Como se livrar das caspas

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sabe aquelas “casquinhas” brancas que surgem na cabeça? As caspas atingem de 2 a 5% da população e, além de provocarem coceira, também podem ser bem embaraçosa, deixando os fios com aspecto de sujos.  Trata-se de uma problemática frequente, raramente grave, mas que pode causar queda nos cabelos e precisa ser tratado. Sem contar que ver seu cabelo coberto de pontos brancos é uma situação muito chata.

O couro cabeludo é formado de pele que renova-se normalmente ao descamar, devido à perda de células mortas e à chegada de células vivas. Por isso, a descamação em pequenas quantidades e fininha é normal, mas, quando a pessoa perde pedaços de pele, trata-se de uma inflamação chamada dermatite seborreica, o nome técnico da caspa.

Na dermatologia, existem dois tipos de caspa. A caspa seca é a mais frequente e evidencia uma descamação fina e branca que se desprende facilmente. Nesse caso, o couro cabeludo fica ressecado, o cabelo perde brilho e se não for tratada, pode desenvolver a caspa oleosa. A caspa oleosa está relacionada com a existência da seborréia. Suas escamas, mais espessas, de maior dimensão e amareladas, se aderem ao couro cabeludo formando placas que podem, inclusive, apresentar inflamação.

O que causa a caspa

Esqueça o mito de que caspa é sinônimo de falta de higiene. As possíveis causas ou fatores agravantes da caspa são:

  • Alimentação incorreta, sobretudo consumo excessivo de gorduras;
  • Distúrbios ou alterações hormonais ou glandulares;
  • Problemas emocionais, como estresse, ansiedade e depressão;
  • Alterações no couro cabeludo, devido a tratamentos no cabelo como tingimentos, alisamentos ou permanentes;
  • Mudanças bruscas de clima, como o clima seco do outono/inverno;
  • Fungo, que vive naturalmente no couro cabeludo, por algum outro fator esse pode proliferar-se passando a induzir a descamação.

Como cuidar

Não há cura definitiva, mas a caspa pode ser controlada e para resolver o problema, a indústria cosmética coloca a nosso dispor, vários produtos nas prateleiras. Mas, a melhor receita para acabar com a caspa é optar por shampoos à base de enxofre, ácido salicílico, piritionato de zinco, cetoconazol, ciclopirox olamina, sulfacetamida sódica, entre outros.

O cetoconazol é um dos mais potentes ativos para combater a caspa, já que sua atividade antifúngica combate a atividade dos fungos causadores da dermatite seborréica, caspa e pitiríase versicolor. E a forma em shampoo é o melhor anti caspa, pois promove o alívio da coceira e descamação normalmente associados a essas infecções. Este medicamento é geralmente bem tolerado e não é absorvido através da pele após aplicação.

——————————————————————————————————-

Conheça o produto Cetoconazol, clicando na imagem abaixo.

caspasCetoconazol
O Shampoo Cetoconazol é um shampoo anticaspa com ação antifúngica, aplicado no tratamento de dermatites e pitiríase versicolor.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments