Amora Miura: o que é e para que serve

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,43 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 12 minutos

Rica em vitaminas, minerais e nutrientes, a amora miura possui propriedades antioxidantes, antifúngica, bactericida, anti-inflamatória e reguladora de hormônios.

Além de todas essas propriedades, ela é utilizada há séculos pela medicina popular asiática e o seu uso tem se estendido por todo o mundo.

Confira tudo que você precisa saber sobre amora miura como: suas propriedades, usos, benefícios, contraindicações, onde encontrar, por que e como consumir.

O que é a Amora Miura

É uma modificação da amora preta ou negra cujo nome científico é morus Nigra L.

De origem asiática, foi trazida para o Brasil por japoneses na década passada. No entanto, seu cultivo no país não é muito fácil. É uma planta difícil de ser encontrada em sua forma natural.

É comumente conhecida por amoreira negra, amora-silva, amoreira ou amora preta. Nos Estados Unidos, Europa e Ásia é denominado mulberry, black mulberry, yao-sang, shanxiguosang, luoyu hoa, shatoot ou yao-sang.

No Brasil é usada, principalmente, pela população local do Vale do São Francisco, onde se disseminou o nome amora miura.

O vale abrange parte dos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. É uma região conhecida pela vasta existência de vinícolas.

Os habitantes dessa região já tinham conhecimentos sobre as propriedades medicinais de suas folhas. Isso garante que o consumo do chá das folhas dessa planta seja utilizado para auxiliar no combate a obesidade, gota, diabetes, colesterol alto e problemas cardiovasculares.

Propriedades da amora

A amora-silvestre possui propriedades diurética, antidiarreica, antioxidante, reguladora intestinal, cicatrizante, anti-inflamatória e antimicrobiana. Além disso, é rica em minerais e ferro, substâncias essenciais para a boa circulação sanguínea.

Características da amoreira miura

amora miura é uma das variantes da amora preta. Ela é diferenciada das demais porque não dá frutos. Entretanto, suas folhas são ricas em propriedades medicinais.

A amoreira preta de forma geral possui porte pequeno, é uma planta arbustiva e rasteira, com espinhos e florescências. Muitas das variações dão frutos saborosos que são ricos em proteínas e nutrientes.

Onde encontrar Amora Miura?

A amora miura pode ser encontrada predominante na Ásia, com cultivo voltado para produção da seda. Também está presente em regiões temperadas e subtropicais, como Europa, África e América do Sul e do Norte. Sua adaptabilidade a variadas condições climáticas, topográficas e diferentes tipos de solos é muito grande.

Você também pode encontrar a Amora Miura na Farmácia Eficácia!

Tem sido largamente plantada na China, Japão, Irã, Paquistão e Afeganistão. No Brasil, há um projeto em andamento que visa o cultivo da amoreira miura na região sul do país.

Em muitos países, o plantio das variedades da amoreira tem como objetivo a produção da seda ou consumo dos frutos. Apenas na Turquia é destinada a fins medicinais.

Para que serve Amora Miura?

Possui funções antifúngica e bactericida e é um anti-inflamatório natural. A amora miura também é recomendada para complementar tratamentos de diversas doenças.

Além disso, ajuda a amenizar os sintomas da menopausa, combate osteoporose e o colesterol ruim, regula a pressão arterial, dentre outros. Ainda auxilia no processo de emagrecimento, retarda o envelhecimento e tonifica pele.

Algumas das variações da amora negra, que dão frutos, podem ser utilizadas para a fabricação de xaropes, licores, geleias, doces, vinho, vinagre, devido aos altos teores de açúcares. Além disso, os próprios frutos podem ser comercializados in natura ou cristalizados.

Como usar?

Vale ressaltar a importância de buscar orientação de um profissional habilitado e ler as indicações da bula antes do consumo.

Pode ser ingerida por meio de cápsulas, solução ou chá do pó da folha da amora miura. Em casos de uso do suplemento, indica-se ingerir duas cápsulas três vezes por dia, 15 minutos antes das refeições.

Importância do chá de amora

O chá de amora possui entre seus nutrientes as vitaminas C, E, K, B1, B2, em cálcio, potássio, magnésio, ferro e outras propriedades importantes para o bom funcionamento do corpo. Sem falar que é pouco calórico, tendo menos de 50 calorias por xícara.

A bebida também auxilia no processo de emagrecimento. Mas, é importante ressaltar que, sozinha, a bebida não propicia a redução do peso. Por isso, o seu consumo deve ser aliado à alimentação balanceada e saudável, bem como aos exercícios e hábitos saudáveis.

Quando preparado com suas folhas, o chá pode contribuir no bom funcionamento do intestino, desinchando o corpo e reduzindo o excesso de gordura corporal. Auxiliando assim, na prevenção da obesidade. 

Como a amora contém fitoestrógeno, a bebida pode auxiliar na regulação hormonal, amenizando os sintomas da TPM e menopausa.

Por isso, ele serve para quem busca uma dieta mais saudável, mais variedade na ingestão de líquidos e busca formas de reforçar a alimentação de forma natural.

É comum o consumo do chá de amora juntamente com o chá verde, pois pode auxiliar na redução do apetite e acelerar o metabolismo, colaborando na perda de gordura. 

Preparo do Chá da Amora Miura

Coloque uma colher de chá de folhas picadas ou pó da amora miura em uma xícara com água fervida. Tampe e após 10 min é só coar e beber.

Evite adoçar, pois o açúcar ou adoçante pode alterar as propriedades existentes na planta. O uso de uma colher de sopa de mel de abelha natural é mais indicado.

Diabéticos e mulheres na menopausa devem consumir diariamente até 3 vezes ao dia. No entanto, os efeitos só serão notados após cerca de 90 dias de consumo diário.

Efeitos colaterais

Confira as reações adversas:

  • Muito comum: náusea, corrimento vaginal, dor durante a menstruação, ausência de menstruação, sangramento de privação.
  • Reação comum: depressão, irritabilidade, nervosismo, tontura, enxaqueca, distúrbios visuais, vômitos, acne, dor no abdômen, cansaço, sensação de peso nas pernas, acúmulo de água, aumento de peso, aumento da pressão arterial.
  • Reação incomum: dor abdominal, distensão abdominal, hipersensibilidade ao medicamento, incluindo reação cutânea; diarreia, problemas de pigmentação, manchas marrons no rosto, perda de cabelo, pele seca, dor nas costas, problemas musculares, secreção das mamas, alterações benignas nos tecidos conectivos das mamas, candidíase, diminuição da libido, tendência a suar, alterações nas gorduras sanguíneas, incluindo aumento nos triglicerídeos.
  • Reação rara: conjuntivite, desconforto ao usar lentes de contato, surdez, zumbido, pressão sanguínea alta, pressão sanguínea baixa, colapso da circulação sanguínea, veias varicosas, trombose venosa, urticária, eczema, inflamação da pele, coceira, piora de psoríase, pelos excessivos no corpo ou rosto, aumento das mamas, inflamação da vagina, menstruação mais intensa e/ou mais demorada, síndrome pré-menstrual, aumento do apetite. Coágulos de sangue que podem obstruir uma veia ou artéria, por exemplo: nas pernas ou pés, no pulmão, no coração, no sistema nervoso (AVC, mini-AVC ou sintomas temporários similares ao AVC, conhecidos como ataque isquêmico transitório), coágulos de sangue no fígado, estômago, intestino, rins ou nos olhos. A chance de ter um coágulo de sangue pode ser maior se você tiver outras condições que aumentem o risco.
  • Reação muito rara: eritema nodoso vermelhos e muito dolorosos sob a pele, geralmente na região das canelas, mas também podem aparecer nos braços e em outras áreas do corpo.

Seu uso é contraindicado para crianças menores de três anos, grávidas e lactantes. 

Benefícios e vantagens da Amora Miura

amora miura é rica em vitamina A, C e do complexo B, além de cálcio, potássio e nutrientes. Suas folhas fornecem inúmeros benefícios ao organismo humano. Confira!

1. Melhora o sistema imunológico

A vitamina C presente nas folhas da amora miura age como antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunológico. A amora miura possui quantidade de vitamina C equivalente a laranja, e ainda com taxas menores de açúcares.

2. Evita a pressão alta

Na folha da amora miura há uma substância rara, denominada ácido y-aminobutírico. Esse ácido diminui a pressão arterial e controla os picos de pressão alta. Por esta razão é contraindicado para pessoas que têm pressão baixa.

3. Evita o envelhecimento precoce

Células desprotegidas ficam sujeitas a ação de radicais livres. Em consequência, as células envelhecem e são acometidas de possíveis doenças, como o câncer.

A amora miura, com suas propriedades antioxidantes, age na proteção dessas células retardando o seu envelhecimento.

As retinas, parte do olho que nos permite enxergar, também são afetadas nesse processo de oxidação. Assim essa variedade da amora contribui, ainda, com a prevenção de doenças oculares, como a catarata, que afeta a visão.

Vale ressaltar, que para se ter um resultado satisfatório apenas consumir esse tipo de amora não é suficiente. Esta consiste em um complemento e por isso é necessário manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos.

4. Fortalece a pele

A vitamina E é usualmente conhecida por deixar a pele mais saudável. A amora miura também é rica em vitamina A e E, e, portanto, auxilia na tonificação da pele e intensifica a sua hidratação.

Os carotenoides presentes na amora miura regulam a síntese de melanina, que é uma defesa natural da pele contra os raios UV. Além disso, esse elemento ainda atua no retardamento do processo de branqueamento dos fios capilares.

5. Auxilia no tratamento- boca, garganta, pele

A amora miura ajuda no tratamento das mucosas da boca, inflamações de garganta e da pele.

6. Previne a calvície

Os nutrientes presentes na planta estimulam a circulação sanguínea no couro cabeludo, deixando os fios mais fortes e saudáveis, reduzindo a queda e, consequentemente, prevenindo a calvície.

7. Reduz as taxas de glicose do organismo

As folhas da amora miura contém substâncias que evitam o aumento glicêmico, estimulam a produção natural de insulina e, consequentemente, mantém os níveis de glicose regulados.

8. Melhora o funcionamento dos rins e do fígado

As folhas dessa planta contém nutrientes fundamentais ao bom funcionamento dos órgãos, principalmente dos rins e do fígado, agindo  como potencializador e inibidor de gordura e colesterol.


9. Atenua os sintomas da menopausa

A menopausa, processo no qual a mulher deixa de ovular, consiste em uma alteração hormonal natural do organismo da mulher quando esta atinge uma determinada idade.

Devido a essas mudanças, alguns sintomas podem surgir, tais como, desconforto e sensibilidade vaginal, alterações de humor, ondas de calor, fadiga, redução do desejo sexual, dentre outros.

As propriedades existentes nas folhas da amora miura atuam no controle dos hormônios no corpo, principalmente o estrogênio (hormônio feminino) reduzindo os sintomas que surgem durante a menopausa.

10. Previne a osteoporose

Essa variedade de amora contém muito mais cálcio que o leite e é também fonte de proteínas. Além do mais, é riquíssima em sais minerais, como potássio, ferro, zinco e magnésio, os quais são importantes à saúde dos ossos, das cartilagens e de alguns órgãos, como rins e coração.

11. Regula os níveis de colesterol ruim

A quercetina e o ácido cafeico, substâncias presentes na folha da planta, impulsionam a atividade hipocolesterolêmica no organismo, resultando em uma diminuição no nível de colesterol.

12. Ajusta a flora intestinal

amora miura é rica em fibras e nutrientes, isso auxilia diretamente no bom funcionamento do intestino e no combate da prisão de ventre. 

13. Beneficia no processo de emagrecimento

A planta possui substâncias que impossibilitam o acúmulo de gordura corporal e auxilia com a eliminação de gordura pelas fezes e facilita a queima de gordura.

Possui ação antioxidante, que aumenta o fluxo urinário e elimina líquidos retidos no corpo, reduzindo a sensação de inchaço.

Se sua intenção não é perder peso, mas apenas manter, o extrato dessa planta também ajuda a evitar ganho de gordura corporal.

14. Estimula a memória

O ferro, existente na amora miura, é a essência básica da hemoglobina, principal responsável por movimentar o oxigênio no sangue. Este processo melhora a memória e a coordenação motora, dentre outras atividades cerebrais.

15. Previne a anemia

Por ter bastante ferro e vitamina C em sua composição, a amora ajuda a prevenir a anemia. Isso porque, para que o organismo faça a absorção do ferro é preciso que ele seja consumido junto com uma fonte de vitamina C. Ela também pode ser colocada num suco de laranja, por exemplo, que é rico na vitamina, turbinando seus efeitos.

Onde conseguir Amora Miuda?

No Brasil, é possível encontrar em forma de pó, cápsulas ou solução em lojas de produtos naturais, físicas ou via internet, e farmácias convencionais.

Cuide para não adquirir produtos feitos a partir das folhas da amora comum. Leia sempre as informações no frasco ou bula.

Veja mais detalhes sobre Amora Miura, clicando na imagem abaixo.

amora miura500mg – 60 Cápsulas
Amora Miura possui maior concentração de minerais como cálcio e potássio e vitaminas A, B e C, muito eficaz no tratamento da osteoporose e da prisão de ventre.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (7 votos, média: 3,43 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Simone martins

Adorei as explicação! Estou tomando a uns 45 dias e já velo grande melhora no sintomas da menopausa, sono e tenho problema de pele e já está muito boa ! Gostaria que vc me indicasse um bom laboratório! Desde já agradeço muito por você ter compartilhado essas informações!

Ellen Frazão

Olá, Simone! Agradeço a avaliação, fico feliz que goste do Blog. Caso precise de uma medicação, vou te passar o Whatsapp de nossas consultaras para realizar orçamento, ok: (31) 8405-9209 😘