A importância do ritual noturno para as crianças

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

Todos nós devemos ter uma rotina diária para que as coisas fiquem mais fáceis na hora de acordar, de fazer as refeições e de dormir. As crianças não podem e não devem deixar de ter horários e regras para seguir, pois é desde sempre (pequenos, principalmente) que educamos nosso organismo, nosso corpo e nossa mente para que as regras fiquem mais fácies de serem respeitadas e para que tudo flua sem muito esforço, estresse e sacrifícios.

Quando se estabelece uma rotina desde que somos crianças percebemos que isso faz toda a diferença na vida de uma pessoa. O ritual para dormir varia muito de acordo com a idade e a personalidade da criança, porém, existe algo que funciona para todos, inclusive, para aqueles adultos que têm um pouco de dificuldade para dormir: tomar banho, escovar os dentes, fazer uma oração e ler uma história. 

Quando as regras são bem estabelecidas, desde que somos pequenos, aquilo deixa de ser regra e passa a ser rotina diária, com isso, seguimos certos rituais sem ao menos perceber e sem ter nenhum tipo de dificuldade com o passar do tempo.

Descubra a importância do ritual noturno para as crianças

De modo geral, o dia-a-dia das famílias está cada vez mais agitado e, diante disso, a hora de dormir se torna muitas vezes um suplício porque a pessoa não consegue desacelerar para poder relaxar e adormecer tranquilamente. Além disso, colocar a meninada para dormir nos dias atuais pode, literamente, ser comparado a uma operação de guerra cheia de estratégias. 

Diante de tantas informações e agitação ninguém consegue deitar e dormir assim de pronto. É preciso todo um preparo para que todos possam ir relaxando e quando as luzes, de fato, se apagarem todos estarão prontos para, realmente, deitar e dormir.

Você deve começar a preparar sua turma para ir dormir umas duas horas antes. Se a criança gosta de cosquinhas e brincadeiras antes de se deitar, deixe isso de lado e dê um banho nela e coloque-a na cama com uma música bem relaxante de fundo, façam suas orações, leiam um livro e, com toda certeza, em poucos minutos a turminha vai deixar de estar a mil para estar sonhado com os anjihos.

Dicas para colocar em ordem o sono das crianças

Muitos pais e responsáveis possuem dúvidas sobre como colocar em ordem o sono das crianças, portanto, reunimos algumas dicas para ajuda-los nesta tarde, que nem é tão dificil assim.

O seu filho precisa ter um ritual para dormir desde cedo
A criança pode segurar um paninho, colocar a mãozinha na orelha, entre outros. O que não vale é que a criança se torne dependente do papai ou da mamãe para pegar no sono, pois se desde bebê ela se habituar a dormir sem a presença dos pais, quando acordar à noite será capaz de dormir sozinho.

É preciso que uma rotina seja criada para que a criança se sinta segura Geralmente, nesse momento, a criança, principalmente, o bebê se sente abandonado pela mãe, por isso, muitas vezes, o ato de dormir é algo traumatizante para eles. Para que essa sensação deixe de existir é preciso que a criança tenha horários para se alimentar e dormir. Essa rotina implica em uma segurança para a criança já que após a sequência se repetir dia após dia, ele saberá, em pouco tempo, o que vem logo a seguir.

Evite a cafeína, o açúcar e o leite antes da hora de dormir
Além da cafeína presente no chá e nos refrigerantes – os distúrbios do sono podem ser acentuados quando a criança possui algum tipo de alergia à lactose.

Escolha um local ideal para seu filho repousar
A criança deve ter próprio espaço e dormir na cama dos pais não é o mais recomendado.

Deixe o quartinho do seu pequeno o mais aconchegante possível
O quarto deve ser o local para a criança dormir, relaxar, no máximo ler.

Não mande que a criança vá dormi, mande que ela vá para o quarto
É importante impor limites, sim. Porém, os pais devem respeitar o ritmo biológico de seus filhos. E, em alguns casos, a criança é vespertina e tem dificuldade para dormir e, se você impõe que ela vá dormir, se prepare para uma guerra de nervos já que ela vai pirraçar ao máximo, não vai dormir e muito menos te deixar dormir, portanto, nesses casos, haja com inteligência e diplomacia.

Deixe que seu filho tire uma soneca de 20 minutos no meio da tarde
Já que ela é muito importante para que seu filhote assimile o que aprendeu.

Diminua o uso de aparelhos tecnológicos
O quarto do seu filho deve ser um lugar aconchegante para ele relaxar e dormir. Vale, no máximo, uma leitura em livro físico nada de ereader. Evite que seu filho use eletrônicos depois de um determinado horário. Os pequenos ficam agitados. Custam a relaxar para dormir.

Ofereça algo leve para a criançada no jantar
Na hora de dormir a criançada deve fazer uma refeição leve. Aqueles que não têm o hábito de jantar e fazem só um lanche devem seguir o mesmo padrão. Comer um boi e tentar dormir não é o mais recomendado em todos os sentidos.

O sono é fundamental para todos nós desde a mais tenra idade. E para que possamos evitar problemas para dormir na vida adulta ou mesmo na infância e na juventude devemos criar uma rotina bem cedo. Alimentação, escovar os dentes, banho, oração e cama. Nada de eletrônicos antes de dormir. Nada de agitação.

A hora de dormir deve ser considerada uma das horas mais importantes do nosso cotidiano, pois é quando dormimos que descansamos, que aprendemos (fixamos o conteúdo estudado). É nesse momento que deixamos todo estresse de lado para vivermos um momento nosso. O sono é fundamental para a nossa saúde, para a realização de nossas atividades e para o nosso desenvolvimento. 

Veja mais detalhes sobre Óleo Essencial de Lavanda, clicando na imagem abaixo.

colocar em ordem sono da criança15 ml
O Óleo essencial de Lavanda além de ser dono de um perfume delicioso, proporciona equilíbrio para o corpo e para a mente. Alivia a tensão a insônia e o stress e ainda pode ser usado como cicatrizante e regenerador em caso de queimaduras.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.