A importância do equilíbrio hormonal masculino

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 10 minutos

Hormônios são substâncias produzidas pelo corpo, fundamentais para a equilíbrio entre diversos órgãos e sistemas. Eles controlam todas as reações metabólicas existentes no organismo humano, como o crescimento, o desenvolvimento, a reprodução, a diferenciação celular, o equilíbrio emocional, a cognição e a disposição.  É a combinação entre eles que estabelece grande parte do estado de saúde de cada pessoa, tanto homens quanto mulheres.

Nos homens, as quedas hormonais começam a surgir, em média, entre 30 e 45 anos de idade. Os sintomas vão se instalando lenta, gradual e progressivamente, muitas vezes se confundindo com o estresse diário.

A testosterona é o principal hormônio masculino. Assim como existe a menopausa nas mulheres, por conta da queda dos hormônios femininos, existe a andropausa nos homens em função da redução dos níveis de testosterona.

A variedade de sintomas decorrentes desse processo é muito ampla podendo incluir: 

  • Disfunções sexuais 
  • Perda de massa óssea 
  • Comprometimento cognitivo (perda de memória) 
  • Irritabilidade 
  • Ansiedade
  • Dores articulares 
  • Fadiga intensa 
  • Perda de força física
  • Má qualidade do sono 
  • Aumento da gordura corporal
  • Atrofia muscular 
  • Diminuição da imunidade 
  • Queda de cabelo 
  • Ressecamento da pele 
  • Queda dos níveis de energia, entre outros

Além de ocorrer a queda da testosterona no período da andropausa, ainda ocorre um aumento dos hormônios femininos, que agravam ainda mais o processo. Manter esses dois hormônios em equilíbrio é de suma importância para prevenir diversas doenças e reduzir os riscos cardiovasculares em homens.

Apesar da testosterona atuar fundamentalmente no bem-estar de homens e mulheres, diversos outros hormônios são produzidos diariamente e o equilíbrio entre eles está diretamente relacionado ao estado de saúde de cada pessoa.

Vale ressaltar que a definição de saúde não se limita a ausência de doenças. Saúde é o perfeito estado de equilíbrio metabólico onde todo o corpo encontra-se potencialmente harmonizado e para que essas necessidades metabólicas sejam identificadas e corrigidas é preciso uma criteriosa avaliação clínica e laboratorial.

A queda hormonal nos homens é uma situação real capaz de comprometer completamente a sua qualidade de vida. É preciso alterar padrões para usufruir dos avanços tecnológicos e ter uma vida melhor e mais feliz!

Importância da Testosterona

A testosterona é um hormônio que tem efeito sem igual, no corpo inteiro de um homem. Ela é produzida nos testículos e nas suprarrenais. É para o homem, o que estrógeno é para mulher. A testosterona ajuda a produzir proteínas e é essencial para o comportamento sexual normal e para as ereções.

Reposição hormonal masculina 

É um assunto repleto de tabus e dúvidas por muitos homens. Confira!

  1. A diminuição da produção do hormônio masculino (deficiência androgênica) acomete cerca de 15% dos homens entre 50 e 60 anos, chegando a 50%, ou mais, dos homens com 80 anos.
  2. À medida que o homem envelhece, ocorre uma diminuição lenta e gradual dos níveis de testosterona. Por isso, podem aparecer sintomas indicando a necessidade de reposição hormonal em uma parcela dos homens. Os principais sintomas são: declínio do interesse sexual; dificuldade de ereção; falta de concentração e capacidade intelectual; perda de pelos; ganho de peso à custa de gordura; diminuição de massa e força muscular; irritabilidade e insônia; entre outros. Esses sintomas não são específicos e podem ocorrer em outras condições, que não a deficiência de testosterona.
  3. Diferentemente da Menopausa, a diminuição de produção hormonal masculina não determina o fim da fertilidade para o homem, apenas uma diminuição dela.
  4. A Terapia de Reposição Hormonal Masculina deve ser indicada para todos os homens que apresentam os sintomas de queda hormonal e que não apresentem contraindicações para seu uso. Ela pode ser administrada através de gel, adesivos cutâneos ou injeções.
  5. Antes de recorrer à terapia, é preciso que o paciente apresente queda na taxa de hormônios, comprovada através de exames laboratoriais.
  6. Entre as contraindicações para Terapia Hormonal Masculina está a suspeita ou caso confirmado de câncer de próstata ou de mama masculina. O acompanhamento médico durante o tratamento é necessário para a segurança do paciente.
  7. Estilo de vida saudável com uma dieta equilibrada, a prática regular de exercícios físicos, uma boa qualidade do sono, não fumar e não engordar são recomendações que retardam ou impedem o manifestação da deficiência de testosterona e seus sintomas.
  8. Os medicamentos para reposição hormonal masculina não devem ser usados para ganho muscular ou melhora do desempenho atlético de maneira abusiva. Eles podem causar graves efeitos colaterais e sérios danos à saúde.
  9. Quando bem indicada e monitorada por profissional da saúde, a reposição hormonal traz benefícios aos homens, como melhora da libido, perda de peso, aumento da massa muscular e da densidade óssea.

Se o homem estiver se sentindo cansado, irritado e com falta de interesse sexual, ele deve consultar um urologista, pois estes são sintomas comuns relacionados à redução dos níveis hormonais nos adultos – distúrbio conhecido como deficiência androgênica.

A deficiência androgênica nos homens costuma ser menos intensa e frequente do que a menopausa nas mulheres. Não acontece em todos aqueles que envelhecem, podendo afetar jovens, embora seja mais raro. 

As principais causas das disfunções hormonais nos homens jovens são as doenças que atingem os testículos, como o câncer, e problemas na glândula localizada no cérebro e responsável pela produção de hormônios (hipófise).

A principal característica da deficiência androgênica é a diminuição da produção de testosterona pelo organismo. A queda desse hormônio, que é o mais comum entre os homens, pode causar também:

  • Disfunção erétil.
  • Depressão.
  • Diminuição da força e da massa muscular.
  • Comprometimento da memória e funções cognitivas.
  • Aumento da gordura (visceral).

A prevenção da deficiência androgênica

A finasterida é uma substância que reduz a produção de testosterona. Os medicamentos cuja composição contém 5% de finasterida, foram eficazes também para o combate da calvície. No entanto, foram responsáveis pela redução da libido em cerca de 30% dos usuários.

Sendo assim, para o tratamento da calvície são recomendados os medicamentos com 1% de finasterida, que não são suficientes para comprometer a libido. De qualquer forma, esse medicamento deve ser usado sempre conforme a orientação médica.

Praticar atividade física diariamente e seguir uma dieta saudável, rica em alimentos que ajudam na regulação hormonal, como brócolis, linhaça, frutas secas e figo, previne a deficiência androgênica.

Outra maneira de prevenir o problema é evitar os fatores de risco que também podem causar distúrbios hormonais, como:

  • Tabagismo
  • Álcool em excesso
  • Anabolizantes
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Hipertensão
  • Dislipidemias (presença de gordura no sangue, como colesterol e triglicérides)
  • Medicamentos ou suplementos orais com hormônios

Tratamento dos distúrbios hormonais masculinos

O Implante Hormonal é a maneira mais segura e saudável para a estabilização ou equilíbrio da testosterona, hormônio masculino. É indicado em situações de Hipogonadismo e Hipogonadismo Tardio, comumente conhecido como “Andropausa” ou Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM).

Homens que utilizam o método alcançam os seguintes resultados:

  • Prolongamento da vida útil social, sexual e profissional.
  • Redução dos riscos de morte antecipada por doenças degenerativas.
  • Prevenção dos efeitos da andropausa: dores de cabeça, pele ressecada e flácida, anemia, apatia e depressão, aumento de gordura feminina no corpo, entre outros.
  • Prevenção da arteriosclerose, regulando a produção do bom colesterol (HDL), diminuindo o colesterol ruim (LDL) e, assim, evitando ataques do coração decorrentes do acúmulo de placas.
  • Redução da impotência sexual, causada por problemas de desequilíbrio hormonal.
  • Preservação da musculatura, ossos fortes e voz grossa, além da virilidade e vigor físico, características da essência masculina.
  • Preservação da memória, principalmente dos que estão na meia-idade. Além disso, mantém estimulado o sistema imunológico, evitando viroses e infecções, e acelerando o processo de recuperação de lesões e ferimentos.
  • Manutenção da autoestima, da libido, do brilho nos olhos e do cheiro característico do homem.
  • O tratamento também diminui o nível do hormônio do estresse “cortisol”, proporcionando saúde e qualidade vida.

Além disso, os Implantes Hormonais são recomendados para o tratamento de inúmeros casos de doenças que se desenvolvem devido a alterações dos níveis hormonais no organismo masculino. Confira alguns exemplos abaixo!

Disfunção Erétil ou Impotência Sexual 

É a incapacidade do indivíduo de manter ou iniciar uma ereção satisfatória para o ato sexual. Quando causada por problemas de desequilíbrio hormonal, pode ser tratada com terapia hormonal.

Distúrbios hipogonadais no homem:

  • Ginecomastia – Caracterizada pelo aumento de uma ou das duas glândulas mamárias masculinas. Pode acontecer devido o predomínio do hormônio feminino (estrogênio) sobre a testosterona. Além disso, pode surgir por causa de alguma substância específica que estimula a glândula mamária.
  • Hipopituitarismo – É um distúrbio da glândula responsável pela coordenação da produção de outros hormônios (hipófise). O mau funcionamento da hipófise pode comprometer o crescimento e o desenvolvimento sexual.

Infertilidade originária de distúrbios da espermatogênese 

Tipo de problema que ocorre durante o processo de espermatogênese. Normalmente, é tratada através de terapia de reposição hormonal.

Osteoporose 

Isso pode acontecer se a deficiência de testosterona não for devidamente tratada. A doença é caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea e pode aumentar os riscos de fraturas. Pode ser mais agravada devido à diminuição da massa muscular, também causada pela falta de testosterona.

Síndrome Metabólica / Diabetes

A deficiência de testosterona é um dos fatores associados ao aumento do risco do desenvolvimento de Diabetes tipo 2.

Anemia 

A testosterona é responsável por estimular também a produção de glóbulos vermelhos (hemácias). Quando há uma queda na produção de testosterona, os homens apresentam anemia. A terapia com o uso da dose necessária desse hormônio pode fazer desaparecer o quadro de doença.

Reposição hormonal e o câncer

A reposição hormonal masculina não provoca câncer. No entanto, pode agravar a doença nos homens que tenham ainda o câncer pouco desenvolvido. 

Por essa razão, alguns meses após o início do tratamento, deve ser feito o exame de toque retal e dosagem do PSA para verificar alterações importantes que indiquem presença de câncer. 

Veja mais detalhes sobre Manipule o seu hormônio com a Eficácia, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Faça a manipulação do seu remédio para reposição hormonal com a Eficácia. Lembre-se: alguns medicamos podem precisar da apresentação da receita médica.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments