5 medicamentos naturais para a imunidade

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 17 minutos

Para fortalecer o sistema imunológico, prevenindo o desenvolvimento de algumas doenças e ajudar o corpo a reagir àquelas que já se manifestaram, é importante comer mais alimentos ricos em vitaminas e minerais, diminuir o consumo de fontes de gordura, açúcar e industrializados, com corantes e conservantes, e pode ser indicado tomar remédios ou suplementos que aumentam a imunidade.

Além disso, manter um estilo de vida saudável também é uma das melhores estratégias para manter o sistema natural de defesa do corpo sempre forte e eficiente e por isso é recomendado não fumar, comer alimentos saudáveis, praticar exercícios físicos leves ou moderados de forma regular, ter o peso adequado, dormir de 7 a 8 horas por noite, evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação. 

Estes hábitos devem ser seguidos por todos ao longo da vida, não somente em momentos em que a pessoa se encontra doente ou com facilidade para adoecer. 

Veja a seguir 5 medicamentos naturais que vão ajudar a manter a imunidade:

1- Própolis 500mg – 60 cápsulas

Na rotina agitada de uma colmeia, a saúde é uma das prioridades do grupo. Desta forma, as abelhas gastam boa parte da sua energia coletando resinas na vegetação ao redor para produzir um poderoso remédio, a própolis. As operárias vedam todas as frestas com esse preparado para aproveitar o melhor de suas propriedades físicas e biológicas. A própolis isola o ambiente interno a fim de manter a temperatura ideal, impedir a entrada de vento e chuva e blindar a área contra bactérias, vírus e fungos capazes de colocar em risco a vida de toda a colmeia.

Mesmo com um histórico respeitável de uso, que lhe rendeu o posto de medicamento natural, a própolis só entrou para valer na mira da ciência nos últimos 20 e poucos anos – e isso se deve, em parte, ao seu crescente apelo popular. 

O Brasil ocupa um lugar de destaque nessa história, porque aqui a produção de própolis dura o ano inteiro. Uma vantagem e tanto, se considerarmos que, em outros climas, as abelhas só fabricam o preparado no verão e na primavera. Além do mais, uma das espécies de abelha mais comuns em terras brasileiras, a Apis mellifera, é uma excelente produtora e, de quebra, super-resistente.

O Brasil também está em evidência por causa das variedades que abriga e coloca no mercado: são 13 já catalogadas, divididas em três categorias até o momento. Além da clássica, de coloração marrom, existem as versões verde e vermelha, exclusivas daqui.

Cada tipo tem uma composição química distinta. Por definição, própolis é um material que as abelhas produzem usando a própria cera e resinas de diferentes plantas. Ou seja, o que muda na constituição são os ingredientes obtidos na vegetação próxima às colmeias. 

Desse modo, a diversidade botânica faz com que as propriedades terapêuticas variem de uma versão para outra.

Os tipos de própolis

  • Verde

Valorizada pelo mercado estrangeiro, a própolis verde é típica do Brasil e alvo de inúmeras pesquisas. O sucesso se deve ao seu alto poder antioxidante. Além de regular o sistema imune, tem efeito antimicrobiano e anticâncer.

  • Vermelha

Comum no Nordeste, é rica em componentes anti-inflamatórios, que ajudam a conter os estragos causados por micróbios. Tem se saído bem em experiências com células cancerosas. Isso já faz dela o tipo mais caro e cobiçado pelo mercado.

  • Marrom

própolis com essa tonalidade, mais presente no Sul do Brasil, assemelha-se à variedade europeia. É tradicional nas farmácias, embora seja menos estudada entre as três versões aqui. Destaca-se pelas atividades antioxidante e antimicrobiana.

Não param de sair estudos apontando a eficácia da própolis contra vírus, bactérias e fungos. 

As análises em laboratório revelaram que, além de combater o excedente de radicais livres, já associado ao envelhecimento precoce e a danos celulares, a própolis se mostrou bastante eficaz frente aos micróbios, pois seus compostos interferem na membrana celular das bactérias. Tal efeito desestabiliza esses seres microscópicos de tal maneira que eles acabam mais facilmente exterminados.

Os efeitos da própolis no corpo

1. Combate amidalites

2. Protege os dentes

3. Fortalece a imunidade

4. Acaba com a acne

5- Trata infecções e inflamações

6- Previne e trata pneumonia e bronquite

7- Cuida do diabetes, hipertensão e reumatismo.

2- Lactobacillus – Equilíbrio do Metabolismo  

Lactobacillus é um género de bactérias, gram-positivas e anaeróbia facultativa ou microaerofílicas, em forma de bastonete, que beneficiam a saúde e bom funcionamento da flora intestinal, melhorando a digestão e fortalecendo o sistema imunológico.

São conhecidos também como probióticos, exercem efeitos benéficos para a saúde, resultando na melhora do balanço intestinal e da redução do risco do desenvolvimento do câncer. Sua função é a de estimular o sistema imunológico e alterar o mecanismo microbiano, aumentando, significativamente, o valor nutritivo e terapêutico dos alimentos e fortalecendo o sistema imunológico, através de uma maior produção de células protetoras.

O que são os lactobacilos vivos?

Os lactobacilos vivos são alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de micro-organismos.

Bactérias dentro do nosso corpo nem sempre são sinal de doença. Muito pelo contrário: cada milímetro quadrado de um intestino saudável deve ter cerca de 10 bilhões de micro-organismos vivendo nele para funcionar corretamente. 

Essa é a chamada flora intestinal, que, em muitos casos, tem seu número reduzido, seja por alguma enfermidade, seja pelo uso de antibióticos. Isso não apenas dificulta a digestão, como torna o aparelho digestivo vulnerável ao ataque de micro-organismos nocivos. É aí que entram os lactobacilos, para ajudar a combater essa carência da flora intestinal. 

As bactérias do gênero lactobacillus não são as mais numerosas, mas têm uma grande vantagem: podem ser ingeridas e ainda chegar vivas ao intestino, atravessando sem problemas o estômago, ambiente ácido onde a maioria dos micro-organismos não sobrevive.

Uma vez no intestino, esses seres se reproduzem com grande rapidez e ainda criam um ambiente propício para que outras bactérias benignas possam se estabelecer ali.

Além disso, eles produzem um muco que protege as vilosidades (pequenas dobraduras) intestinais e também sintetizam parte das vitaminas do complexo B de que necessitamos.

Os lactobacilos podem ser encontrados no leite que acabou de sair da vaca, mas não estão presentes no leite pasteurizado que encontramos à venda.

Os produtos comercializados que contêm lactobacilos vivos são o iogurte e os chamados probióticos: alimentos especialmente destinados a ajudar nosso sistema digestivo pela introdução de microrganismos.

3- Glutamina + Vitamina C em sachês

Também conhecida como l-glutamina ou glutamine tem função de um aminoácido que representa cerca de 60% do tecido muscular esquelético. A glutamina é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% nitrogênio, sendo o transportador primário de nitrogênio para as células musculares.

A Glutamina é um aminoácido encontrado em grande quantidade no organismo. A produção deste aminoácido é feita a partir de um processo biotecnológico de fermentação, usando matérias-primas naturais e renováveis. Estes aminoácidos formam blocos de construções das proteínas, os quais beneficiam o transporte de nitrogênio nos músculos e aumentam o processo de ganho de massa magra para aqueles que desejam hipertrofia.

A suplementação com glutamina em indivíduos cardíacos ou perto de cirurgias cardíacas demonstrou ser cardioprotetora, e isso foi confirmado com suplementação oral. Sem a quantidade necessária o nosso corpo desenvolve doenças por falta de proteínas.

Os músculos abrigam cerca de 60% da glutamina encontrada no nosso organismo. Para atletas e praticantes de musculação que exigem demais da musculatura, é fundamental reforçar a quantidade já existente no corpo para preservar os músculos de maneira eficaz, evitar períodos de catabolismo e manter o funcionamento regular do metabolismo.

É utilizada como fonte energética para o sistema imunológico, trazendo benefícios em períodos de fadigas após treinos de alta intensidade.

A Vitamina C (ácido ascórbico) é uma vitamina solúvel em água. Ela não pode ser sintetizada pelos seres humanos, sendo assim, a única maneira de obtê-la é através da alimentação.

Após ser ingerida, a vitamina C participa de diversas ações bioquímicas vitais para o organismo. Ela melhora o sistema imunológico, a pele, o humor e auxilia em problemas oftalmológicos e derrames. O nutriente também conta com forte ação antioxidante, combatendo os radicais livres. Este nutriente pode ser obtido especialmente em algumas frutas, como a laranja, goji berry, acerola, kiwi e goiaba, e verduras, como a couve e o brócolis.

O ideal é que a pessoa tenha sempre níveis de vitamina C adequados, assim o sistema imunológico fica fortalecido e os riscos de contrair doenças, como a gripe e o resfriado diminuem.

Benefícios da Glutamina associada à Vitamina C

  • Previne doenças bacterianas e virais (Indicação Principal)
  • Regula a síntese e degradação das proteínas
  • Remove o excesso de amônia e nitrogênio do corpo
  • Controla os processos de catabolismo e anabolismo
  • Ajuda a evitar o envelhecimento da pele
  • Proporciona resistência aos ossos
  • Melhora a absorção de ferro
  • Possui ação antioxidante
  • Previne e melhora gripes e resfriados
  • Cuida do sistema imunológico
  • Repõem a carência da vitamina C
  • Previne a fadiga
  • Melhora a saúde intestinal
  • Mantém a energia das células
  • Contribui na melhora da função cerebral
  • Atua na produção do colágeno
  • Promove a produção de proteínas
  • Ajuda na recuperação pós treino

4- Remédio para Aumentar a Imunidade

O sistema imunológico é um conjunto de estruturas responsáveis por garantir a defesa e por manter o corpo funcionando livre de doenças. Compreende todos os mecanismos pelos quais nosso organismo se defende de invasores internos como bactérias, vírus e parasitas.

Um corpo fraco é mais susceptível a doenças e essas medidas simples ajudam a manter uma vida saudável.

O sistema imunológico também é responsável pela limpeza do organismo, ou seja, a retirada de células mortas, a renovação de determinadas estruturas, rejeição de enxertos, além de memória imunológica. Também é ativo contra células alteradas que diariamente surgem no nosso corpo como resultado de mitoses anormais: essas células, se não forem destruídas, podem dar origem a tumores.

Como reforçar sua imunidade?

  • Alimentar-se bem –  A melhor forma de reforçar o sistema imunológico do nosso organismo é através de uma alimentação correta e saudável.
  • Praticar exercícios físicos – Os exercícios físicos devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana de 30 a 40 minutos.
  • Manter as mãos sempre limpas.
  • Cultivar hábitos de higiene bucal, como escovar os dentes após as refeições e sempre usar fio dental.
  • Evitar colocar a mão na boca.
  • Manter os ambientes sempre limpos e arejados.

Alimentos para Imunidade

Sua imunidade anda baixa? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. Os alimentos verdadeiros são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico. De acordo com nutricionistas, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. O consumo sugerido é de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais. 

Confira, a seguir, a lista de alimentos campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

  • Ômega 3 (azeite e salmão) – Auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.
  • Chocolate meio amargo, linhaça e vinho tinto – Contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.
  • Alho e Cebola – Excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.
  • Tomate – Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.
  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes – Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.
  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais – Como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.
  • Cenoura e Brócolis – Contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.
  • Laranja, manga, morango e pimentão – Ricos em Vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

Bebidas para Imunidade

  • Chá de gengibre – Fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo
  • Chá verde – Desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.
  • Chá de Anis – O anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.
  • Água – Tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.
  • Suco verde – Contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).
  • Suco de frutas – Nutritivos e cheios de vitaminas.

O Sistema imunológico merece todo o seu cuidado e a Farmácia Eficácia tem a missão de lhe ajudar e assegurar a sua saúde! Para você trouxemos o Remédio para aumentar a imunidade, que conta com a associação de três Tinturas Vegetais, que se destacam pelas propriedades de fitoterápicos únicos no aumento das defesas naturais do organismo. São estas tinturas:

  • Tintura de Echinacea: Auxilia na proteção do nosso corpo estimulando a produção de anticorpos, tornando o organismo mais resistente às infecções que ocorrem ocasionalmente.

Tem ação eficaz na prevenção de infecções recorrentes relacionadas a respiração, e também nas do trato urinário.

  • Tintura de Curcuma: Conhecida como açafrão, é muito benéfico para os cuidados com a saúde, uma vez que possui ação anti-inflamatória, ajuda no combate aos radicais livres, previne infecções, estimula os sistemas digestivo, circulatório e respiratório.
  • Tintura de Astragalus: É uma erva da medicina tradicional Chinesa (MTC) que é usada tradicionalmente para melhoria das propriedades do sistema imunológico, e também recomendada para a “deficiência do chi” (força de vida) – podendo incluir sintomas como perda de energia e fadiga.

5- Remédio para gripe – 30 cápsulas

Acetilcisteína é um medicamento expectorante indicado quando se tem dificuldade para expectorar e há muita secreção densa e viscosa, tais como bronquite aguda, bronquite crônica e suas exacerbações (piora do quadro clínico e complicações), enfisema pulmonar (doença crônica caracterizada pelo comprometimento dos pulmões), pneumonia (inflamação nos pulmões e brônquios), colapso/atelectasias pulmonares (fechamento dos brônquios), mucoviscidose (doença hereditária que produz muco espesso, também conhecida por fibrose cística). Também é indicado para intoxicação acidental ou voluntária por paracetamol.

Este excelente produto, rapidamente diminui as complicações de gripes e resfriados, tais como coriza e secreção nasal, contribui também, para a redução na produção de muco aliviando o desconforto.

Essa fórmula funciona como um produto mucolítico, que afina a textura do muco sendo melhor excretada através da tosse.

Indicações e benefícios:

  • Redução na produção de muco (Indicação principal)
  • Ação mucolítica
  • Tratamento e prevenção de enfisema crônica
  • Reduz sintomas de Fibrose Cistica
  • Bronquite
  • Pneumonia e outros processos infecciosos

A higiene e saúde, consiste nos hábitos que causam benefícios para a limpeza e o asseio do ser humano. São quase todas as coisas que nos ajudam a prevenir de doenças e de manter a saúde, prezando pelo nosso bem-estar.

A higiene corporal é o conjunto de cuidados que devemos ter com nosso corpo. Os cuidados de higiene pessoal são essenciais, pois evitam que micróbios e outros seres vivos, como vermes, penetrem no nosso corpo e nos causem doenças. É por meio desta higiene que ficamos fortes e saudáveis.

É muito importante para a saúde do corpo manter a higiene e saúde, sendo assim, é preciso cuidar melhor do seu corpo para evitar males maiores em sua saúde. Existem algumas recomendações para mantermos uma boa higiene corporal.

  • Tomar banho todos os dias.
  • Lavar as mãos antes das refeições.
  • Escovar os dentes ao levantar, antes e após as refeições.
  • Cortar as unhas para evitar a contaminação com bactérias.
  • Lavar sempre a cabeça.

Higiene é um termo associado à promoção e manutenção da saúde em diversas esferas. Assim, existem vários tipos de higiene.

  • Higiene pessoal: cuidados e medidas tomadas individualmente para a promoção e manutenção da saúde.
  • Higiene mental: cuidados e medidas que promovem e auxiliam na manutenção da saúde mental. A saúde mental, segundo a Organização Mundial de Saúde, pode ser definida como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social”.
  • Higiene corporal: cuidados e medidas tomadas em relação ao corpo para a promoção e manutenção da saúde. A higiene corporal envolve também a higiene bucal.
  • Higiene coletiva: cuidados e medidas tomadas buscando o bem comum.

Higiene da alimentação: cuidados e medidas tomadas em relação ao alimento, como quanto ao seu manuseio, preparo e armazenamento.

Veja mais detalhes sobre Glutamina + Vitamina C, clicando na imagem abaixo.

sucos para imunidade baixa - coronavírusEm sachês
’A combinação de glutamina e vitamina C aumentam o sistema imunológico, o que é muito importante, para fortalecer as defesas do organismo, contra doenças, ombate gripes, além de recuperar da fadiga após treinos de alta intensidade’’ Farmacêutica Neila Mara

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Meu nome é Ellen Frazão e promovo a boa nutrição. Trabalho com dietas, tratamentos para emagrecimento, reeducação alimentar, atividades físicas voltadas para melhoria do metabolismo, alimentação infantil e grupos especiais. Fique à vontade para fazer perguntas e postar seus comentários! Acesse meu Perfil no Google+. Sou uma personagem criada para representar a equipe farmacêutica e nutricionista da Farmácia Eficácia que criam, revisam e respondem por todos os artigos publicados no blog.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments