A importância da progesterona na gravidez

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

A progesterona é um hormônio produzido nos ovários pelas glândulas suprarrenais e também pela placenta durante a gravidez. Os alimentos lácteos são ricos em progesterona. Apesar de ser um hormônio tipicamente feminino, também é produzido pelos homens em pequena quantidade.

A progesterona, juntamente com o estrogênio, tem um papel fundamental para a fertilidade feminina. O estrogênio é considerado o hormônio mais ativo na primeira fase do ciclo menstrual até ocorra a liberação do óvulo. No entanto, a progesterona atua mais na segunda fase, ou seja, após a ovulação, a fim de garantir que, caso o óvulo tenha sido fecundado, o embrião se desenvolva perfeitamente até o nascimento de um bebê.

Com o passar dos anos, a mulher, a partir dos 35 anos, produz menos progesterona, reduzindo também a fertilidade pelo envelhecimento dos óvulos e diminuição de reserva ovariana, ou seja, quantidade de óvulos que a mulher armazena desde seu nascimento.

Ligação da progesterona na gravidez 

Saber a relevância da progesterona e como ela afeta seu corpo em diferentes fases da vida pode proporcionar um melhor entendimento de sintomas associados a seu ciclo menstrual, sinalizar quando algo está errado, ajudar você a ter uma gravidez saudável ou escolher o melhor tipo de método anticoncepcional para você. 

A progesterona é que prepara o endométrio, isto é, o revestimento uterino, onde o embrião vai instalar-se, desenvolver e permanecer durante a gravidez. Quando o embrião se instala no útero, ele cria as conexões necessárias para crescer e desenvolver-se adequadamente. 

A função da progesterona não se baseia apenas na confirmação da gravidez. A ação da progesterona está diretamente ligada à evolução da gestação, pois ela inibe a lactação durante a gravidez e sua diminuição após o parto impulsiona a produção do leite materno. Acredita-se também que essa diminuição facilita o trabalho de parto. Não somente a gestante, mas também o feto se beneficia da progesterona, pois ele metaboliza o hormônio da placenta para a produção de esteroides suprarrenais, fundamentais para sua formação.

Monitoração da fertilidade e os métodos baseados em progesterona

A temperatura corporal basal (TCB) é um bom indicador de que as pessoas podem prosseguir ao utilizar um método baseado na monitorização da fertilidade (FAM) para contracepção. A progesterona provoca um aumento na TCB e o seu aumento contínuo é um bom sinal de que a ovulação aconteceu.

Papel da progesterona no desenvolvimento do feto e no corpo da mulher

Durante as primeiras duas semanas de gestação, é função da progesterona manter e sustentar o feto no útero, impulsionando as glândulas da trompa de Falópio e endométrio a secretarem nutrientes essenciais para o zigoto.

Na gravidez, os hormônios desempenham papel importantíssimo. A maior parte desses hormônios é secretada pela própria placenta. Dois deles, o estrogênio e a progesterona, são hormônios sexuais femininos secretados pelos ovários durante o ciclo menstrual feminino normal. 

Entretanto, dois outros hormônios essenciais e necessários para a gravidez são a gonadotropina coriônica e a somatomamotropina coriônica humana. Esses hormônios têm ação direta sobre a mãe e o feto, pois auxilia no controle das alterações do útero e das mamas, que são necessárias para garantir a vida fetal até seu desenvolvimento e de promover a produção de leite. 

Primeiramente, a progesterona, durante a gravidez, disponibiliza para o feto as quantidades adicionais de nutrientes que ficam armazenadas no endométrio. Isso é realizado para fazer com que essas células do endométrio armazenem glicogênio, gorduras e aminoácidos. Além do mais, a progesterona potencializa o efeito inibidor sobre a musculatura uterina, tornando-a relaxada durante toda a gravidez.

A progesterona complementa os efeitos do estrogênio sobre as mamas. Faz com que os elementos glandulares fiquem ainda maiores e formem um epitélio secretor, e promove a deposição de nutrientes nas células glandulares, de modo que, quando a produção de leite for necessária, todos os elementos que devem participar dessa produção estejam disponíveis.

Nas mulheres, a progesterona é um hormônio que tem extraordinário efeito modulador parassimpático, atuando sobre a estabilidade do sono, o humor e labilidade emocional, ou seja, na sua capacidade de reagir positivamente as ações psicológicas do meio externo.

Além do que, a progesterona tem um resultado conjunto com a melatonina, que é um hormônio extremamente importante para a qualidade do sono.

Dada a relevância deste hormônio no corpo feminino, é preciso entender o que vem causando as doenças decorrentes da deficiência crônica de progesterona.

Deficiência crônica de progesterona

A progesterona é produzida naturalmente pelo corpo e quando os processos naturais de ovulação e menstruação são alterados, a exemplo do que acontece com um contraceptivo oral, esta produção é eliminada.

Os anticoncepcionais têm por função inibir o pico do hormônio luteinizante. E ao inibir o pico do LH, as mulheres não só deixam de ovular, ou seja, não engravidam, como também deixam de produzir progesterona em níveis fisiológicos para contrapor a quantidade de estradiol produzido na fase proliferativa, ou seja, na primeira fase do ciclo menstrual.

Esse desequilíbrio hormonal causa uma série de distúrbios para as mulheres na vida produtiva. Confira!

  • Cólicas
  • Irritabilidade
  • Tensão pré-menstrual
  • Retenção hídrica
  • Congestão mamária
  • Sensibilidade e dores mamárias
  • Ausência de ovulação 
  • Invasão do endométrio na musculatura do útero 
  • Irregularidade menstrual
  • Cistos ovarianos
  • Endometriose

À vista disso, vasta gama de doenças poderiam ser minimizadas e/ou evitadas se fossem feitas rotineiramente avaliação hormonal das pessoas que vão para consultas, independente de sintomas ou suspeição de doenças.

Como a progesterona muda durante o ciclo menstrual?

Antes da ovulação = progesterona mais baixa

No início do ciclo menstrual, os níveis de progesterona estão baixos e continuam assim durante a fase folicular.

Depois da ovulação = progesterona mais alta

Após a ovulação, a progesterona é o hormônio dominante. Ela é produzida pelo corpo lúteo, que é a área do ovário criada pelo folículo rompido que continha o óvulo ovulado. Os níveis de progesterona atingem o pico no meio da fase lútea. Se a concepção não acontecer, o corpo lúteo começa a quebrar alguns dias após a ovulação, causando a queda dos níveis de progesterona e o início da menstruação. 

Como aumentar os níveis de progesterona naturalmente

Já que a progesterona é um hormônio produzido naturalmente pelo corpo, alguns cuidados devem ser tomados para aumentar sua concentração no organismo, confira!

  • Preferir alimentos com elevada quantidade de proteína.
  • Fazer uma alimentação rica em vegetais, fruta e legumes de folhas escuras, como espinafre.
  • Tomar chá de cúrcuma, de tomilho ou orégano.
  • Tomar um suplemento de magnésio, com orientação de um nutricionista.
  • Aumentar a ingestão de alimentos ricos em vitamina B6, como bife de fígado, banana ou salmão.

Além disso, optar por alimentos orgânicos pode auxiliar consideravelmente na produção de progesterona, uma vez que os produtos químicos utilizados nos alimentos embalados podem interferir na capacidade do corpo de produzir hormônios.

Veja mais detalhes sobre Manipule o seu remédio na Eficácia, clicando na imagem abaixo.

Vários produtos
Confira os produtos manipulados pela Farmácia Eficácia.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments