7 suplementos importantes para o ganho da massa muscular

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 14 minutos

A saúde e o bem-estar do ser humano estão mudando a cada dia e tem transformado o estilo de vida de várias pessoas. Atualmente, um grande número de jovens e adultos, de ambos os sexos, praticam exercícios físicos em academias com diferentes objetivos, entre eles o ganho de massa muscular.

Com isso, o consumo de suplementos alimentares vem aumentando consideravelmente.

O ideal seria uma prescrição adequada a cada caso. Por isso, é fundamental que os praticantes e os profissionais conheçam um pouco sobre os suplementos alimentares: para que eles servem, quais são os benefícios e as contraindicações e como consumi-los. Vamos lá?

Suplementos alimentares – o que são?

São produtos que complementam a dieta dependendo das necessidades de cada pessoa. Na verdade, a suplementação inclui nutrientes que seriam adquiridos através de uma alimentação correta como vitaminas, minerais, ervas, aminoácidos, enzimas e outros.

Os suplementos não são indicados somente para os praticantes de exercícios físicos, mas também para os vegetarianos, quem cortam carboidratos, para os que não são chegados a saladas e para algumas deficiências que vão surgindo ao longo da idade.

Os suplementos podem ser:

Hipercalóricos – Equivalem a uma refeição completa. Utilizados para ganho de peso, porque são suplementos com alto teor de calorias. São compostos por carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais. 

Proteicos – Recuperam a musculatura após treinamento de força. Consumidos para ganho de massa muscular, pois são ricos em proteínas que são encontradas de diversas formas: concentradas, hidrolisadas e isoladas.

Antioxidantes – Previnem o envelhecimento precoce, pois são suplementos de vitaminas e minerais que atuam como antioxidantes. Combatem os radicais livres produzidos durante o exercício.

Pré-hormonais – Para estimulação natural de hormônios.

Termogênicos – Ricos em substâncias que aceleram o metabolismo (cafeína, guaraná, citrus aurantium, inositol), por isso ajudam a emagrecer.

Poli vitamínicos e minerais – Complementam vitaminas e minerais diariamente.

Cada vez mais os suplementos alimentares vêm se tornando comum no meio esportivo, porque os atletas ou, mesmo, as pessoas que praticam atividade física visam o melhor rendimento e/ou ganho de saúde ou forma física.

7 suplementos que atuam no ganho de massa muscular

1- Proteína de Ervilha 

De acordo com a pirâmide alimentar, a proteína é vermelha, marrom e bege. Basicamente carne, frango, peixe, ovos, feijão e nozes. Mas as ervilhas verde-clara, com todo seu esplendor, podem ter sido perdidas o tempo todo.

Excelente fonte de proteína, as ervilhas são leguminosas, como lentilhas e grão de bico. Também oferecem micronutrientes como manganês, folato, cobre, fósforo, vitaminas B6 e B2, niacina e molibdênio. As ervilhas também são ricas em fibras que ajudam na digestão.

Benefícios nutricionais

  • Fonte de proteína de alta qualidade rica em ferro
  • Pó de proteína de ervilha também é rico em ferro
  • Funciona com muitas dietas especiais

Benefícios para a saúde

  • Mantém você completo.
  • Bom para a saúde do coração.
  • Constrói massa muscular.
  • Proteína Hipoalergênica.

Efeitos colaterais potenciais

Geralmente, a proteína de ervilha em pó é bem tolerada e tem muito poucos efeitos colaterais.

As proteínas de ervilhas, possui baixo teor de fibras e não tende a causar gases ou inchaço como ervilhas inteiras podem causar em algumas pessoas.

No entanto, o pó de proteína de ervilha pode ser relativamente alto em sódio – com produtos contendo 110-390 mg por porção.

Portanto, as pessoas em uma dieta com restrição de sódio devem consultar um profissional habilitado antes de usar o produto. 

Não recomendado misturar com bebidas alcoólicas.

2- Tribulus Terrestris 250mg

É muito usada como estimulante sexual, influenciando no aumento da libido, frequência e força das ereções em homens bem como na diminuição dos sintomas de frigidez sexual feminina.

Para que serve tribulus terrestres

  • Controla os triglicerídeos. 
  • Aumenta a libido em homens e mulheres.
  • Reduz o colesterol.
  • Promove o bom humor, melhora a autoestima pessoal, a memória e o raciocínio.
  • Combate impotência ou disfunção erétil em homens.
  • Trata a ejaculação precoce.
  • Proporciona uma ereção mais duradoura. 
  • Melhora a fertilidade feminina.
  • Reduz a pressão arterial. 
  • Trata os sintomas da menopausa.
  • Reduz o estresse.
  • Aumenta a massa muscular em praticantes de musculação e atletas.

Cuidados ao consumir

O tribulus terrestris é indicado para homens com problemas de ereção e também para pessoas que tiverem uma queda hormonal. O tribulus terrestris só deve ser ingerido após a orientação de um profissional da saúde devidamente habilitado.

Contraindicações do tribulus terrestris

O tribulus terrestris não é orientado para todos. Pessoas com câncer devem evitá-lo. Mulheres com alterações na suprarrenal, com excesso de pelo, problemas de hipertrofia do clitóris, síndromes de androginia, queda de cabelos e pele oleosa também não devem consumir. O tribulus terrestris não é orientado para gestantes, lactantes e crianças.

Riscos ao ingerir em excesso

O consumo por longo período do tribulus ou em excesso terrestris tende a causar vários problemas de saúde. Em mulheres as complicações envolvem: aumento do clitóris, alteração do ciclo menstrual, acne, aumento de pelos e infertilidade. Já em homens os problemas são: atrofia testicular e infertilidade. Em homens com câncer de próstata ou câncer de testículo pode ocorrer uma piora do quadro.

3- Glutamina

A glutamina é um aminoácido essencial para o nosso corpo. Está presente em abundância no organismo e fica disponível em sua forma livre no plasma e nos tecidos musculares. Por isso, é tão importante para diversos processos metabólicos, o que inclui a síntese proteica. 

A suplementação de glutamina é importantíssima para os atletas que realizam treinos pesados, visto que auxilia na recuperação pós treino, previne a fadiga e possíveis desgastes no organismo. Cuida do sistema imunológico e mantém a energia do corpo equilibrada.

Benefícios da Glutamina

  • Auxilia os praticantes de esportes (Indicação Principal).
  • Colabora para o aumento de massa muscular e metabolismo corpóreo.
  • Combate o catabolismo.
  • Aumenta a resistência a infecções.
  • Melhora a integridade intestinal.
  • Ajuda na recuperação pós treino.
  • Previne a fadiga.
  • Reduz a dor muscular após os exercícios.
  • Melhora o humor e a memória.
  • É fonte energética para processos anabólicos.
  • Estimula a síntese proteica.
  • Cuida do sistema imunológico.
  • Mantém a energia das células.
  • Contribui na melhora da função cerebral.

Contraindicações 

A glutamina é contraindicada para pessoas com problemas renais e no fígado, além de pessoas portadoras de diabetes. Esses grupos devem evitar a ingestão de glutamina, porque a metabolização deste aminoácido ocorre de forma diferente em decorrência dessas doenças. A suplementação, nesses casos, deve ser realizada somente por indicação médica.

4- Albumina

Retirada da clara do ovo, ela representa uma excelente fonte de proteínas em nosso dia a dia. Ao manter uma boa dose deste nutriente, você garante uma boa quantidade de proteínas para uma melhor recuperação em seu pós-treino.

Além disso, ela contribui para a melhora dos resultados nos esforços físicos, favorecendo a síntese proteica, a construção muscular e o desempenho nos treinos de força.

Por se tratar de uma substância rica em minerais e vitaminas como ferro, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B, ela favorece o ganho de energia, o que vai ajudar o atleta durante o seu treino.

Benefícios da Albumina para os atletas

Composto de alta relevância nos processos de reconstrução das fibras musculares. Atuando em todas as etapas de cicatrização, ela traz benefícios que otimizam os processos e favorecem o ganho de massa muscular. É bastante indicada para atletas e praticantes de musculação. Por isso, a substância se apresenta como principal responsável pela regeneração dos músculos após o treino.

Além de favorecer e agilizar a regeneração das fibras musculares, ela também previne sintomas de exaustão e baixa no rendimento em casos de ´over training`, retarda o esvaziamento gástrico, auxilia o bom funcionamento do sistema circulatório, transporta nutrientes e água para dentro das células, evitando o inchaço, ajuda no aumento da massa muscular e reduz o apetite. Promove a regeneração e o desenvolvimento muscular, devido a seu grande potencial energético e auxilia na renovação da pele, unha e cabelos.

Contraindicações 

Sem acompanhamento médico, o consumo de albumina pode causar problemas sérios no sistema gastrointestinal, alergias e até distúrbios renais associados ao uso excessivo do suplemento e ao baixo consumo de líquidos.

A albumina é um produto seguro desde que a pessoa esteja saudável. No entanto, é necessário que seja feita uma análise nutricional para determinar a forma correta de consumo ou identificar uma possível contraindicação.

O melhor a fazer é adquirir o produto somente após consultar um profissional habilitado para fazer o uso adequado do suplemento.

5 – Whey Protein concentrado

É uma proteína natural do leite, extremamente completa, apresentando todos os aminoácidos necessários que ajudam no desenvolvimento dos músculos. Funciona como complemento proteico na alimentação, auxiliando em diversos benefícios, sendo um deles o ganho de massa muscular. 

Benefícios do Whey Protein Concentrado

  • Auxilia na recuperação muscular.
  • Aumento da absorção de aminoácidos.
  • Manutenção da massa muscular.
  • Redução do catabolismo.
  • Rápido fornecimento de aminoácidos.
  • Ganho na performance.
  • Ganho de massa muscular.
  • Auxilia nas refeições.
  • Auxilia na recuperação muscular.
  • Valor biológico alto.
  • Auxilia na hipertrofia.
  • Função anabólica. 

A quantidade a ser consumida depende de sua necessidade diária em proteína, somente um nutricionista poderá fazer essa adequação.

6- Creatina 5g

Esse aminoácido é produzido pelo próprio organismo do ser humano a partir de um composto de aminoácidos presentes nas fibras musculares. 

Quando a creatina é consumida em forma de suplemento, estoques intramusculares e cerebrais são aumentados. Quando elevados, podem oferecer diversos benefícios terapêuticos como prevenção da depleção dos estoques de ATP, estímulo do aumento da síntese proteica, diminuição da degradação proteica e estabilização das membranas biológicas. Evidências demonstraram que os atletas se beneficiam com a suplementação de creatina com aumento da força muscular, potência e redução da fadiga, além da hipertrofia muscular.

Outros benefícios da Creatina

  • Ganho de força.
  • Alto valor biológico.
  • Melhora da performance.
  • Diminuição da fadiga muscular.
  • Melhora da recuperação muscular.
  • Melhora da saúde óssea.
  • Manutenção da massa magra.

Ação da Creatina

A participação da creatina na formação de ATP mostra que melhora os exercícios de alta performance. Confira os inúmeros fatores que ajudam os aminoácidos a melhorar a performance:

  • Firmeza da musculatura
  • Resistência à fadiga
  • Massa muscular
  • Recuperação 
  • Força
  • Potência balística
  • Performance cerebral

Mulheres podem consumir Creatina?

Verificou-se a eficácia da suplementação para ambos os sexos, melhorando níveis de massa muscular, força e performance. Esses benefícios, não apresentaram efeitos colaterais nem contraindicações. 

Os benefícios da suplementação com creatina em vegetarianos/veganos

A creatina pode e deve ser utilizada por veganos ou vegetarianos. Suplementar com creatina irá balancear os estoques que o corpo necessita.

7- BCAA 

O suplemento reduz fadiga e ajuda no ganho de massa muscular, mas seus aminoácidos essenciais também podem ser consumidos através de uma alimentação rica em proteínas animal ou vegetal. 

Se consumido corretamente, não engorda, já que estimula o metabolismo, colaborando com o ganho de massa magra. 

O BCAA reduz a fadiga durante exercícios de longa duração, além de acelerar a recuperação muscular após o treino. O suplemento é normalmente consumido em pó, cápsulas ou líquido. Mas há também a opção injetável, em que o produto é injetado diretamente nos músculos imediatamente antes da musculação, uma vez por semana.

Para quem pratica exercícios físicos em intensidade moderada, os benefícios também podem ser conquistados com a alimentação rica em aminoácidos, o que evitaria os possíveis efeitos colaterais e contraindicações da suplementação.

Qualquer suplemento, só deve ser usado sob indicação e supervisão profissional, pois no caso específico do BCAA, pode estar associado a aumento da resistência à insulina e pior controle da glicose, com possível aumento do risco de diabetes.

O modo de usar pode diferir de um indivíduo para o outro, devendo sempre ser de acordo com orientação profissional, ressaltando que nada substitui os alimentos e que a ingestão de dieta rica em BCAA pode ser importante para evitar o uso desnecessário de suplementos. 

Benefícios do BCAA

  • Colabora com a produção de energia.
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.
  • Aumenta a velocidade da síntese proteica muscular.
  • Ajuda no ganho de massa muscular.
  • Reduz cansaço, diminuindo a produção de serotonina no cérebro.
  • Impede o cansaço mental.
  • Auxilia na concentração durante exercícios.
  • Contribui para melhorar a imunidade.

Reduz glicogênico (promove a hipertrofia muscular, aumentando a massa muscular).

  • Os BCAAs constroem células e reparam tecidos, eles formam anticorpos, fazem parte do sistema hormonal e enzimático, formam RNA e DNA e ainda transportam oxigênio pelo corpo. 
  • Colabora com a produção de energia.
  • Regula os níveis de açúcar no sangue.
  • Aumenta a velocidade da síntese proteica muscular.
  • Ajuda no ganho de massa muscular. 

Efeitos colaterais e contraindicações

  • Agravamento da Esclerose Lateral Amiotrófica, no caso de quem sofre com a doença. 
  • Gestantes, lactantes, crianças e idosos devem usar somente com indicação médica
  • Pacientes com mal de Parkinson ou que usem o medicamento Levodopa, corticosteroides, diazoxida e medicamentos para diabetes não deve fazer uso do supemento.
  • Alterações na glicose sanguínea, que causam queda nos níveis de açúcar no sangue, levando à hipoglicemia.
  • Possível sobrecarga dos rins em pessoas que já apresentam comprometimento das funções renais.
  • Náuseas.
  • Dores de cabeça.

Para praticantes de atividades físicas leves a moderadas, a alimentação costuma ser o suficiente, pois os BCAAs se encontram em inúmeros alimentos proteicos de origem animal e vegetal.

O BCAA está presente em:

  • Castanhas e amendoim
  • Feijão branco
  • Lentilha
  • Grão de bico
  • Atum
  • Soja
  • Ovos
  • Leite e derivados
  • Carne bovina
  • Frango
  • Salmão

Veja mais detalhes sobre Remédio para Azia, clicando na imagem abaixo.

ganho massa muscular60 Cápsulas
O Remédio para Azia da Farmácia Eficácia, conta com as excelentes propriedades medicinais de BIOintestil® e Espinheira Santa, no alivio da azia, e na melhora da saúde digestiva.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 3,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments