A importância do medicamento manipulado

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 6 minutos

O medicamento manipulado possui preparação personalizada, ou seja, será utilizada por um indivíduo específico e, por isso, são especialmente avaliadas conforme a necessidade terapêutica de cada paciente. É utilizada a forma farmacêutica mais adequada, como: cápsulas de cores diferentes, formas transdérmicas, pastilhas, gomas, gotas sublinguais, óvulos, cremes, pomadas, géis e outros, atendendo a terapia de várias patologias internas ou externas. 

Além disso, são feitas associações seguras de ativos, trazendo economia ao consumidor que pagará por um frasco. Desta forma, o paciente não precisará tomar vários remédios.

A farmácia de manipulação é constantemente fiscalizada por órgãos como o Conselho Regional de Farmácia (CRF) e a Vigilância Sanitária. Por isso, deve manter o controle da qualidade das matérias-primas utilizadas nos medicamentos, a organização dos processos de manipulação e cumprir todos os procedimentos operacionais. 

O que significa medicamento manipulado

Os remédios manipulados se diferenciam dos industriais pela forma de fabricação. O remédio industrializado é fabricado em larga escala e com dosagem padronizada, disponibilizando maior número de frascos para as farmácias e representantes oficiais.

Em contrapartida, o remédio manipulado é fabricado de acordo com as necessidades do paciente, é personalizado, elaborado de forma artesanal pelo próprio farmacêutico a partir da receita prescrita por um médico.

Ambos têm a mesma composição química e eficácia no resultado, apenas diferem quanto ao método de produção.

Os manipulados são indicados em algumas situações específicas. Ou seja, quando os industrializados não estão disponíveis nas drogarias, quando os medicamentos prescritos não contêm a dosagem exata indicada pelo médico ou quando o paciente tem alguma dificuldade para utilizar a forma tradicional em que aquele medicamento é produzido. 

A farmácia de manipulação oferece recursos diferenciados em certos tratamentos. O médico tem a possibilidade de associar mais substâncias em um só medicamento, reduzindo o número de remédios que o paciente precisa manejar. Isso auxilia bastante quando se trata de um paciente idoso.  

Em hipótese alguma o princípio ativo do medicamento é alterado, apenas alguns dos demais componentes podem ser excluídos ou substituídos conforme a necessidade clínica. O médico faz a prescrição considerando o contexto de cada paciente, as questões farmacotécnicas, os efeitos colaterais e os riscos de interação medicamentosa. 

Há receitas para todas as especialidades médicas, desde cosméticos a formulações de suplemento. As especialidades que mais receitam medicamentos e produtos manipulados são dermatologia, ortopedia, endocrinologia, cardiologia, reumatologia, clínica geral e ginecologia. Além disso, alguns tipos de medicamentos usados no tratamento de câncer podem ser manipulados. 

As vantagens dos medicamentos manipulados

As principais vantagens dos medicamentos manipulados, além da possibilidade de realizar um tratamento certeiro, podem ser relacionadas quanto à:

1. Custo benefício  

O medicamento manipulado é prescrito e preparado na quantidade e dosagem exatas para o tratamento do paciente. Desta forma, se evita sobras e desperdícios, diminuindo o custo do tratamento.

2. Segurança 

Para uma boa manipulação, vale lembrar que é preciso buscar farmácias de manipulação que seguem as normas de manipulação determinada pelo Ministério da Saúde e que oferecem possibilidades adequadas de acordo com as necessidades do consumidor.

3. Combinação de medicamentos 

Há doenças que precisam ser tratadas com vários medicamentos ao mesmo tempo. Sendo assim, para tornar o tratamento mais fácil, o profissional da área de saúde pode prescrever, desde que os princípios ativos sejam compatíveis, fórmula manipulada que possibilite a associação (combinação) de todas as substâncias químicas, em um único produto.

4. Tratamento exclusivo, personalizado

Somente na fórmula manipulada é possível prescrever doses diferenciadas que atendam às necessidades de cada paciente individualmente, isto é, uma fórmula exclusiva para o paciente, única.

5. Personalização 

Os medicamentos manipulados são feitos exclusivamente para o paciente, de acordo com a prescrição do profissional de saúde.

Os dados do paciente são registrados no rótulo do medicamento, evitando riscos, como o de troca ou de consumo indevido por outras pessoas.

6. Formulações diferenciadas

Pacientes como idosos, bebês, crianças, prematuros, pacientes terminais ou portadores de outras necessidades especiais, até mesmo animais, podem ser tratados de formas farmacêuticas diferenciadas, já que a manipulação, por ser flexível, viabiliza fórmulas individualizadas.

7. Ligação “farmacêutico x médico” 

Sempre que necessário, o farmacêutico contata o médico que prescreve o medicamento a fim de esclarecer as dúvidas que surgirem para garantir a sua saúde do paciente, facilitando o entendimento da posologia utilizada.

8. Viabilidade de ativos

A Farmácia de manipulação pode levar ao alcance do médico e do paciente, substâncias que temporariamente ou definitivamente são retiradas do mercado farmacêutico por motivos diversos.

Sendo assim, a prescrição, bem como a continuidade do tratamento, pode ser atendida por meio da manipulação, evitando a interrupção da medicação, que pode agravar ou comprometer a saúde do paciente.

9. Meio Ambiente

Em tempos de preservação ambiental e cuidados com os descartes de resíduos na natureza, a manipulação contribui ativamente, evitando desperdícios de medicamentos.

Já que o produto manipulado é preparado na quantidade e dosagem exatas para o tratamento proposto, raramente ocorrem sobras e, por isso, o descarte de medicamento não ocorre.

Os medicamentos e tratamentos sob medida propiciam além de benefícios socioeconômicos, um grande benefício à natureza.

10.Tratamentos que vão além da saúde

Não somente os medicamentos manipulados promovem um tratamento personalizado, como também podem servir a propósitos diferentes. O paciente não precisa estar necessariamente doente para utilizá-los.

Existem suplementos manipulados para fortalecer unhas e cabelos, melhorar a aparência da pele, ajudar a emagrecer, e muito mais!

11. Farmácias de manipulação 

As farmácias de manipulação podem preparar medicamentos sem conservantes, corantes, aromatizantes e perfumes, para pacientes alérgicos.

Afinal, porque os medicamentos manipulados são mais baratos?

Os medicamentos manipulados podem ser bem mais acessíveis que os medicamentos industrializados. Isto ocorre porque na manipulação o medicamento é prescrito na quantidade e também na dosagem exatas para a necessidade do paciente, não há sobras. Logo, o paciente paga somente pelo que vai utilizar. Por isso, não deixe de perguntar ao seu médico se o medicamento pode ser manipulado. 

Além do mais, quando se compra um medicamento industrializado, comumente se paga muito mais pelo nome do mesmo, ou seja, você paga pela marca. Mesmo quando se compra um medicamento genérico, se paga pela qualidade e popularidade da marca. 

Quando se trata de medicamentos manipulados, isso não ocorre, por se tratar de rótulos personalizados com os dados do paciente, evitando, assim, a troca ou consumo inadequado por outras pessoas.

Veja mais detalhes sobre Remédio Manipulado da Eficácia, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Confira os produtos manipulados pela Farmácia Eficácia.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 4,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments