5 dicas cuidados com o coração

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Como músculo bombeador, o coração é o grande responsável por fazer o sangue ficar circulando por todo o corpo e por levar os nutrientes e o oxigênio para as células, mantendo-as oxigenadas. Qualquer desajuste que possa acorrer no funcionamento desse músculo pode provocar sérios problemas, especialmente em mulheres e homens com idade superior a 40 anos. Mas ninguém quer sequer pensar em sofrer com qualquer tipo de problema coronário, não é mesmo? Então veja a seguir os cuidados com o coração.

As doenças do coração atingem milhões de brasileiros e podem ocorrer por diversos fatores, como sedentarismo e má alimentação ou complicações de outras doenças (diabetes e pressão alta, principalmente). De acordo com especialistas, a cada dois minutos uma pessoa morre no Brasil vítima de alguma doença no coração.

Entre os principais sintomas de um ataque cardíaco estão a dor persistente ou desconforto no centro do peito e a dor em um ou nos dois braços. É importante saber que dor uma nas costas, no pescoço ou no estômago também pode ser indício importante de doenças do coração. Por isso, não hesite em relatar ao seu médico qualquer um desses sintomas.

É bem raro detectar problemas cardiovasculares em pessoas com menos de 40 anos, mas basta não ter os cuidados necessários para que os problemas apareçam em qualquer um. Para se prevenir e fazer o músculo funcionar melhor e com mais eficiência, é necessário adotar alguns cuidados e hábitos mais saudáveis. Para a prevenção e cuidado observe as dicas a seguir:

  1. Mantenha uma alimentação mais saudável, evitando exagerar nas gorduras e no sal, e beba bastante água diariamente;
  2. Cheque sua pressão arterial e faça o monitoramento do colesterol;
  3. Pratique atividades físicas regularmente;
  4. Evite consumir bebidas alcoólicas e pare de fumar;
  5. Evite situações de estresse e tente dormir de 7h a 8h por noite.

Atenção: os diabéticos precisam ter uma atenção maior, pois a taxa de açúcar mal controlada é fator de risco para o coração. E, se tiver antecedentes familiares com doenças crônicas, como a própria diabetes ou hipertensão e problemas cardíacos, tenha mais atenção.

O coração e o inverno

Quando a temperatura está mais baixa o funcionamento do organismo sobrecarrega o sistema cardiovascular, que precisa trabalhar mais para manter o equilíbrio térmico.

Como reação às temperatura mais baixas, os vasos sanguíneos tendem a se contrair e com menos espaço para o sangue circular nas veias e artérias ocorre um aumento da pressão arterial. Quando isso acontece, pode haver uma aceleração dos batimentos cardíacos fortes dores no peito.

Por isso, os cuidados com o coração no inverno devem ser redobrados. Além das doenças virais que têm ocorrência comum na estação (gripes e resfriados, por exemplo) as doenças do coração também ocorrem mais no período.

E mesmo com todos os cuidados, não se esqueça de fazer pelo menos um check-up anual do coração!

Conheça o nosso produto Cogumelo, clicando na imagem abaixo.
cuidados com o coração250mg com 60 cápsulas
‘É um grande aliado a saúde devido as propriedades nutricionais e medicinais.Combate ao estresse físico e emocional e estimula o do sistema imunológico, contribuindo para a manutenção da boa saúde. ’’ Farmacêutica Neila Mara.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 1,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments