Dicas para uma boa digestão

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tempo de leitura: 3 minutos

Estômago pesado, gases, arrotos, diarreia e constipação. Esses sintomas podem ser sinais de que seu organismo não está tendo uma boa digestão. Embora os inconvenientes possam ser pequenos e de curta duração, com o tempo eles podem ter efeitos negativos como aumento de bactérias nocivas ou até mesmo doenças intestinais mais graves.

Para manter o processo de digestão funcionando bem, o organismo necessita de nutrientes para trabalhar a todo vapor.  Esses nutrientes são adquiridos através dos alimentos consumidos, que, ao passarem por um processo de digestão adequado, fornecerão vitaminas e minerais essenciais para o corpo.

Quando seu intestino (onde ocorre a digestão) está preguiço, ocorre a chamada digestão lenta e esses nutrientes acabam não sendo fornecidos adequadamente.

Sem dúvida, as principais dicas para garantir o bom desempenho de todas as funções do organismo é essencial ter uma alimentação saudável e equilibrada, aliada à pratica regular de atividades físicas.

Mas existem várias outras dicas e alimentos que você pode consumir para evitar que seu organismo continue com o processo de digestão errado. Confira:

  • Fracione as refeições – comer pequenas quantidades de três em três horas faz com que o metabolismo mantenha-se ativo o dia todo. Um volume grande de alimento consumido em uma só refeição só vai fazer com que o seu organismo fique com a digestão lenta e prejudicada.
  • Evite deitar após as refeições – a posição inclinada pode favorecer a azia e a indigestão.
  • Tome chás após as refeições – o chá verde, boldo, hortelã, erva-doce, camomila e erva-cidreira ajudam a aumentar o fluxo do suco gástrico e auxiliam na digestão.
  • Evite beber durante as refeições – espere pelo menos 30 minutos para ingerir líquidos. Durante a refeição, os líquidos diluem o ácido clorídrico, que provoca uma digestão lenta.
  • Mastigue devagar – a mastigação rápida pode sobrecarregar o estômago e o intestino, onde ocorre a digestão, dificultando a absorção de nutrientes essenciais.
  • Coma alimentos fontes de zinco – cereais integrais, castanhas e frutos do mar.boa digestão
  • Beba muito liquido – água, sucos naturais e água de coco, etc. O ideal é ingerir entre 1,5 a 2 litros por dia, sempre fora do horário das refeições!
  • Evite o excesso de: café, chá-preto, bebidas gaseificadas, bebidas alcoólicas, chocolate, gorduras, pimentão, pepino, condimentados e frituras. Leite e glúten (amido presente nos derivados de trigo) também podem causar problemas digestivos para algumas pessoas.

Além dos maus hábitos alimentares, idade avançada e algumas doenças também podem afetar a produção de enzimas que atuam no processo de digestão. Por isso, a Farmácia Eficácia também indica o uso do Enzyfor da Vitafor, um suplemento alimentar composto por enzimas que agem para aumentar a velocidade das reações químicas que ocorrem durante a digestão.

“Enzyfor Vitafor é um alimento composto por 5 tipos de enzimas digestivas essenciais para o processo de digestão, com zero adição de Lactose, Glúten e Açúcar. Sua ação melhora a absorção de nutrientes, contribui para a desintoxicação do corpo e atuando sobre o sistema imunológico, agindo sobre o equilíbrio hormonal”, explica a farmacêutica Nivia Fernandes.

Fique de olho nas nossas dicas e não descuide da sua saúde!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments