8 Benefícios do ovo na sua dieta

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 7 minutos

O ovo é um poderoso alimento fonte de proteína de baixo custo que está presente nas refeições de muitos brasileiros e são vários os seus benefícios. 

O alimento é importante na constituição dos tecidos, de massa muscular e é fonte de vitaminas A, D e E, antioxidantes e colina, nutriente que faz parte do complexo B de vitaminas, além de ser bom para a saúde dos neurônios e ajudar no foco e na concentração. 

Também é rico em minerais como ferro, zinco, cálcio, cobre, selênio, fósforo, sódio, manganês e magnésio, gorduras boas como ômega 3 e 6, e muitas proteínas.

Benefícios do ovo 

Comer ovos é benéfico para o organismo, principalmente quando preparados da forma correta.

Confira alguns de seus benefícios!

  1. Combater anemia, por conter ferro e ácido fólico.
  2. Proteger a visão, por conter os antioxidantes luteína e zeaxantina.
  3. Manter a saúde dos ossos, por conter cálcio e fósforo.
  4. Ajudar na formação da memória do feto e prevenir câncer de mama, por conter colina.
  5. Aumentar da massa muscular, porque é uma boa fonte de proteínas.
  6. Prevenir doenças como câncer, por ser rico em antioxidantes, como triptofano e tirosina.
  7. Diminuir a absorção de colesterol no intestino, por ser rico em lecitina.
  8. Prevenir o envelhecimento precoce, por ser rico em selênio, zinco e vitaminas A, D e E.

A clara por ser rica em proteína ajuda a aumentar a massa magra. Por isso, é bastante consumida por pessoas que praticam musculação e querem ficar com o corpo definido. A vitamina B2 presente nela ajuda no funcionamento do aparelho digestivo e na conversão dos alimentos em energia. Além disso, a clara ainda tem nutrientes fundamentais para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade.

Embora a gema seja rica em colesterol e seu excesso seja contraindicado por alguns médicos, uma única gema fornece 10% a mais da dose diária recomendada de vitaminas A, D, E e K. Ela contém alto teor de vitamina D e é fundamental para o desenvolvimento de ossos e dentes e para os sistemas imunológico, cardiovascular e cerebral. Além disso, ajuda a diminuir o risco da perda de visão nos idosos.

O ovo é ótimo para a pele, cabelo e unhas, retarda o envelhecimento celular e combate radicais livres.

A importância do ovo na saúde da gestante

Mulheres grávidas devem ingerir 450mg de colina por dia, por estar ligada ao desenvolvimento do feto. O nutriente ajudará no fechamento do tubo neural e formação do centro de memória e hipocampo, e influenciará na condição cerebral à medida que o tempo for passando. Outras substâncias também necessárias para a gestante e que o ovo pode fornecer são ácido fólico, ferro, vitamina A e selênio.

Quando estão em fase de crescimento, as crianças precisam ingerir muita proteína, e cada ovo pode fornecer isso com alto valor biológico, com aminoácidos essenciais para o organismo. Ele ainda previne a anemia, muito comum nos pequenos.

A prática de esportes e o consumo de ovo

Uma dieta adequada é muito importante para as pessoas que fazem atividades físicas e o ovo é um grande aliado dos esportistas. Rico em vitaminas, antioxidantes, proteínas, algumas delas, como a albumina, importantes no crescimento e reparo dos músculos. 

Derrubando o mito do colesterol

O ovo não é um vilão do colesterol, isso é um mito. Estudos apontam que nosso organismo absorve apenas 1/3 do colesterol presente nele e 80% do colesterol do ovo é um colesterol bom.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda o consumo de um ovo por dia. 

Uma das grandes vantagens do ovo é ser um alimento de rápido preparo e muito versátil. No café da manhã, ele pode ser consumido frito, cozido ou em omeletes. Entre os pratos mais comuns do almoço do brasileiro, o ovo aparece frito, ao lado do arroz e do feijão. O ovo ainda está presente em massas, bolos, quiches, na preparação de molhos, saladas e sobremesas. 

Consumir ovo ainda gera dúvidas

Atualmente, o ovo é considerado por especialistas como o segundo melhor alimento do mundo, perdendo apenas para o leite materno. Por ser rico em vitaminas e ótima fonte de proteína, seu consumo, quando bem aplicado dentro de um plano alimentar alinhado às necessidades nutricionais individualizadas, pode trazer muitos benefícios. 

Ovo x colesterol

Apenas uma pequena parcela do colesterol sanguíneo provém da dieta. A grande vilã dos problemas de saúde relacionados com o aumento do colesterol ruim (LDL) é a hipercolesterolemia familiar e não o que provém dos alimentos. 

Além da predisposição genética, vários fatores aumentam o risco como: o consumo de gorduras saturadas (as gorduras dos ovos são insaturadas), a hipertensão arterial, o fumo, o estresse emocional do uso de anabolizantes esteroides e até mesmo o uso de anticoncepcionais. 

Segundo melhor alimento do mundo

O ovo é ótimo para o emagrecimento, pois aumenta adipocitocina, um hormônio responsável pela queima de gordura. Além disso, é rico em vitamina A, D, E e B12. Também possui ação anti-inflamatória. Se consumido pela manhã, é capaz de fazer você se sentir mais saciada ao longo do dia. É uma ótima fonte de proteína de alta absorção.

Clara x gema

Se for possível, opte por consumir ovo caipira ou orgânico. Existe uma diferença nutricional entre a gema e a clara. Na gema, encontra-se o colesterol e a maioria dos nutrientes como a colina, importante para a formação do neurotransmissor acetilcolina, que regulariza de maneira indireta a memória, a cognição e entra no controle da frequência cardíaca, da respiração e da atividade dos músculos.

Já na clara, encontra-se um aminoácido fundamental para o crescimento e conservação dos músculos: a leucina. Ela é utilizada em muitos suplementos. O ovo inteiro pode ser consumido, desde que esteja dentro das necessidades diárias do indivíduo.

Propriedades do ovo

Não importa se o ovo é de codorna, caipira, ou orgânico, pois todos são ótimas fontes de proteínas, vitaminas e minerais. Esse alimento pode ser considerado quase um polivitamínico natural, visto que possui boas quantidades de vitaminas A, D, E e do complexo B. Sendo assim, ele é um ótimo antioxidante que previne o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de doenças crônicas, como câncer.

Em relação aos minerais, o ovo tem ferro, zinco, fósforo, potássio, manganês e selênio. Por isso, combate a anemia, fornece energia para o corpo, auxilia na contração muscular, ajuda na absorção de cálcio e também fortalece o sistema imunológico. Por todos esses motivos, não é de se espantar que ele esteja muito presente na dieta de atletas. Além disso, o ovo emagrece por ser low carb, isso significa que possui poucas calorias. Com exceção do ovo frito, que engorda porque o óleo usado para o seu preparo faz com que o prato se torne calórico.

Durante muito tempo, a crença de que o ovo aumenta o colesterol foi grande. Porém, a verdade é que ele diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumenta os do colesterol bom (HDL). Outro benefício é que ele não tem glúten e por isso pode fazer parte da dieta de celíacos. De modo geral, o alimento além de muito nutritivo é ideal tanto para crianças quanto para adolescentes, adultos e idosos.

Veja mais detalhes sobre Ômega 3 (Óleo de Peixe) (EPA + DHA) , clicando na imagem abaixo.

beneficios ovos na dieta1G – 30 Cápsulas
O Ômega 3 é uma gordura (ácido graxo) fundamental para a saúde, uma vez que previne doenças cardiovasculares, regula o colesterol, melhora o humor e auxilia no desenvolvimento do cérebro, favorecendo a memoria e atenção.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments