Quais os sintomas da catarata nos olhos

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

catarataVocê sabia que a catarata nos olhos é considerada a maior causa de cegueira evitável?  De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), este problema ocular atinge quase metade da população com mais de 65 anos, em todo o mundo.  Somente no Brasil, surgem cerca de 120 mil novos casos ao ano! Felizmente, a catarata tem cura e você também pode tomar alguns cuidados para evitá-la.

Muitas pessoas ainda não sabem o que é catarata nos olhos e vamos explicar de forma bem simples. Pense como seu banheiro fica cheio de vapor quando você vai tomar um banho quente. Agora, imagine como fica sua imagem ao tentar visualizar seu reflexo no espelho embaçado e com o ambiente todo esfumaçado. É mais ou menos assim que uma pessoa com catarata observa tudo ao redor.

Entendendo o problema de visão

A catarata nos olhos é caracterizada pela perda lenta e progressiva da transparência do cristalino (lente natural do olho pela focalização da visão para perto e para longe), provocando visão turva. Por isso, pessoas que têm catarata tendem a sentir mais dificuldade em realizar tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Apesar de no início ser assintomática, os sintomas vão aparecendo ao longo do tempo e podem ser sentidos de forma mais ou menos intensa, dependendo do grau de opacidade do cristalino. Os sintomas de catarata são, habitualmente, os seguintes:

  • Visão turva, confusa ou nebulosa;
  • Diminuição da sensibilidade às cores e ao contraste;
  • Visão dupla num olho (diplopia monocular);
  • Aumento da sensibilidade à luz (fotofobia);
  • Mudanças frequentes na prescrição de óculos;
  • Diminuição da visão noturna e dificuldade de dirigir à noite devido ao brilho dos faróis;
  • Dificuldade em fazer as atividades diárias por causa de problemas de visão.

Catarata tem cura?

cirurgia para catarataPara a felicidade de todos a catarata nos olhos tem cura, sim! Mas nada de medicamentos, colírios, exercícios ou óculos. A cirurgia é o único modo de tratamento.

No procedimento curativo, lente natural opaca é removida e substituída por uma lente intra ocular permanente, uma prótese denominada de lente intra-ocular (LIO).

A catarata pode ser causada por medicações, traumas, algumas doenças, cirurgia ocular prévia, radiação e causas desconhecidas, mas a principal causa da doença é o processo natural do envelhecimento,

Por isso, para pacientes a partir da meia idade ou mais velhos, é importante conversar com o oftalmologista e definir quantas vezes é necessário fazer exames oftalmológicos de rotina, para controlar problemas oculares.

Mas, além disso, existem algumas práticas saudáveis que você pode seguir para manter sua visão em forma até a velhice.

  • Proteja seus olhos do sol, use sempre óculos escuros;
  • Evite fumar e controle o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
  • Coma legumes em abundância (couve, espinafre, repolho, nabo, dente de leão, folhas de mostarda, beterraba e abóbora); 
  • Evite a obesidade, mantenha um peso saudável.

A Farmácia Eficácia indica o produto Quercetina! Clique aqui e leia mais no site da Farmácia Eficácia e veja como adquirir o seu produto. Lembrando que os leitores do blog possuem 10% de desconto em sua primeira compra.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments