6 cuidados para evitar unha encravada

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 10 minutos

A unha encravada acontece no momento em que a lateral dela rompe o tecido causando inflamação, dor e desconforto. De modo geral, o dedão é o mais afetado, mas qualquer unha do dedo do pé pode encravar.

Podem desencadear podopatia, o corte incorreto da unha, alterações na forma de caminhar e nas estruturas dos pés, o uso de sapatos apertados, de bico fino, de segurança – como os com bico de aço – e excesso de suor ao redor das unhas. 

Tratamento eficaz para a unha encravada

O que fazer para evitar a unha encravada?

Primeiramente, corte a unha seguindo o formato dos dedos. Evite cortar os cantos e não deixar a unha muito curta nem remova em excesso a cutícula das laterais. Use calçados confortáveis, evite aqueles que ficam muito justos e não use os fechados por muito tempo. 

Toda essa atenção é voltada para a unha do pé encravada, pois, embora a da mão também possa encravar, não é muito comum que ocorra.

Algumas pessoas já têm certa predisposição para unhas encravadas, por conta de características como unhas muito grandes em relação aos dedos ou que possuem tendência a crescer para baixo. 

É válido ressaltar que, na maioria dos casos de encravamento, a ponta da unha cresce e penetra a pele ao seu redor por conta do corte errado e do uso de sapatos apertados ou pontiagudos. O quadro se caracteriza pela inflamação e vermelhidão dos cantos das unhas que podem, eventualmente, formar um tecido inflamado com secreção.

A unha encravada pode ser classificada em três diferentes graus. 

  • Grau I – só há queixa de dor. 
  • Grau II, – há também uma secreção sanguínea ou purulenta. 
  • Grau III – caracteriza-se pelo quadro de dor, secreção e hipertrofia da área acometida.

Saiba como tratar da unha encravada

Como tratar unha encravada

Se for difícil cuidar bem dos pés e das unhas ou se for diabético, o mais indicado é ir ao médico ou podólogo para obter ajuda e tratamentos regularmente, de preferência a cada três meses. 

Caso o quadro seja inicial, o tratamento da unha encravada pode começar em casa. Coloque o pé em uma bacia com água morna, isso ajudará a reduzir a inflamação. A aplicação de um pedaço pequeno de algodão ou gaze, para separar a lateral de unha da pele ao redor, pode ajudar a solucionar o problema. 

Se o caso inflamatório for mais complicado, o ideal é buscar ajuda especializada. O podólogo realiza a remoção de um pedaço de unha e faz a correção dela. Em casos mais graves, ele encaminha para um dermatologista, que pode prescrever antibióticos ou indicar um procedimento cirúrgico que remove a porção parcial ou total da lateral da unha doente (uma cantoplastia).

Diabetes + unha encravada

Atenção: paciente diabético com unha encravada, imunodeprimidos ou com problemas circulatórios, se não for tratado devidamente, pode ter uma infecção generalizada.

A diabetes causa má circulação e diminui a sensibilidade nos dedos. Isso afeta a sua habilidade de sentir se os dedos estão inflamados ou se os calçados estão apertados demais. O podólogo pode receitar calçados especiais ou palmilhas que proporcionam conforto aos pés e diminuem o risco de trauma no dedo e unhas encravadas.

  • Em diabéticos, a unha encravada pode ficar facilmente infectada e se transformar em uma ferida aberta difícil de sarar (uma úlcera de pé). 
  • As úlceras aumentam o risco de gangrena, causando a morte do tecido devido à falta de circulação sanguínea.
  • Mesmo que as técnicas de salões possam ajudar a aparar as unhas dos pés, ninguém substitui os especialistas em pés que são profissionalmente treinados.

Alivie os sintomas da unha encravada com produto da Eficácia

Pontos importantes sobre a unha encravada

1. Tamanho das unhas 

A saúde das unhas depende muitas vezes do seu tamanho. Unha muito grande pode encravar, causar desconforto e acumular sujeiras. Unha muito curta também pode encravar, causar a subida da parte abaixo das unhas das mãos e dos pés (leito ungueal), impedindo que a mesma cresça corretamente. 

2. Tesouras, alicates e espátulas 

Apare as unhas de forma reta. Uma das causas mais comuns do encravamento das unhas é cortá-las com ângulos nas laterais para combinarem com o formato arredondado dos dedos, pois isso permite que a pele cresça sobre a borda afiada da unha e cause irritação. Por isso, corte-as ou peça para o profissional do salão cortá-las de forma reta para reduzir o risco de encravá-las, principalmente a do dedão do pé.

Outras observações:

  • As unhas de algumas pessoas são naturalmente curvadas ou em forma de leque, o que as deixa mais predispostas a ter unhas encravadas.
  • Cutucar ou quebrar os cantos das unhas também pode encravá-las. 
  • Aquelas pessoas que têm unhas bem mais grossas têm menos risco de encravamento, pois elas não furam a pele ao redor tão facilmente quanto as mais finas.
  • Todos os instrumentos utilizados na ornamentação da unha devem estar devidamente esterilizados. 
  • Recomenda-se atenção ao fazer a unha em um salão. Todo profissional deve utilizar luvas e manusear somente matérias devidamente esterilizados. 
  •  Ao fazer as unhas em casa, também é preciso ter cuidado com a higiene.
  • Os instrumentos tais como alicates de cutículas, alicates de corte de unhas e espátulas devem ser higienizados com álcool 70% e não devem ser compartilhados com ninguém. 

3. Remoção das cutículas 

Retirar as cutículas é uma agressão às unhas. O correto seria não as remover, pois elas são barreiras de proteção e, quando retiradas, deixam as portas abertas para bactérias e fungos. Invista em uma hidratação para melhorar o aspecto delas.

4. Calçados de tamanho adequado 

Os calçados que apertam ou que pressionam demais as pontas dos dedos podem fazer a unha crescer por dentro da pele ao redor e causar dor. Compre e use calçados adequados, principalmente se forem calçados esportivos que envolvem muita corrida e paradas súbitas, como futebol, basquete ou tênis.

  • Se não tiver certeza do tamanho do seu calçado, peça para o vendedor de uma loja medir seus pés e peça conselhos sobre os melhores calçados para o formato deles.
  • O uso de meias muito grossas também aperta os dedos e aumenta o risco de trauma e unhas encravadas.
  • Os calçados muito folgados e muito grandes podem aumentar o risco de encravamento, principalmente no dedão do pé, pois ele desliza bastante durante uma caminhada ou corrida.

5- Calçados de proteção 

Caso o seu trabalho ofereça risco significante de lesionar os dedos, proteja-se com as botas que têm uma cobertura mais grossa na ponta. Elas protegem os dedos contra traumas, que aumentam as chances de encravar e perder as unhas – as que estão gravemente lesionadas podem ficar descoloridas e cair.

  • Use calçados e botas feitos com materiais permeáveis, como couro e camurça, pois os pés suados deixam a pele ao redor das unhas mais mole e mais fácil de perfurar. Usar meias que ajudam a absorver a umidade dos pés também é benéfico.
  • Os serviços que podem precisar de calçados de proteção incluem: trabalhadores de construções civis, operários de fábricas, mecânicos, soldadores, bombeiros e guardas florestais.

6- Cuidado para não bater os dedos dos pés

O trauma nas pontas dos dedos causa inchaço, o que empurra o tecido mole nas bordas das unhas afiadas e pode encravá-las. Sendo assim, tenha cuidado ao andar pela casa e use calçados mais firmes nos dedos para se proteger.

  • É comum bater os dedos nas pernas de mesas, cadeiras e camas.
  • O dedão e o dedinho (quinto dedo) são os que mais batem e sofrem lesões.
  • Outras medidas preventivas incluem remover os entulhos do chão, tapetes escorregadios e usar óculos ou lentes se precisar deles para ver com mais clareza.

Unhas encravadas nas mãos

As unhas encravadas são frequentes em adolescentes e tipicamente acometem os dedões dos pés. Entretanto, é possível acontecer do mesmo problema aparecer em outros dedos e até mesmo nas unhas das mãos. 

Embora isso não seja muito comum, não significa que seja algo raro e é mais frequente em adultos do que em adolescentes ou crianças.

Causas de unhas encravadas nas mãos

As principais causas de unhas encravadas nas mãos são: 

  • O trauma, seja causado pelo hábito de roer unhas, seja por um acidente;
  • As reações medicamentosas, notadamente causada pelo roacutan usado para tratar a acne (retinoides)
  • Alguns quimioterápicos, usados no tratamento do câncer,
  • Alteração da circulação do membro superior, seja por fístula de hemodiálise, uso de medicações ou acidentes.

Evite unhas encravadas nas mãos

Para evitar esse tipo de problema, evite roer ou cutucar as unhas, corte de forma a não machucar os cantos e observe sempre as mãos, principalmente ao iniciar algum tipo de remédio. 

Tratamento 

O tratamento da unha encravada depende muito da causa. Vale dizer que é muito importante tentar, de todas as maneiras possíveis, tratar e melhorar as condições locais, antes de se pensar em medidas cirúrgicas.

Normalmente a unha encravada da mão é bastante dolorosa e inflamatória, logo é possível usar medicações para tentar reduzir esses sintomas. Outra medida importantíssima é cortar adequadamente as unhas, evitando arredondar os cantos, o que poderia complicar ainda mais o problema.

Caso o quadro já seja crônico e esteja muito avançado, a única opção é a cirurgia. O objetivo do procedimento é libertar os cantos da pele ao redor e muitas técnicas podem ser empregadas. A cirurgia é indicada, principalmente, nos casos em que houve alteração no formato da unha. Nesses casos, ela se torna espessa, escura, se assemelha a uma telha e é bastante dolorosa.

Se notar que está acontecendo algo diferente com seus dedos, consulte imediatamente um médico! Lembre-se: quanto mais cedo o médico especialista examinar você, mais simples será o tratamento do seu problema.

Veja mais detalhes sobre Remédio para unha encravada, clicando na imagem abaixo.

unha encravadaGel 15 gramas
’É uma fórmula indicada para os cuidados com a unha encravada e para amenizar as terríveis dores, isso por que conta com a presença do ativo lidocaína, que possui ação anestésica.’’ Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments