Deficiência de vitamina b12, o que fazer?

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tempo de leitura: 2 minutos

Conhecida como a estrela das vitaminas, a vitamina B12  é essencial para o funcionamento normal do sistema nervoso e para a produção de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. A deficiência de vitamina b12 pode causar alguns problemas de saúde, entre eles a anemia. Por isso, é importante ficar de olho na alimentação!

A anemia por deficiência de vitamina B12 pode ocorrer se o intestino delgado não consegue absorver a vitamina corretamente, devido a cirurgia no estômago ou no intestino delgado, por causa de um crescimento anormal de bactérias no intestino delgado ou mesmo por causa de uma doença intestinal, como a doença de Crohn ou a doença celíaca.

Essa vitamina, pertencente à família do complexo b, é encontrada principalmente em alimentos de origem animal, por isso vegetarianos e veganos têm riscos maiores de deficiência de vitamina B12.

Anemia por deficiência de vitamina B12

Anemia é o nome dado à baixa concentração de hemácias (glóbulos vermelhos) saudáveis no sangue. Em outras palavras, o que causa a anemia é o numero insuficiente de hemácias que possuem quantidade necessária de hemoglobina, elemento responsável por transportar oxigênio dos pulmões para nutrir todas as células do organismo.

Na anemia por deficiência de vitamina B12 o organismo apresenta baixa contagem de hemácias devido a pouca quantidade dessa vitamina no organismo, a chamada anemia perniciosa.

Se você está se perguntando quais os quais sintomas da anemia, saiba que
quem tem anemia por causa de deficiência de vitamina B12 pode não apresentar sintomas ou eles serem brandos. De toda forma, é preciso ficar atentos aos sinais mais típicos: da anemia::

  • Diarreia ou constipação
  • Fadiga e falta de energia ou tontura ao se levantar e fazer esforço
  • Perda de apetite
  • Pele pálida
  • Problemas de concentração
  • Falta de ar, principalmente durante exercícios
  • Língua inchada e vermelha ou sangramento da gengiva

O tratamento da anemia deficiência de vitamina B12 depende, principalmente, da gravidade da doença. Para casos mais leves o tratamento pode envolver uma dieta mais rica em alimentos que são fonte de vitamina B12 (como carne, aves, frutos do mar, produtos lácteos e ovos) e uso de suplementos dessa vitamina no dia a dia.

Em casos em que a deficiência for mais grave, o especialista poderá sugerir, também, injeções com vitamina B12, especialmente se a deficiência da vitamina for grave.

Se você não pode comer (ou por opção não quer comer) produtos de origem animal ou tem uma condição médica que limita o seu corpo em absorve nutrientes, especialistas recomendam tomar um suplemento multivitamínico de vitamina B12 diariamente.

Conheça o produto Metilcobalamina, clicando na imagem abaixo.
deficiência de vitamina b12Forma ativa da B12 1000 mcg – 30 cápsulas
Atenção!
Precisamos da cópia da receita para manipular este produto.
Você pode comprar o produto e então nos enviar a cópia a receita.

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments