Alimentos que ajudam no combate a ansiedade

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 12 minutos

Alimentos que combatem a ansiedade são verdadeiros aliados para ajudar a tratar este mal. Ansiedade é uma realidade da vida moderna e os brasileiros estão entre os que mais sofrem com ela.

Há uma relação direta entre ansiedade e o que comemos – alguns alimentos podem, com certeza, atuar no organismo aumentando o estresse.

No entanto, embora não exista uma comida mágica que possa “curar” ou “tratar” a ansiedade, há algumas mudanças que podemos fazer em nossas escolhas diárias de alimentação que ajudam a aliviar alguns sintomas.

A dieta contra ansiedade deve incluir alimentos ricos em nutrientes como magnésio, ômega-3, fibras e triptofano, e alguns exemplos são banana, aveia e chocolate amargo. Esses alimentos ajudam a regular a flora intestinal e aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar.

Entretanto, também é necessário reduzir o consumo de alimentos ricos em açúcar e farinha branca, pois levam a alterações na glicemia e na produção de serotonina, causando picos de satisfação seguidos e tristeza e ansiedade.

Alimentos e nutrientes que devem ser consumidos

Para ajudar no controle da ansiedade, deve-se aumentar o consumo dos seguintes alimentos:

  • Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B de modo geral são reguladoras do sistema nervoso, e participam da produção de serotonina. Essas vitaminas podem ser encontradas em grãos integrais, como arroz integral, pão integral e aveia, e em outros alimentos como banana, espinafre e outros vegetais verdes.

  • Vitamina C e flavonoides

Além de ajudar no controle da produção hormonal, a vitamina C e os flavonoides são antioxidantes que diminuem o estresse e a ansiedade. Seus principais alimentos são frutas cítricas, como laranja, abacaxi e tangerina, chocolate e vegetais frescos.

  • Ômega-3

O ômega-3 é uma gordura boa e rica em EPA e DHA, ácidos graxos que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Os principais alimentos ricos em ômega-3 são atum, salmão, sardinha, linhaça, chia, castanhas e abacate.

  • Magnésio

Além de ajudar a relaxar, melhora a circulação e a qualidade do sono, estando presente em alimentos como chia, castanhas, banana, alcachofra, espinafre, beterraba, iogurte natural e cereais integrais, como o arroz integral e aveia.

  • Triptofano

O triptofano é um aminoácido que auxilia na produção de serotonina, e pode ser encontrado em alimentos como carnes, frango, peixe, ovos, banana, queijo, cacau, chocolate amargo e amendoim. 

  • Abacate

Esta fruta repleta de nutrientes é composta de vitamina B6 e magnésio, uma combinação que pode ajudar na produção de serotonina, proporcionando a sensação de bem-estar e combatendo a ansiedade.

Adicionar fatias de abacate a omeletes, saladas e até smoothies também irá ajudar a obter mais fibras e gorduras saudáveis em sua dieta. 

  • Grãos 

Feijão, lentilha e grão de bico fornecem antioxidantes, vitamina B6 e magnésio. Por serem ricos em proteínas podem substituir a carne vermelha em alguma refeição. 

  • Chocolate amargo

É rico em flavonoides, que são antioxidantes que favorecem a produção de serotonina, o neurotransmissor que promove sensação de bem-estar e melhora o humor.

  • Semente de abóbora 

Uma porção de 30 gramas dessa semente fornece quase 20% do valor diário de magnésio recomendado. Polvilhe estas sementes em suas refeições ou lanche para aumentar o consumo desse nutriente. 

  • Leite

É uma ótima fonte de triptofano, um aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. Essa substância também aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade.

  • Carnes e peixes

São a melhor fonte natural de triptofano. E também possuem outro aminoácido chamado taurina. Essa substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor: GABA. O organismo usa esse neurotransmissor para controlar fisiologicamente a ansiedade.

Que tal evitar os seguintes alimentos?

Alimentos que devem ser evitados para ajudar no controle da ansiedade são:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Cereais refinados, como arroz branco e macarrão branco;
  • Gorduras ruins, como as encontradas em salsichas, linguiças, presunto, mortadela, peito de peru, biscoitos recheados, fast foods e comida pronta congelada.
  • Açúcar e doces em geral;
  • Bebidas açucaradas, como sucos industrializados, refrigerantes e energéticos;
  • Farinha branca, bolos, biscoitos, salgados e pães brancos;
  • Cafeína, presente no café, chá mate, chá verde e chá preto;

A alimentação equilibrada e a prática frequente de atividades físicas ajudam a controlar o estresse e ansiedade, enquanto que a ansiedade pode impedir o indivíduo de tomar decisões corretas e até mesmo paralisá-lo diante de alguma situação.

Você sabe qual é a diferença entre ter ansiedade e estar ansioso?

Primeiro, vamos esclarecer o que é ser uma pessoa ansiosa. A personalidade ansiosa é sinônimo de aflição constante. Um estado de alerta exagerado povoado por preocupações avassaladoras e paralisantes.

Constatar “eu estou ansiosa” é muito diferente de concluir “ eu sou ansiosa”. De um lado, temos uma condição natural porque é temporária. É absolutamente normal e saudável ficar apreensiva com situações novas, que nos colocam em teste. Por outro lado, ser ansiosa caracteriza um estado permanente e que precisa ser tratado.

ansiedade é uma resposta natural do ser humano diante de situações que a mente encara como perigosas. Pode ser um desafio no trabalho, uma decisão importante que precisa ser tomada, compromissos, contas a vencer, mudanças e até uma grande viagem. 

Nesses momentos de preocupação intensa entra em ação um mecanismo de defesa que prepara o corpo para fugir ou enfrentar a ameaça. Instala-se assim uma luta interna, cujo efeito é sentido como ansiedade a partir de vários sinais físicos, como aumento das frequências cardíaca e respiratória, por exemplo. A ansiedade, nesse sentido, é o que também podemos chamar de angústia.

Sentir ansiedade é inevitável. O que se considera mais preocupante é quando o estado de ansiedade paralisa e a angústia se intensifica ao ponto de a pessoa achar que não está dando conta, demandando muita energia para se manter estável emocionalmente.  

É aí que a ansiedade pode ficar mais séria e se transformar em um distúrbio, conhecido como transtorno de ansiedade.

Como lidar com a ansiedade na quarentena?

Neste período de quarentena, as pessoas estão com medo em relação ao futuro. O estresse já faz parte do dia a dia de muita gente, mas é possível reverter esse quadro e viver esse momento com mais serenidade.

Veja algumas dicas que você deve começar a fazer no seu dia a dia para aprender como lidar com a ansiedade em meio a tantas dúvidas.

1. Selecione as informações sobre o assunto

Um dos principais fatores de ansiedade é o excesso de informação que recebemos em tempo real sobre a pandemia. 

Escolha um período do dia no qual irá se informar sobre o que está acontecendo e quais são as atualizações para evitar angústia e pânico. Coloque a sua saúde mental em primeiro lugar nesses momentos.

Evite abrir as redes sociais o tempo todo, pois as informações estarão lá. 

Aqui, não estamos dizendo que você deve se alienar sobre a situação e sim ser capaz de evitar um bombardeio de informações desnecessárias, afinal, todos os veículos de comunicação só falam disso. 

2. Pratique a solidariedade

Que tal usar um pouco do seu tempo para ajudar quem mais precisa? As pessoas do grupo de risco, como os idosos, precisam de uma atenção especial nesse período.

Ao exercitar a empatia, se colocando no lugar do outro, você se sente melhor consigo mesmo e tem a certeza de que está fazendo a sua parte nesta luta.

3. Leia livros e assista a filmes

A literatura e o cinema têm o poder de nos transportar para outras realidades, ou seja, são perfeitos para este momento de quarentena.

Se você não sabe como lidar com a ansiedade, saiba que ler um livro e assistir a um filme podem ser bastante eficazes, contanto que você realmente se entregue à atividade. 

4. Compartilhe informações positivas

Que tal ser um disseminador de informações boas? Isso quer dizer compartilhar casos de recuperação e de boas ações que estão acontecendo no mundo todo. Dessa forma, renovamos as esperanças e ajudamos a espalhar a esperança entre as pessoas.

5. Crie uma rotina

A princípio, pode parecer impossível, mas é sim viável ter uma rotina mesmo em quarentena — a diferença é que você precisará fazer algumas adaptações.

É importante criar horários de trabalho, intervalos, refeições e também ter momentos de lazer e descanso. A rotina é muito importante para organizar a sua mente ao longo do período de isolamento social.

6. Expresse o que você sente por meio de atividades

Às vezes, tudo o que você precisa para aprender como lidar com a ansiedade é incluir na sua rotina atividades que te ajudem a expressar o que sente.

Ao invés de ser apenas um consumidor passivo de conteúdo, utilize o seu tempo de uma maneira mais enriquecedora, como um produtor de conteúdo. 

Escreva, pinte, desenhe, cante. Todas essas atividades são a expressão do que você pensa e sente e podem te ajudar a eliminar a angústia e o medo. 

7. Faça exercícios físicos

Não é novidade que a prática de exercícios físicos é uma ótima maneira de combater o estresse, a ansiedade e a depressão. Além disso, também melhora a autoestima, a qualidade do sono e a concentração.

Há muitas iniciativas que têm como objetivo ajudar as pessoas a continuarem se exercitando mesmo em casa.

Além dos aplicativos de treinos, muitos profissionais também estão oferecendo aulas online gratuitas. Não é difícil encontrar algum estúdio de Yoga, por exemplo, transmitindo aulas todos os dias — para quem tem pouco espaço em casa, essa é uma ótima maneira de se exercitar.

8. Faça exercícios de respiração

Existem formas de controlar a sua respiração, ou seja, técnicas simples que podem ser adotadas no seu dia a dia para ajudar a lidar com a ansiedade.

O mais importante é se lembrar sempre de que a respiração deve ser feita utilizando a musculatura do diafragma, ou seja, por meio da movimentação do abdômen.

A respiração diafragmática funciona de maneira simples: coloque uma mão no abdômen e a outra no peito, mantendo os ombros eretos; respire profundamente pelo nariz, levando o ar até o diafragma (abdômen) e não permitindo que ele se limite apenas até o peito; expire pela boca. Repita o processo de maneira lenta de 6 a 10 vezes.

Outra técnica é a respiração alternada pelas narinas, que ocorre da seguinte maneira: pressione a narina direita com o polegar direito; inspire o ar pela narina esquerda de forma profunda; segure a respiração por alguns segundos e depois pressione a narina esquerda para expirar pela direita. Vá repetindo o processo ao contrário.

9. Faça terapia

Se você não sabe como lidar com a ansiedade e sente que precisa de auxílio psicológico para trabalhar todas as suas questões, não hesite em procurar um profissional.

Se o seu caso for leve, talvez todas as dicas anteriores sejam o suficiente, no entanto, se for mais acentuado você deve buscar ajuda na terapia.

Neste momento, a maioria dos profissionais da área estão trabalhando remotamente também, atendendo os pacientes online.

Como saber se você sofre com a ansiedade?

Agora que você já sabe como lidar com a ansiedade na quarentena, também precisa ter certeza de que sabe identificar se precisa de ajuda.

Lembre-se de que a ansiedade é algo que faz parte do dia a dia do ser humano e é essencial para a sua sobrevivência. O problema é quando ela começa a interferir negativamente em sua vida e impacta a sua saúde.

Há alguns sintomas que merecem a sua atenção. É importante se fazer as seguintes perguntas:

  • Sente dificuldade para se concentrar?
  • Tem sofrido com problemas gastrointestinais?
  • Sente falta de ar, coração acelerado, suor excessivo, boca seca, náuseas quando está ansioso?
  • Você sente que a ansiedade tem te paralisado e te impedido de viver bem e de forma saudável?
  • Você vê perigo em tudo?
  • Sente que seu sono sofreu alterações?
  • Tem sofrido com tensões musculares?
  • Tem preocupações excessivas com o futuro?

Como citado anteriormente, a ansiedade faz parte de nossas vidas, mas em excesso pode prejudicar a saúde mental e física. Para ter um diagnóstico correto, procure um psicólogo, que é o profissional mais adequado para te auxiliar.

Mesmo assim, ter consciência dos sintomas é importante também, afinal, para procurar ajuda é preciso saber que algo não vai bem.

Veja mais detalhes sobre Calmante Natural, clicando na imagem abaixo.

controle da ansiedade60 Cápsulas
Combate a ansiedade com o Calmante Natural. Este produto é composto de vários calmantes naturais como o Maracujá e a Erva Cidreira que atuam no combate a insônia, ansiedade e o cansaço.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments