O problema da obesidade no Brasil

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Apesar da desnutrição ainda ser uma forte realidade no Brasil, o país tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas, número muito maior do que três anos atrás. As causas da obesidade não são exatas e podem ser desde genética e maus hábitos alimentares até disfunções endócrinas.

Mas uma coisa é certa: o obeso tem mais propensão a desenvolver problemas como hipertensão, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, entre outras. Por isso, não se acomode, procure um especialista e cuide bem as sua saúde!

obesidadeO que é Obesidade?

A obesidade é uma enfermidade caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura no corpo que, em muitos casos, traz prejuízos serio a saúde do indivíduo.

As causas da obesidade podem ser variadas, mas quase sempre, esse quadro está atrelado ao consumo abusivo de calorias na alimentação, acompanhado pelo sedentarismo. Ou seja: a obesidade acontece quando a ingestão alimentar é maior que o gasto energético correspondente.

A determinação do quadro clínico da obesidade é obtida através do cálculo simples do Índice de Massa Corporal (IMC):  o peso (em kg) dividido pelo quadrado da altura (em metros). Esse resultado revela se o seu peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado de acordo com a classificação, confira:

  • Menor que 18,5 Abaixo do peso
  • Entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
  • Entre 25 e 29,9 – Sobrepeso (acima do peso desejado)
  • Igual ou acima de 30 – Obesidade.

Tipos de obesidade

  • Obesidade nutricional – ocasionada por causa de uma alimentação desequilibrada, alto consumo de alimentos muito calóricos e falta de alimentos leguminosos.
  • Obesidade comportamental – pessoas que podem até comer pouco, mas que apresentam um gasto calórico ineficiente, sedentárias e com tendência para engordar.
  • Obesidade psicológica – ocorre quando a ingestão excessiva de caloria ocorre para compensar as dificuldades, em situações de ansiedade, depressão, solidão, stress, rejeição, conflito emocional, entre outras.
  • Obesidade genética – atinge cerca de 2 a 4% da população e é caracterizada por distúrbios alimentares ligados ao metabolismo devido à herança genética herdada dos pais.

Obesidade mórbida
A obesidade é classificada como “mórbida” quando o excesso de gordura coloca em risco o bem estar e a vida do paciente resultando em deficiência física significativa ou até morte. O IMC de uma pessoa diagnosticado como obesidade mórbida é maior ou igual a 35.

Obesidade Infantil

A obesidade já é considerada o distúrbio nutricional mais comum na infância. Estima-se que no Brasil a obesidade infantil praticamente dobrou nos últimos 10 anos e atinja cerca de 15% das crianças.

Tratamento de Obesidade

  1. Medicamentos

Solução que contribui de forma modesta e temporária, mas que não deve ser usada como única forma de tratamento. O uso constante pode provocar reações adversas graves e até mesmo dependência. Por isso, o tratamento medicamentoso deve ser acompanhado de perto por especialistas.

  1. Cirurgia bariátrica

É, normalmente, a opção escolhida por pessoas com obesidade mórbida e comorbidades, como diabetes e hipertensão, para controlar o peso e sair da obesidade.

  1. Reeducação Alimentar

Independente do tratamento escolhido para reverter o quadro da obesidade, a reeducação alimentar é fundamental e indispensável. É através dessa mudança de hábito que será possível fazer o balanço entre a ingestão de calorias e o gasto de energia pelo organismo.

A adoção de um estilo de vida mais saudável, com menor ingestão de calorias e aumento das atividades físicas não só provoca redução de peso e reversão da obesidade, como facilita a manutenção do quadro saudável.

———————————————————————————————————————————————————–

Conheça o produto Besomed, clicando na imagem abaixo.

obesidadeBesomed
O Besomed é um medicamento homeopático utilizado como auxiliar no tratamento da obesidade e pode ser usado tanto para adultos como para crianças acima de 02 anos.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments