! Em primeiro lugar é necessário entender as causas do problema. O atrito entre os pés e o calçado e o ressecamento da pele são alguns dos fatores, mas não os únicos.

A rachadura nos pés aparece quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia a dia, como, por exemplo, correr para o ônibus ou subir escadas.

Sendo assim, a melhor maneira de evitar que surja a pele cascão com fissuras nos calcanhares consiste, principalmente, em manter os pés bem hidratados, passando creme, pelo menos, 1 vez por dia.

No entanto, para quem já tem o pé ressecado e rachado, existe um ritual de cuidados que deixa a pele novamente sedosa e macia, permitindo utilizar sandálias e chinelos sem constrangimento.

Ritual de tratamento caseiro

Este ritual de tratamento para pés rachados deve ser feito, pelo menos, 2 vezes por semana ou todos os dias, durante períodos em que os pés estão muito ressecados.

1. Faça um escalda pés hidratante

O primeiro passo consiste em fazer um escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros, permitindo que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.

Para fazer o escalda pés deve-se:

  1. Colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de 8 a 10 cm, ou uma altura que permita mergulhar todo o pé na água;
  2. Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de creme hidratante, dependendo da quantidade de água;
  3. Misturar bem o creme na água, para dissolver completamente;
  4. Mergulhar os pés por 5 a 10 minutos, para garantir que a pele fique mole e absorva o creme.

O ideal para se fazer o escalda pés é que a água não esteja muito quente nem sem o creme hidratante, pois irá abrir e agredir os poros, podendo deixar a pele mais seca.

2. Seque os pés corretamente

Após terminar o escalda pés, é muito importante secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé. No entanto, deve-se evitar esfregar a toalha na pele, pois essa ação deixa a pele mais irritada e contribui para o aumento do ressecamento.

Assim, o ideal é secar a pele com leves movimentos de pressão sobre a pele, para retirar o excesso de água, e depois deixar os pés ao ar livre durante 2 minutos, para que sequem completamente.

3. Retire o excesso de pele com uma lixa

Este passo do ritual é opcional e só deve ser feito quando já não existem rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada. Nestes casos, após secar o pé com a toalha, mas antes de os deixar secar ao ar livre, deve-se utilizar uma lixa de pés, ou uma pedra pomes, por exemplo, para fazer movimentos leves sobre o calcanhar e retirar o excesso de pele morta.

Esta técnica também pode ser feita em outras regiões mais secas do pé, como a lateral do dedão. Depois, pode-se passar novamente o pé por água morna, ou retirar a pele que saiu, utilizando uma toalha, por exemplo.

4. Passe um creme hidratante

Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.

No caso de possuir um creme hidratante dos mais comuns, veja uma receita para o tornar num creme super hidratante e indicado para pés rachados.

Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele. Além do mais, a meia ajuda que o pé não escorregue, evitando possíveis quedas. Uma boa opção é fazer o ritual antes de dormir, para que se mantenha as meias por algumas horas e sem a pressão do sapato.

5. Use produtos específicos no caso de pés com fissuras

Para peles descamativas, cremes com ureia ajudam muito. No entanto, para pés com fissuras, é recomendado evitar a ureia dentro das lesões para não haver ardência. Deve-se utilizar um creme cicatrizante ou reparador (com dexpantenol, entre outros) nas fissuras para seu fechamento.

6. Não ande com os pés descalços

O hábito de andar descalço faz com que a sola dos pés e, principalmente, os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com a derme – que, por estar sofrendo compressão direta, necessita se proteger, e essa proteção se dá pelo espessamento da derme, deixando-a mais áspera e ressecada.

Principais causas do pé rachado

A falta de hidratação é a principal causa do pé rachado, pois deixa a pele menos flexível e mais fácil de quebrar. No entanto, existem alguns fatores que contribuem para a perda de hidratação, como:

  • Andar muito tempo descalço.
  • Utilizar frequentemente sandálias e chinelos.
  • Estar acima do peso.
  • Tomar banho com água muito quente.

Além disso, quem não bebe a quantidade de água necessária durante o dia também tem uma pele mais seca e, por isso, tem maiores chances de ficar com os pés rapidamente ressecados. O que você deve e pode fazer é calcular a quantidade de água que deve beber por dia, a fim de garantir um corpo mais saudável.

Quem tem estes fatores de risco, deve passar creme hidratante, pelo menos, 1 vez por dia, depois do banho ou antes de deitar, por exemplo, para garantir que a pele esteja bem hidratada e que não corra o risco de quebrar durante o dia a dia.

Além dessas orientações, é muito importante procurar um dermatologista para que cada caso seja tratado individualmente. O ideal é sempre procurar o dermatologista e ver o que é mais indicado para cada tipo de caso. Algumas manifestações de ressecamento nos pés podem ser manifestações de doenças genéticas, micoses entre outros.

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

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