Como fazer tapioca

Depois de ler, avalie o artigo aqui:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Tapioca é um alimento bastante comum na região nordeste do Brasil. Ela pode ser consumida no café da manhã, almoço, lanches ou com deliciosos recheios para incrementar as sobremesas.

As pessoas que possuem alergia ou intolerância ao glúten, usam e abusam da tapioca, por ser um alimento feito a partir da mandioca. Precisam apenas se restringir nos complementos que utilizarão para incrementar o prato.

Muitos estão aderindo à tapioca no café da manhã. Por equivaler aproximadamente à metade das calorias de um pão de sal inteiro, a ‘panqueca nordestina’ virou uma grande aliada nas dietas de redução de pesos e medidas.

Esta massa branca possui pouco valor nutricional, porém é rico em carboidrato e livre de glúten. Está explicado porque a tapioca é a queridinha para os atletas e as pessoas que estão em dieta para emagrecimento.

O preparo da tapioca é bastante simples. Você precisar dos seguintes ingredientes:

  • 2 xícaras de farinha de tapioca seca
  • 4 xícaras de água

Escolha um recipiente fundo e com tampa. Inicie despejando a farinha de tapioca e em seguida despeje a água misturando bem. Deixe os ingredientes descansando por 8 horas e em seguida retira o excesso de água. Acrescente um pouco de farinha para secar o que está úmido. Quando observar que todo ingrediente está seco, peneire e reserve em um recipiente com tampa. Muitas pessoas não costumam peneirar os ingredientes, mas para evitar que forme bolhas, acho necessário. Armazenado na geladeira dura até 3 dias.

tapioca na frigideira

Com o ingrediente em mãos, basta colocar a farinha numa frigideira com fogo baixo. A dica é espalhar uma pequena porção na frigideira para fazer uma massa bem fina e saborosa. A massa formará uma espécie de panqueca e só precisará acrescentar o recheio de sua preferência.

Agora chegamos na melhor parte, o recheio. Poderá incrementar com recheios doces, salgados ou conforme o seu plano nutricional. Para um almoço, acrescentar ovos mexidos ou se preferir, geleias sem adição de açúcar adoçando a sobremesa.

Para facilitar, pesquisamos algumas ideias deliciosas de recheios para a tapioca.

  • Recheios doces:

Morango e chocolate:
4 morangos pequenos picados, 25 gramas de chocolate amargo derretido.

 Banana com Mel:
Uma banana picada e 2 colheres de sopa de mel.

 

  • Recheios salgados:

Queijo de minas com ervas:
1 fatia média de queijo de minas picada ou ralada + 1 pitada de manjericão seco ou algumas folhas de manjericão fresco.

Peito de Peru com Mussarela:
4 fatias de Peito de Peru, 3 fatias de mussarela de búfala e tomates cereja (a gosto).

Pizzoca de presunto (fonte: Brasil Vexado)
4 colheres de sopa de massa de tapioca
3 colheres de sopa rasas de molho de tomate
2 fatias de mussarela
2 pinças pequenas de presunto
1 pitada de orégano
Modo de preparo:
Prepare a massa de tapioca na frigideira aquecida. Depois de pronta a massa, distribua molho por cima da massa de maneira uniforme. Acrescente a mussarela e o presunto. Salpique orégano. E, por fim, asse ao forno por aproximadamente dois minutos.

Qual recheio você recomenda? Deixe a sua sugestão nos comentários!

Conheça o produto Óleo de Linhaça 500mg, clicando na imagem abaixo.

Óleo de Linhaça 500mgÓleo de Linhaça
Óleo de Linhaça 500mg aumenta a sensação de saciedade quando ingerido após as refeições. Fonte de Ômega 6, Ômega 3 e Ômega 9.

 

comprar

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Nenhum voto até o momento)
Loading...

Sobre Ellen Frazão

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments