Alimentação rica em fibras evita o intestino preso

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intestino presoConversar sobre intestino preso ou preguiçoso pode até ser um pouco engraçado, mas o problema é sério e mais comum do que se imagina. De acordo com pesquisas realizadas sobre o assunto, a prisão de ventre é umas das queixas mais frequentes nos consultórios médicos e atinge cerca de 1 entre cada 5 brasileiros.

Além dos incômodos naturais, o intestino preso ou preguiçoso traz muitos prejuízos para a saúde e para a beleza da pele e do corpo. Os sinais podem ser percebidos na falta de vitalidade da pele (que tende a ficar opaca e com manchas), assim como no aumento do abdômen (devido ao inchaço da barriga). Dores de cabeça, mau humor, anemia, osteoporose e o bloqueio no desejado processo de emagrecimento também são sintomas comuns.

É importante lembrar que você não precisa necessariamente ir ao banheiro ao menos uma vez por dia. Considera-se que uma pessoa tem intestino preso ou preguiçoso quando:

  • Vai menos de três vezes por semana ao banheiro;
  • Precisa fazer muita força para evacuar;
  • Produz fezes duras e/ou fezes ressecadas.

Várias podem ser as causas para o intestino travar, mas a baixa ingestão de água e o consumo de alimentos industrializados em excesso (que agrava ou prejudica o consumo fibras na alimentação) são as principais delas. O uso de medicamentos como analgésicos e antidepressivos também podem igualmente provocar a constipação do intestino.

Há uma série de medidas que melhoram o funcionamento do intestino, mas separamos alguns dicas importantes que podem servir como alternativa no tratamento constipação:

  1. Acerte o cardápio  – incluir fibras na alimentação é extremamente importante, pois elas agem como laxante natural, aumentando o bolo fecal. Verduras com talo e folhas verdes (couve) e cereais integrais (aveia, farelo de trigo) são essenciais;
  2. Beba mais água;
  3. Eduque o seu intestino – determine um horário para evacuar, mesmo sem vontade;
  4. Mexa o corpo – a atividade física é uma ótima opção para combater a ansiedade que provoca tensão muscular do intestino;
  5. Opte pelo efeito dos chás laxantes morno ao acordar em jejum;
  6. Deixe a vergonha de lado – deu vontade, vá ao banheiro mesmo que seja um banheiro coletivo. A constipação piora muito quando bloqueamos o estímulo evacuatório.

Por falar em efeitos laxantes, você sabe o que é psyllium? O Psyllium é um fitoterápico com função laxativa e com ação que provoca a saciedade. É considerado uma ferramenta adicional na alimentação para pessoas que apresentam problemas de intestino preso ou preguiçoso, devido aos seus componentes: fibras, mucilagens e óleos. Você pode comprar psyllium em cachês na Farmácia Eficácia!

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Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.