Aprenda a hidratar os pés ressecados e rachados

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem tem os pés ressecados sabe o quanto é incômodo e, por isso, está sempre em busca de medidas que realmente ajudem a melhorar este desconforto. Mas, afinal, o que causa os pés ressacados? Existe mesmo tratamento? E tem como evitar o problema?

Então, se você quer exibir os pés lisinhos e macios, se liga nas nossas dicas!

Quer saber como tirar rachaduras dos pés e mantê-los hidratados? Então vamos lá! Em primeiro lugar é necessário entender as causas do problema. O atrito entre os pés e o calçado e o ressecamento da pele são alguns dos fatores, mas não os únicos.

A rachadura nos pés aparece quando a pele está muito seca e, por isso, acaba quebrando com o peso do corpo e das pequenas pressões das atividades do dia a dia, como, por exemplo, correr para o ônibus ou subir escadas.

Sendo assim, a melhor maneira de evitar que surja a pele cascão com fissuras nos calcanhares consiste, principalmente, em manter os pés bem hidratados, passando creme, pelo menos, 1 vez por dia.

No entanto, para quem já tem o pé ressecado e rachado, existe um ritual de cuidados que deixa a pele novamente sedosa e macia, permitindo utilizar sandálias e chinelos sem constrangimento.

Ritual de tratamento caseiro

Este ritual de tratamento para pés rachados deve ser feito, pelo menos, 2 vezes por semana ou todos os dias, durante períodos em que os pés estão muito ressecados.

1. Faça um escalda pés hidratante

O primeiro passo consiste em fazer um escalda pés, para amolecer a pele e abrir os poros, permitindo que o creme hidratante seja bem absorvido por todas as camadas de pele.

Para fazer o escalda pés deve-se:

  1. Colocar um pouco de água morna dentro de uma bacia até atingir a altura de 8 a 10 cm, ou uma altura que permita mergulhar todo o pé na água;
  2. Adicionar 1 a 2 colheres de sopa de creme hidratante, dependendo da quantidade de água;
  3. Misturar bem o creme na água, para dissolver completamente;
  4. Mergulhar os pés por 5 a 10 minutos, para garantir que a pele fique mole e absorva o creme.

O ideal para se fazer o escalda pés é que a água não esteja muito quente nem sem o creme hidratante, pois irá abrir e agredir os poros, podendo deixar a pele mais seca.

2. Seque os pés corretamente

Após terminar o escalda pés, é muito importante secar bem a pele, para evitar o crescimento de fungos, especialmente entre os dedos do pé. No entanto, deve-se evitar esfregar a toalha na pele, pois essa ação deixa a pele mais irritada e contribui para o aumento do ressecamento.

Assim, o ideal é secar a pele com leves movimentos de pressão sobre a pele, para retirar o excesso de água, e depois deixar os pés ao ar livre durante 2 minutos, para que sequem completamente.

3. Retire o excesso de pele com uma lixa

Este passo do ritual é opcional e só deve ser feito quando já não existem rachaduras, mas a pele ainda continua grossa e ressecada. Nestes casos, após secar o pé com a toalha, mas antes de os deixar secar ao ar livre, deve-se utilizar uma lixa de pés, ou uma pedra pomes, por exemplo, para fazer movimentos leves sobre o calcanhar e retirar o excesso de pele morta.

Esta técnica também pode ser feita em outras regiões mais secas do pé, como a lateral do dedão. Depois, pode-se passar novamente o pé por água morna, ou retirar a pele que saiu, utilizando uma toalha, por exemplo.

4. Passe um creme hidratante

Quando o pé já está completamente seco deve-se passar um pouco de creme hidratante para fechar os poros e acabar a hidratação da pele. Quanto mais espesso for o creme, maior será o grau de hidratação, mas a escolha pode ser feita de acordo com as preferências de cada pessoa.

No caso de possuir um creme hidratante dos mais comuns, veja uma receita para o tornar num creme super hidratante e indicado para pés rachados.

Depois de passar o creme, deve-se calçar uma meia para garantir que não é retirado pelo calçado e que é completamente absorvido pela pele. Além do mais, a meia ajuda que o pé não escorregue, evitando possíveis quedas. Uma boa opção é fazer o ritual antes de dormir, para que se mantenha as meias por algumas horas e sem a pressão do sapato.

5. Use produtos específicos no caso de pés com fissuras

Para peles descamativas, cremes com ureia ajudam muito. No entanto, para pés com fissuras, é recomendado evitar a ureia dentro das lesões para não haver ardência. Deve-se utilizar um creme cicatrizante ou reparador (com dexpantenol, entre outros) nas fissuras para seu fechamento.

6. Não ande com os pés descalços

O hábito de andar descalço faz com que a sola dos pés e, principalmente, os calcanhares se tornem mais espessos devido ao atrito direto com a derme – que, por estar sofrendo compressão direta, necessita se proteger, e essa proteção se dá pelo espessamento da derme, deixando-a mais áspera e ressecada.

Principais causas do pé rachado

A falta de hidratação é a principal causa do pé rachado, pois deixa a pele menos flexível e mais fácil de quebrar. No entanto, existem alguns fatores que contribuem para a perda de hidratação, como:

  • Andar muito tempo descalço.
  • Utilizar frequentemente sandálias e chinelos.
  • Estar acima do peso.
  • Tomar banho com água muito quente.

Além disso, quem não bebe a quantidade de água necessária durante o dia também tem uma pele mais seca e, por isso, tem maiores chances de ficar com os pés rapidamente ressecados. O que você deve e pode fazer é calcular a quantidade de água que deve beber por dia, a fim de garantir um corpo mais saudável.

Quem tem estes fatores de risco, deve passar creme hidratante, pelo menos, 1 vez por dia, depois do banho ou antes de deitar, por exemplo, para garantir que a pele esteja bem hidratada e que não corra o risco de quebrar durante o dia a dia.

Além dessas orientações, é muito importante procurar um dermatologista para que cada caso seja tratado individualmente. O ideal é sempre procurar o dermatologista e ver o que é mais indicado para cada tipo de caso. Algumas manifestações de ressecamento nos pés podem ser manifestações de doenças genéticas, micoses entre outros.

Veja mais detalhes sobre Creme para rachaduras nos pés, clicando na imagem abaixo.

pés ressecados100 ml
O Creme para rachadura nos pés promete acabar com rachaduras e fissuras nos pés. Assegura pés macios, aveludados e delicadamente perfumados. Uma maneira fácil, barata e eficaz para acabar com as rachaduras dos pés e deixá-los maravilhosos.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments