Acnes: confira os alimentos que previnem espinhas

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Tempo de leitura: 10 minutos

Acne é o nome dado a espinhas e cravos que aparecem na pele devido a um processo inflamatório das glândulas sebáceas e dos folículos pilossebáceos. Ela é muito frequente na fase da adolescência, sem deixar de ser comum também em adultos, principalmente em mulheres.

Além do incômodo das lesões, visto que na adolescência o que mais conta é a aparência, o comprometimento estético determinado por alterações da pele pode atingir o lado psicológico, tornando o adolescente inseguro, tímido, deprimido, infeliz, com baixa da autoestima e tudo isso pode gerar consequências sérias que podem persistir pelo resto da vida.

O ideal é a acne ser tratada desde quando começa a se manifestar. O tratamento vai variar de acordo com a gravidade e a localização, e em função de características individuais. A prevenção começa com higiene adequada da pele com um sabonete ou produto de limpeza indicado especialmente para pele acneica ou oleosa. A limpeza excessiva é prejudicial à pele como um todo, causando irritação e pode piorar as lesões.

Confira o remédio para acne da Farmácia Eficácia

Os alimentos que ajudam a diminuir as espinhas são principalmente cereais integrais e alimentos ricos em ômega-3, como o salmão e a sardinha, pois ajudam a regular o açúcar no sangue e a diminuir a inflamação da pele, que provoca as espinhas.

Além disso, alimentos ricos em zinco como a castanha-do-pará também ajudam a diminuir a oleosidade na pele e ajudam na cicatrização, evitando as manchas deixadas pelas espinhas.

O que comer para diminuir as espinhas

Os principais alimentos que devem ser adicionados à dieta para diminuir as espinhas são:

• Peixes: O ácido graxo ômega-3 ajuda a regular o açúcar no sangue e a reduzir a inflamação da pele, que é o que provoca as espinhas. Por isso, não deixe de consumir, especialmente, o salmão, atum e a sardinha, que são fontes ricas dessa gordura boa.
  • Abacate: Fonte de gorduras boas, o abacate também é rico em vitamina C, e essas duas substâncias reduzem a inflamação na pele.
  • Laranja: Por ser rica em vitamina C, a laranja é outra aliada da pele. Tem ação adstringente, promove a produção de colágeno e rejuvenesce a pele. Além disso, a fruta é rica em antioxidantes e fibras.
  • Figo: Esse é um alimento que ajuda a reduzir as inflamações da pele, por ser fonte de nutrientes que agem diretamente nela, como vitaminas B e C, Fósforo, Potássio, Cálcio, e Ômega 3 e 6.
  • Melancia: Uma das vantagens da melancia é o fato dela ser rica em água, que hidrata a pele e a deixa com aparência mais bonita e saudável. Também concentra outras substâncias para essa manutenção, como vitaminas C, B6 e A.
  • Vegetais verdes: As fibras presentes nos vegetais como espinafre, alface e repolho são responsáveis pelo bom funcionamento do nosso sistema digestivo, o que favorece também a saúde da pele. Além disso, são fontes ricas de vitamina A, outro nutriente essencial para esse cuidado.
  • Chá verde: Essa é uma das infusões que mais concentram antioxidantes. O chá verde também é rico ácido tânico, que reduz o inchaço e a inflamação dos tecidos da pele. Por fim, ele tem ação desintoxicante e ajuda a diminuir a oleosidade.
  • Castanhas e sementes: Vale a pena também incluir a castanha-do-pará, amêndoas, nozes, linhaça e quinoa, por serem alimentos que concentram grandes quantidades de zinco, mineral que reduz a oleosidade e ajuda na cicatrização. Isso é ótimo para evitar aquelas manchas que ficam na pele por causa das espinhas.
  • Alho: Esse tempero natural contém uma substância chamada alicina. Ela age como um poderoso bactericida e anti-inflamatório e, por essa razão, é um aliado na redução da acne.
  • Uva: Essa frutinha é uma das mais potentes e benéficas para o nosso organismo e isso inclui a pele. Suas substâncias antioxidantes combatem as inflamações, eczemas e psoríase.
  • Cenoura: Não é novidade que essa raiz é uma aliada da pele, principalmente para prolongar o bronzeado do verão. Mas não é só isso. O betacaroteno ainda reduz a oleosidade e tem ação anti-inflamatória.
  • Alcachofra: Além de conter antioxidantes, esse vegetal é rico em vitamina C, que tem propriedades anti-inflamatórias. Além disso, também contém fibras, que promovem a eliminação de toxinas do nosso organismo, ao regular o funcionamento do intestino.
  • Arroz integral: O grande trunfo do arroz integral é o fato dele ser fonte de vitamina B, nutriente que regula os hormônios e assim previne o surgimento de cravos e espinhas.

Além de enriquecer a alimentação consumindo esses alimentos, é fundamental beber 2 a 2,5 litros de água por dia para que a pele esteja hidratada e preparada para a cicatrização.

Confira o remédio para acne da Farmácia Eficácia

Os alimentos que causam espinhas

São principalmente alimentos ricos em açúcar e gordura, como chocolate, carnes gordurosas, frituras, embutidos, fast food, comida pronta congelada e excesso de pães, salgados, biscoitos, doces, leite e derivados.

Quando a alimentação é muito gordurosa e rica em carboidratos simples como farinhas, pães e biscoitos, as glândulas sebáceas produzem mais sebo e os poros tendem a ficar entupidos mais facilmente. Por isso, durante o tratamento da acne, além do uso dos produtos cosméticos específicos, também é importante beber água e melhorar a alimentação, o que auxilia na eliminação das toxinas presentes no organismo e melhora a saúde da pele.

Desta forma, além das mudanças na alimentação, praticar atividade física diariamente também ajuda no controle da acne, pois melhora o controle do açúcar no sangue, a produção hormonal do organismo e reduz a oleosidade na pele.

O que causa as espinhas internas e qual a melhor maneira de eliminá-las?

Denomina-se por espinha interna a “acne nódulo-cística”, é endurecida, mais profunda, fica inflamada e com sebo dentro.

As espinhas são um pesadelo para muitas pessoas, principalmente quando são internas. A acne interna é mais complexa visto que fica escondida abaixo da pele e demora muito tempo para chegar até a superfície. De jeito nenhum se deve tentar espremer, já que as chances de conseguir são poucas. Além disso, são mais doloridas do que as espinhas externas.

Se você está sofrendo com uma espinha interna, consulte um dermatologista para iniciar um tratamento adequado para acabar de vez com esse problema que incomoda tanto.

Qualquer tentativa de espremer a espinha pode inflamar e dependendo da gravidade pode até se formar uma cicatriz no rosto. O ideal é tratar a acne com um sabonete específico, e lavar o rosto três vezes ao dia com água morna.

Confira o remédio para acne da Farmácia Eficácia

Veja como se livrar de uma espinha interna

As espinhas internas necessitam tratamento via oral com antibióticos e dependendo do caso medicamentos mais fortes como a isotretinoina. O mais indicado para resolver essa situação é procurar um médico dermatologista para o tratamento das espinhas.

Dependendo do caso o dermatologista pode prescrever medicamentos e tratamentos mais eficazes para eliminar a espinha interna. Desta forma, você terá a certeza de que está tratando esse problema sem correr o risco de sofrer outras complicações.

Porém, existem alguns truques caseiros que ajudam a removê-las:

• Aposte na esfoliação

Faça uma esfoliação leve uma vez por semana para retirar essas células mortas. Você pode usar um cosmético de sua preferência ou apostar em receitas caseiras.

• Água quente

Faça uma compressa de algodão com água quente e deixe sobre a espinha por alguns minutos. Esse método ajuda a espinha a sair de forma natural. Repita várias vezes até que ela desapareça por completo.

• Vapor

Trata-se de um grande aliado de quem possui uma espinha interna. Ferva um pouco de água e coloque em uma bacia, fazendo com que a região da espinha interna fique próxima ao vapor. O método faz com que os poros sejam abertos e a espinha vá saindo aos poucos. Além disso, é muito eficaz para a eliminação de cravos.

Confira o remédio para acne da Farmácia Eficácia

Aprenda a evitar a espinha interna

Para você não ser pega de surpresa, siga as dicas e nunca mais sofra com uma espinha interna.

• Lave o rosto pelo menos três vezes ao dia.
  • Cheque os hormônios: se você não é mais adolescente e ainda sofre com a acne, consulte um ginecologista para saber se tem síndrome de ovários policísticos ou alteração hormonal.
  • Não esprema cravos e outras espinhas para evitar as inflamações.
  • Evite o uso de cremes e outros produtos, pois a pele tende a ficar ainda mais oleosa. Prefira cosméticos em gel, já que são mais benéficos e não deixam a pele oleosa.
  • Fuja dos alimentos gordurosos e mantenha uma alimentação saudável.
  • Cuide da sua pele: use protetor solar.

Vitamina afeta saúde da pele?

Hábitos alimentares influenciam na aparência da pele. Mas, até então, o foco estava nos alimentos processados e no excesso de gordura. Agora, estudo revela que vitamina encontrada em produtos de origem animal é o que provoca a acne.

Encontrada em carnes, peixes, ovos, laticínios, a vitamina B12 é um nutriente essencial que ajuda no funcionamento do cérebro, nervos e na formação do sangue.

No entanto, embora seja fundamental para a saúde, estudo revela que ela está ligada a desordens na pele.

Para ser bem claro e específico, aparentemente é a vitamina B12 a principal fonte de manchas, espinhas e cravos.

Segundo pesquisa, a vitamina altera a maneira como as bactérias, especificamente a bactéria Propionibacterium acnes, se comportam na pele das pessoas mais suscetíveis à sua atuação.

Ou seja, embora o efeito causal esteja identificado, não afeta a todas as pessoas de maneira igual.

Isso depende da resistência de cada um. E não significa que devemos suprimir o consumo da vitamina, já que a falta desta vitamina provoca fraqueza e fadiga.

A descoberta pode levar ao desenvolvimento de novos tratamentos para a pele, e esclarece porque quem toma suplementos vitamínicos sofrem com o problema.

Ou seja, de olho em uma pele mais bonita, talvez você deva considerar uma dieta vegetariana.

Cabe observar se isso vai fazer com que sua pele melhore.

Veja mais detalhes sobre Remédio para espinhas, clicando na imagem abaixo.

espinhas como tratar e cuidados30 cápsulas
Remédio para espinhas é a solução que você tanto procurava! É uma fórmula especial, que age de dentro para fora, assegurando nutrição e proteção para a pele, afim de prevenir e tratar as acnes e espinhas, além de manter o rosto bonito e bem cuidado.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.